A geopolítica da Amazônia e o Tratado de Cooperação Amazônica. In: SILVA, Fernando F. (Org.) A Proteção da Sociobiodiversidade da Amazônia e o Tratado de Cooperação Amazônica / Protection of Amazon Sociobiodiversity and the Treaty of Amazon Cooperation (Book chapter, 2015)

Share Embed


Descrição do Produto

A proteção da

T

udo o que sabemos sobre a região amazônica é que ela é imensa, desafiadora e repleta de oportunidades ainda não exploradas; é a maior floresta tropical do mundo, abrangendo oito países, atraindo cada vez mais atenção e com crescentes preocupações em razão dos efeitos negativos do desflorestamento, da proteção da biodiversidade e da preservação da diversidade cultural; porém, com peculiaridades, características próprias e potencial de desenvolvimento, a região exige uma abordagem não tradicional e concertada; assim, é importante prestar mais atenção a esse bioma único e usar o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos para promover o desenvolvimento socioeconômico e fomentar as discussões sobre o futuro da região. Nesse sentido, esta publicação é altamente relevante e oportuna, uma vez que coincide com a política da Secretaria Permanente da OTCA de dar mais visibilidade à entidade, envolvendo outros segmentos da sociedade nos debates sobre a Amazônia, e promover o Tratado de Cooperação Amazônica como ferramenta valiosa para a cooperação Sul-Sul na região.” Embaixador Robby Ramlakhan Secretário-geral Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

CAPA_AMAZONIA.indd 1

Andrea Jauquim da Silva

Marcelo Vanzella Sartori

Claudia Ligia Miola Lima

Maria Luiza Machado Granziera

Edson Ricardo Saleme

Maybi Mota

Fernando Fernandes da Silva

Norma Sueli Padilha

Gilberto M. A. Rodrigues

Vasco Pereira da Silva

Marcelo Lamy

Vladimir Garcia Magalhães

A proteção da sociobiodiversidade da Amazônia e o Tratado de Cooperação Amazônica



sociobiodiversidade da Amazônia

e o Tratado de Cooperação Amazônica: análises e reflexões

Fernando Fernandes da Silva (org.)

A

Terra das Amazonas surgiu para os ocidentais no século XVI, envolta em mistérios: a implacável floresta, o calor e o grande rio que parecia um mar de água doce. As guerreiras mitológicas não viviam ali, mas muitos povos atravessavam com maestria suas imensidões, das bordas orientais aos contrafortes dos Andes. Portugueses e espanhóis levaram fortalezas e militares; a ambição atraiu aventureiros em busca das riquezas de um prometido Eldorado. A combinação entre cobiça, disputas territoriais e ocupação militar marcou os séculos que nos separam dos primeiros exploradores. A celebração do Tratado de Cooperação Amazônica, de 1978, e de sua posterior Organização pareceu anunciar uma mudança nesse quadro. Eram tempos da ditadura civil-militar no Brasil – com seus projetos de desenvolvimento amazônico – e das primeiras movimentações internacionais de proteção ao meio ambiente. Desde então, os regimes políticos na região se alteraram, as questões ambientais foram impulsionadas, os interesses geopolíticos foram renovados. Este livro apresenta um panorama desse desafio relacionado à Amazônia, instigando a pensar, questionar e a não se acomodar. Thiago Rodrigues Instituto de Estudos Estratégicos (Inest) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

25/05/15 10:12

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.