A Fotografia como documento arquivístico: da gênese à descrição e difusão, as plataformas em ambientes digitais e os requisitos para a gestão - ALMG - Junho 2013.pdf

May 27, 2017 | Autor: Daniel Flores | Categoria: Fotografia, Documentos Arquivísticos
Share Embed


Descrição do Produto

: o c i t s iví u q r a m o e t s n a e m m r u o c f o a t d a l o p m s . o a o c , ã t a o i s ã f e s a g u f gr a i o d a t r o e a F o p ã A s ç i o t r i c s s i e u d q e à r e s s o e da gên tes digitais e ambien e d 1 2 G M L A ov i t a l s i g e L o d Escola junho de 2013 s e r o l F l e i n a D Prof. Dr.

FSM U / a i g lo o v i u q r A Curso de resbr lo f d / m o .c k o o b e http://fac sm.br f u @ s e r lo lf e i n a d

Evento Apresentação realizada para a Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais - ALMG, em Belo Horizonte, no dia 21 de junho de 2013.

Estrutura ● Documento Arquivístico Digital ● Anatomia do Objeto digital ○ Gestão de Documentos Digitais: GDD, GADD e GEDA ● CTDE do CONARQ ● e-ARQ Brasil ● SIGAD ● Sistemas de GED em análise Grupos CNPq ● Fotografia como Documento Digital Arquivístico ○ O Plano de Classificação ○ Repositórios Digitais: Dspace, Eprints e Fedora ○ OAIS ● Archivematica ○ Descrição Arquivística: Sepiades e ICA-Atom ● SIGADs/Repositórios/Descrição ● Referências

l a t i g i D o c i t s í v i u q r A o t n e Docum Documento Digital: Informação registrada, codificada em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional. (Glossário da CTDE, 2009) Documento Arquivístico: Documento produzido (elaborado ou recebido), no curso de uma atividade prática, como instrumento ou resultado dessa atividade, e retido para ação ou referência. (Glossário da CTDE, 2009)

l a t i g i D o c i t s í v i u q r umento A

Doc

Documento Arquivístico digital Documento digital reconhecido documento arquivístico.

e

tratado

como

Documento produzido (elaborado ou recebido), no curso de uma atividade prática, como instrumento ou resultado dessa atividade, e retido para ação ou referência ... + ... codificado em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional. E deve cumprir com as demais características básicas de um documento arquivístico. LACOMBE, 2012.

l a t i g i D o c i t s í v i u q r umento A

Doc

LACOMBE, 2012.

l a t i g i D o t ia do Obje

Anatom

FERREIRA, 2006, p.25.

: s i a t i g i D s o t en m u c o D e d o ã t Ges A D E G e D D A GDD, G ● Gestão Arquivística de Documentos: Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente. (Lei 8.159 /91); ● GED não é Gestão Arquivística, ficou relacionado à sistema/programa ou tecnologias e não incorporou os referenciais arquivísticos; ● GADD e GEDA.

Q R A N O C CTDE do Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Criação: 1995 Objetivo: Sugerir normas, procedimentos técnicos e instrumentos legais, para a gestão arquivística e a preservação dos documentos digitais das instituições públicas e privadas. Composição multidisciplinar. Representantes especialistas de vários setores do governo e da sociedade civil. Resultados e publicações.

l i s a r B Q e-AR Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos, elaborado pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.

SIGAD O SIGAD é um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador. Um SIGAD pode ser composto por software único ou vários softwares integrados, adquiridos ou encomendados. Entretanto, seu sucesso dependerá da implantação prévia de um programa de Gestão Arquivística de Documentos.

A / D E G M S F U Grupo CNPq e t n e m l a u t a a s i u q s e p m e s a m Siste ● Nuxeo DM ● KnowledgeTree ● Agorum Core ● Alfresco ● Archivista Box ● Maarch ● Owl Intranet

Nuxeo DM Sistema de Gestão Documental open source desenvolvido com a plataforma Nuxeo Enterprise

KnowledgeTree Software de Gestão Documental (DMS) open source capaz de ligar pessoas, ideias e processos -

Agorum Core Sistema de Gestão Documental (DMS) Open Source desenvolvido pela empresa Alemã Agorum Software GmbH. Disponibiliza duas versões: Agorum Core OS e Agorum Core Pro - .

Alfresco Sistema Gerenciador de Documentos que possui três funcionalidades principais: Gestão Documental (DMS), Gestão de Conteúdo Web (CMS) e Colaboração (Share) - .

Archivista Box Sistema de Gestão Documental (DMS) Open Source desenvolvido pela empresa alemã Archivista GmbH e possui integração com um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP)- ;

Maarch Sistema de Gestão Documental (DMS) open source desenvolvido pela empresa francesa Maarch SAS. Conforme seu website caracteriza-se por ser um conjunto de ferramentas e soluções para gestão e arquivamento de documentos - .

Owl Intranet Sistema de Gestão Documental (DMS) que tem como principal aplicação um repositório de documentos multiusuário (knowledgebase). Está voltado para a publicação de arquivos e documentos web em grandes e pequenas empresas, bem como em corporações on-line - .

ArchON Permite gerenciar informações descritivas sobre material arquivístico e difusão via Web. Possibilita que arquivos criem e publiquem facilmente instrumentos de pesquisa arquivísticos. Aceita material digitalizado ou nato digitais .

: s i a t i g i D s Repositório a r o d e F e s t n i r p E , e c a p s D Um repositório digital é aquele onde conteúdos digitais, recursos, estão armazenados e podem ser pesquisados e recuperados para uso posterior. Um repositório suporta mecanismos de importação, exportação, identificação, armazenamento e recuperação de recursos digitais. (Digital Repositories JISC Briefing Paper, 2005)

(1/4)

g r o . e c a p s d . w w w e c a p S D É um sistema de repositório digital, desenvolvido conjuntamente pelas bibliotecas do MIT e pela HewlettPackard (HP). Disponível como um sistema de livre acesso que possa adaptar-se e estender-se à captação, armazenamento, indexação, preservação e redistribuição de documentos em formatos digitais. A comunidade de utilizadores do DSpace gere o código base, dando origem a novas versões do software. Atualmente há mais de 200 instalações de DSpace à nível mundial, a maior parte dando suporte, principalmente, à repositórios institucionais nas universidades, mas também, à repositórios de objetos de aprendizagem, de teses online, assim como sistemas de RBE, Newsletter 3, Repositórios Digitais (2/4) arquivos digitais.

g r o . s t n i r p e . w w w Eprints Criado e ainda sendo desenvolvido pela School of Electronics and Computer Science of University of Southampton, UK. Disponível como software de acesso livre e é descrito como a maneira mais fácil e mais rápida de criar repositórios de acesso livre na investigação da literatura, bases de dados científicas, teses, relatórios e multimídia. Centrado no acesso livre à investigação na literatura. Eprints é a plataforma mais usada para repositórios institucionais, porém apenas alguns sejam significativos no uso de materiais de aprendizagem, arquivos digitais e etc.). RBE, Newsletter 3, Repositórios Digitais

(3/4)

o f n i . a r o d e f . w w w a r o d e F É uma proposta de sistema de repositório, desenvolvido conjuntamente pelas Universidades de Ciências da Informação de Cornell e pela Biblioteca da Universidade da Virgínia. Fedora visa fornecer um software de repositório de livre acesso e serviços relacionados para servir de base para muitos tipos de sistemas de gestão da informação. Provavelmente o sistema com maior flexibilidade arquitetural para suportar tipos diferentes de repositórios e de conteúdos. Fedora é, atualmente, o menos usado dos três sistemas, provavelmente porque é o que exige mais tempo e conhecimento nas fases da instalação, da configuração e de adaptação. (4/4) RBE, Newsletter 3, Repositórios Digitais

Dest

ICA-AtoM ) A I C ( ICA-AtoM é o acrônimo de Access s e u q a

to Memory. O projeto de software ICAAtoM resulta de um esforço de colaboração entre o ICA e alguns parceiros e patrocinadores (a UNESCO, a Escola de Arquivos de Amsterdam, o Banco Mundial, a Direção dos Arquivos da França, o Projeto Alouette Canadá e o Centro de Documentação dos Emirados Árabes Unidos). Destaques: - Total conformidade às normas do ICA; Apoio para outras normas relacionadas, incluindo EAD, EAC, METS, MODS, Dublin Core; Aplicação concebida inteiramente para ambiente web; - Interfaces multilingues; Catálogo multiinstitucional; Interfaces com repositórios digitais. Requer Wamp ou Lamp. (1/3)

De

) A I C ( s e staqu

SEPIADES Software com código aberto, para a descrição de fotografias e que permite a inclusão de metadados; possui funções de descrição multinível (árvore hierárquica), armazenamento de registros em formato XML (eXtensible Markup Language); função de exportação de acordo com o recomendado pelo mapeamento no relatório consultivo, implementação do Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH).

(2/3)

) A I C ( s estaque

D

Archivematica Sistema de preservação digital que visa oferecer um ambiente integrado de ferramentas free e Open Source para capacitar o processamento de objetos digitais de acordo com o modelo funcional ISO-OAIS (14721);



Pacote de Informação de Submissão (SIP) [enviada pelo produtor da informação ao arquivo].



Pacote de Informação de Armazenamento (AIP) [pacote de informação armazenado pelo arquivo].



Pacote de Informação de Disseminação (DIP) [pacote transferido para o usuário em resposta a uma solicitação].

(3/3)

l a t i g i d o c i t s í v i u q r a o i r ó t i Repos Um repositório arquivístico digital é um repositório digital que armazena documentos arquivísticos, seja nas fases corrente e intermediário, seja na fase permanente. Como tal, o repositório deve: ● gerenciar os documentos de acordo com as práticas e normas da área de arquivo, especificamente relacionadas à gestão documental e descrição arquivística multinível; ● resguardar as características do documento arquivístico, em especial a autenticidade e a relação orgânica entre os documentos; ● implementar metadados para o gerenciamento dos documentos arquivísticos que estejam de acordo com as normas e diretrizes da área de arquivo para descrição, organização e manutenção dos documentos arquivísticos.

o ã ç i r c s e D / s o i r ó t

i s o p e R / SIGADs SIGAD Fases: Corrente e Intermediária

Descrição arquivística: SepiaDES, ICA-AtoM, etc.

s o t en a: m u uis r t Ins pesq de ías, s, o Gu álog ios, r t ca entá inv . etc

Repositórios Digitais: DSpace, Fedora, Eprints e ARCHIVEMATICA (OAIS)

to n e m u c o D o m o c a i f a r Fotog o c i t s í v i u q Digital Ar ● Fotografia digital, produzida ou recebida em decorrência das atividades ou funções do órgão ou pessoa; então é documento arquivístico;

● Tem valor de prova; Autêntico e confiável - Diplomática contemporânea; é único; é orgânico - tem relação intrínseca com seu conjunto documental;

● Incorporada ao SIGAD, afinal, é documento arquivístico digital;

● Assim sendo, deve ser classificada imediatamente e o SIGAD deve permitir a navegação pelo Plano de Classificação (requisitos e-ARQ Brasil);

s e õ s u l c Con ● Consideração da fotografia como documento de arquivo e de seu tratamento adequado; ● Inserção pelo SIGAD com Classificação, PCD, etc, e-ARQ Brasil; ● Modelo de requisitos; ● Ferramentas para Gestão, Descrição, Acesso e Repositório; ● Políticas do Software Livre.

) 2 1 ( s a i c Referên ARELLANO, Miguel Angel Mardero. Critérios para a preservação digital da informação científica. 2008. 356 p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação. Disponível em: CCSDS - CONSULTATIVE COMMITEE FOR SPACE DATA SYSTEM. Reference Model for Open Archival Information System (OAIS): recommendation. Washington, 2002. 139 p. Disponível em: . CENADEM. O GED, plataforma e Software Livre. Jornal Mundo da Imagen. No 60, Nov/Dez, 2003, p. 1 – 9. ___. Tecnologias de GED / CENADEM. [on-line] 2005. [Consultado em outubro de 2005] CHARÃO, Andrea Schwertner, FLORES, Daniel, SANTOS, Flaviane Cezar dos. Análise de produtos para gerenciamento eletrônico de documentos. 2002. [On-line] CIA – Conselho Internacional de Arquivos. Documentos de Arquivo Electrónicos: Manual para Arquivistas. Estudo no 16 – Manual para Arquivos Electrónicos, Abril de 2005. Tradução do original: “Electronic Records: A Workbook for Archivists (ICA Study 16)”, disponível online: http://www.ica.org/biblio/ICAEstudo16_PT_4.pdf. CONDE, Maria Luisa. Os Sistemas de Gestão de Documentos e as Novas Tecnologias. 2005. IV Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica. ALA – Associação Latino Americana de Arquivos. 24-28 Out.05. Lisboa. COUTURE, Carol, MARTINEAU, Jocelyne, DUCHARME, Daniel. A formação e a pesquisa em Arquivística no mundo contemporâneo. Trad. Luis Carlos Lopes. Brasília: FINATEC, 1999. 190 p. DODEBEI, Vera. Repositórios institucionais: por uma memória criativa no ciberespaço. In: SAYÃO et al. (Org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: política, memória, livre acesso e preservação. Salvador : EDUFBA, 2010. p. 83-106. FLORES, Daniel. Análise do Programa de Legislação Educacional Integrada – PROLEI : uma abordagem Arquivística na gestão eletrônica de documentos – GED. Santa Maria, 2000. (Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM). ___. Gestão de Documentos Eletrônicos - G.D.E.. JIARQ – Jornal Informativo de Arquivos. Santa Maria-EDUFSM, 1998.

) 2 2 ( s a i c Referên ___. Ged – Gerenciamento Eletrônico de Documentos: uma abordagem enquanto sistema e área de conhecimento arquivístico das ciências da informação, no desempenho das funções arquivísticas e de políticas de software livre. 2002. [on-line]. [Consultado em: outubro de 2003] LIBRO BLANCO. El libro blanco del software libre en España. [en línea]. 2004. [Consulta en: 20 de enero de 2004] ___. El libro blanco del software libre en España. [en línea]. 2005. [Consulta en: 20 de noviembre de 2005] LUZ, André Ricardo. PSL - Ciência da Informação: Projeto de Software Livre em Ciência da Informação. 2005. Arquivística.net, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p.43-52, jul./dez. 2005. PROYECTO GNU – el proyecto GNU e a Fundação para el Software Libre [em línea]. 2003. [Consulta en: 21 de dezembro de 2003] PSL BRASIL. Projeto software libre – Brasil. [en línea]. [Consulta en: 20 de enero de 2004 RLG/NARA.Trustworthy repositories audit & certification. RLG, OCLC, Feb. 2007. Disponível em . RLG/NARA. An audit checklist for the certification of trusted digital repositories: draft for public comment. Mountain View, CA. : RLG, OCLC, 2005. . RLG/OCLC. Trusted digital repositories: attributes and responsibilities. Mountain View, CA. : RLG, OCLC, 2002. Disponível em THOMAZ, Katia. Repositórios digitais confiáveis e certificação. Arquivistica,net, v.3. n.1, p.80-89, jan,/jun. 2007. Disponível em . TRAMULLAS, Jesús. Herramientas de software libre para la gestión de contenidos [en linea]. “Hipertext.net”, núm. 3, 2005. [Consulta: 15 jan. 2005]. VENKADESAN, S. Digital preservation of electronic resources. Jan. 2010. Disponível em http://www.pdfchaser.com/DIGITALPRESERVATION-OF-ELECTRONIC-RESOURCES.html>.

, o d a g i r b O . . . s o t n e m a n o i t s e qu

ores l F l e i n a D . r D Prof. /UFSM

ologia Curso de Arquiv dfloresbr / m o .c k o o b e c fa http:// m.br danielflores@ufs

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.