A historia do futebol

September 1, 2017 | Autor: S. Ciências da Saúde | Categoria: Education, Teacher Education
Share Embed


Descrição do Produto















Gonçalo Martins Nº8 turma DGonçalo Martins Nº8 turma DProfessor: Pedro FranciscoProfessor: Pedro Francisco
Gonçalo Martins Nº8 turma D
Gonçalo Martins Nº8 turma D
Professor: Pedro Francisco
Professor: Pedro Francisco
Índice

História do Futebol 3
Na China Antiga 3
No Japão Antigo 3
Na Grécia e Roma 3
Na Idade Média 4
O futebol chega à Inglaterra 4
FIFA 6
Regras do jogo 7
Campo e Bola 7
Campo de futebol: 7
Área de grande penalidade 8
Balizas 8
Bola 8
Equipas 9
Formar as Equipas 9
Equipamento 9
Árbitro 10
Árbitro 10
Os árbitros assistentes 10
Jogo 11
Duração da partida 11
O início e o reinício do jogo 11
Faltas e conduta irregular 11
Pontapé livre directo 11
Penalti 11
Pontapé livre indirecto 12
Sanções disciplinares 12





História do Futebol

Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de desporto desde os tempos antigos.

Na China Antiga
Na Antiga China, por volta de 3000 a.c., os militares chineses praticavam um treino militar. Após as guerras, formavam equipas para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. e o objectivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.

No Japão Antigo
No Antigo Japão, foi criado um desporto muito parecido com o futebol actual, mas chama-se Kemari. o kemari praticava-se num campo por volta de 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contacto físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipa). encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipas chinesas e japonesas na antiguidade.

Na Grécia e Roma
Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.c que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipas com nove jogadores cada equipa e jogavam num terreno rectangular., os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. Os campos onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipas eram formadas por quinze jogadores.

Na Idade Média
Há relatos de um desporto muito parecido com o futebol, mas usava-se muito a violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade media por militares que dividiam-se em duas equipas:. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos.
Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipa deveriam levar a bola até os dois postes. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval.
O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão os praticantes.


O futebol chega à Inglaterra
Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII.
Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objectivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se regras para o futebol. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.
O profissionalismo no futebol foi iniciado em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objectivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário.

No ano de 1897, uma equipa de futebol inglesa fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.
Em 1888, foi fundada a Football League com o objectivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.



FIFA
No ano de 1904, foi criada a FIFA (Fédération Internationale de Football Association) que organiza o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de selecções (FIFA World cup) de quatro em quatro anos.
Os Campeões do campeonato do mundo são:
Brasil (5) 1958,1962,1970,1994,2002;
Itália (4) 1934,1938,1982,2006;
Alemanha (3) 1954,1974,1990;
Uruguai (2) 1930,1950;
Argentina (2) 1978,1986;
Inglaterra (1) 1966;
França (1) 1998;
Espanha (1) 2010.



Regras do jogo

Campo e Bola

Campo de futebol:

O campo de jogo é rectangular, deve ser maior que o comprimento da linha de baliza. O terreno deve ser marcado por linhas. Estas linhas fazem parte integrante das áreas que delimitam. As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de baliza. O terreno de jogo será dividido em dois meios campos por uma linha de meio campo que unirá os pontos médios das linhas laterais. Ao meio desta linha está um ponto que define o centro do campo. Este ponto é o centro do campo e tem um círculo com raio de 9,15 metros.
Comprimento: entre 90 e 120 metros
Largura: entre 45 e 90 metros
Todas as linhas deverão ter uma espessura de 12cm.
A bandeirola de canto deve ter no máximo 1,50 cm de altura e não ser pontiaguda.

Área de grande penalidade
São traçadas duas linhas perpendiculares à linha de baliza, a 16,5m do interior de cada poste da baliza. Essas duas linhas prolongam-se para dentro do terreno de jogo numa distancia de 16.5m e são unidas por uma linha paralela a linha da baliza. A área delimitada por estas linhas é a área de grande penalidade. Em cada área de grande penalidade, será marcado, uma marca a 11 metros de distância do ponto médio entre os postes. No exterior de cada área de grande penalidade traça-se, um semicírculo de raio 9,15 metros.

Balizas
As balizas estão ao centro de cada linha de baliza. A distância entre os postes é de 7,32 metros e a distância do solo ao travessão é de 2,44 metros. Os postes e o travessão são da mesma espessura, com o máximo de 12 centímetros. As linhas de baliza terão as mesmas dimensões do poste e travessão. As redes das balizas devem estar fixadas e não conter qualquer tipo de buraco, para além dos buracos normais das redes, desde que estejam presas de forma conveniente e não atrapalhem o guarda-redes.

Bola
A bola de jogo deve:
Ser esférica;
Ser de couro ou outro material adequado;
Com uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm;
Com peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g, no começo da partida;
Com pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosfera (600 – 1100 g/cm²) ao nível do mar.


Equipas

Formar as Equipas
A partida será jogada por duas equipas com 11 jogadores de cada lado e no mínimo 7.
Em competições oficiais organizadas pela FIFA, o máximo de substituições num jogo é de três jogadores. O regulamento da competição deve precisar o número de suplentes - entre três no mínimo e sete no máximo
A substituição de jogadores só ocorre com a autorização do árbitro, e deve ocorrer fora do terreno de jogo, junto à linha do meio campo.
.0. O jogador substituído não pode voltar a jogar mais no jogo.
Nota: Todos os suplentes estão sujeitos à autoridade e decisão do árbitro, quer sejam ou não chamados a jogar.

Equipamento

Os jogadores não podem utilizar nenhum objecto que seja perigoso para eles ou para os outros jogadores (incluindo qualquer tipo de jóias). O uniforme completo consiste em:
Camisa de mangas curtas ou compridas
Calções
Meias Compridas
Caneleiras (material adequado)
Chuteiras
A(s) cor(es) das camisas das duas equipas devem ser diferentes, para não confundir o público nem a arbitragem. Cada guarda-redes deve usar um equipamento de cores que o distinga dos jogadores, do árbitro e dos árbitros assistentes.
Nota: a cor do equipamento do quarteto de arbitragem deve ser diferente das cores das camisas de ambas as equipas.

Árbitro

Árbitro
Cada partida será controlada por um árbitro, que terá a autoridade total para cumprir as regras de jogo na partida para a qual tenha sido designado.
O árbitro controlará a partida em cooperação com os árbitros assistentes. Interromperá, suspenderá ou finalizará a partida quando julgar oportuno, no caso de que se cometam infracções às regras de jogo.
As decisões do árbitro sobre factos em relação com o jogo são definitivas. O árbitro poderá mudar sua decisão unicamente se perceber que sua decisão é incorrecta ou, se o julgar necessário conforme indicação de outro membro do quarteto de arbitragem, sempre que ainda não tenha reiniciado a partida.

Os árbitros assistentes
Serão designados dois árbitros assistentes, sempre submetido à decisão do árbitro o dever de indicar:
Quando a bola sai completamente do campo de jogo
A que equipa pertence o lançamento lateral ou se é pontapé de baliza ou de canto
Quando um jogador se encontra fora-de-jogo
Quando for solicitada uma substituição
Quando ocorrer uma infracção ou um incidente fora do campo visual do árbitro
Quando forem cometidas infracções em que os árbitros assistentes estejam mais perto da acção que o arbitro (isso inclui em certas circunstâncias, infracções cometidas dentro da grande área)
Nas penalidades, se o guarda-redes adiantar-se além da linha de baliza antes de a bola ser chutada ou se a bola ultrapassou a linha de baliza.
Jogo

Duração da partida
A partida deve durar 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de no máximo 15 minutos.
O início e o reinício do jogo
Para começar será lançada uma moeda e a equipa que ganhar começará dando uma direcção ao jogo. Se caso acontecer alguma falta ou infracção o arbitro deixará cair a bola no lugar onde em que se encontrava quando foi interrompida a partida.
Faltas e conduta irregular
Caso seja marcada a falta, as opções do árbitro são as seguintes:

Pontapé livre directo
Quando um jogador fizer um "carrinho", ou aplicar um empurrão, um soco, um pontapé ou qualquer outro tipo de agressão, se o árbitro achar que o jogador teve a intenção de maltratar o adversário.

Penalti
Será marcado toda vez que a falta ocorrer dentro da grande área.
Pontapé livre indirecto
É marcado sempre que um jogador assume uma conduta anti-desportiva, como impedir o progresso do adversário, segurar a bola com as mãos por mais de seis segundos (no caso do Guarda-redes), tocar com a mão fora da área, entre outros.

Sanções disciplinares
Um jogador será punido com cartão amarelo. se agredir um jogador da equipa adversária, discutir com algum membro da outra equipa ou com o árbitro. Se o jogador levar dois cartões amarelos no jogo, automaticamente levará um vermelho e será expulso do jogo, mas se o árbitro achar necessário, poderá aplicar um cartão vermelho antes de ter aplicado um cartão amarelo.
13



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.