A influência do Mosaico Carioca de Áreas Protegidas em atividades turísticas

Share Embed


Descrição do Produto

A influência do Mosaico Carioca de Áreas Protegidas em atividades turísticas

Hugo Quintanilha Silva Santos Joana da Silva Castro Santos Tamara da Silva Henrique

INTRODUÇÃO: O mosaico é a gestão integrada e participativa de um conjunto de Unidades de Conservação (UC), que estejam próximas, sobrepostas ou justapostas. Este instrumento de gestão integrada tem a finalidade de ampliar as ações de conservação para além dos limites das UC, compatibilizando a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional (art. 26; SNUC). O mosaico é reconhecido por meio de ato do Ministério do Meio Ambiente, que institui um conselho consultivo para promover a integração entre as Unidades de Conservação que o compõem. A Portaria nº 482, de 14 de dezembro de 2010, institui os procedimentos necessários para o reconhecimento dos mosaicos, que atualmente são um total de 14 reconhecidos oficialmente (ICMBio). O Mosaico Carioca de Áreas Protegidas é um canal aberto de comunicação entre a sociedade civil e as Áreas Protegidas situadas na zona metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Este Mosaico integra um programa incentivado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com base jurídica no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), no qual tem como objetivo a integração de ações entre as Áreas Protegidas envolvidas e é reconhecido pela Portaria nº 245 de 11 de julho de 2011 (FOLHA DO MOSAICO CARIOCA, 2014).

Fonte: http://mosaico-carioca.blogspot.com.br/ As Unidades de Conservação que fazem parte deste Mosaico são: Parque Nacional da Tijuca e Monumento Natural das Ilhas Cagarras – sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Parque Estadual da Pedra Branca, Área de Proteção Ambiental de Gericinó/Mendanha, Área de Proteção Ambiental de Sepetiba II, Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba – sob a gestão do Instituto Estadual do Ambiente da Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (INEA/SEA); Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Parque Natural Municipal Chico Mendes, Parque Natural Municipal da Catacumba, Parque Natural Municipal da Cidade, Parque Natural Municipal da Freguesia, Parque Natural Municipal da Prainha, Parque Natural Municipal da Serra da Capoeira Grande, Parque Natural Municipal de Grumari, Parque Natural Municipal de Marapendi, Parque Natural Municipal do Mendanha, Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos Arquiteto Sérgio Bernardes, Parque Natural Municipal Fonte da Saudade, Parque Natural Municipal José Guilherme Merquior, Parque Natural Municipal Darke de Matos, Área de Proteção Ambiental dos Morros da Babilônia e São João, Área de Proteção Ambiental dos Morros do Leme e Urubu e Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca – sob a gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro (SMAC). O turismo se insere no Mosaico Carioca através das atividades de ecoturismo realizadas nas UC, além dos projetos voluntários que promovem a visitação em trilhas e atividades de manutenção das mesmas. Como exemplo, há o mutirão na Trilha Transcarioca, que vem sendo implantada desde fevereiro de 2014 através de iniciativa

do Mosaico. O mutirão tem como

objetivo realizar a colocação de tabuletas,

adensamento de pegadas e poda simples em trechos que compõem o traçado da Trilha de Longo Curso, além de atividades que possam reestruturar, de maneira sustentável, o uso público nos Paques. O traçado inicial desta Trilha foi elaborado por um grupo de trabalho constituído pelos gestores das unidades de conservação e técnicos do ICMBio, INEA e SMAC, bem como por voluntários conhecedores da malha de caminhos das unidades abrangidas, com base no percurso descrito por CUNHA e MENEZES (2000). O planejamento iniciou-se pelo diagnóstico dos atrativos e trilhas existentes nas Unidades de Conservação e seu entorno imediato, com base nas cartas topográficas do Instituto Pereira Passos de planejamento urbano (IPP, 1999) e nos bancos de dados das unidades. O traçado foi então proposto de maneira a permitir a passagem pelos principais atrativos ecoturísticos da cidade, aproveitando as trilhas preexistentes. A Trilha Transcarioca integra seis unidades de conservação de proteção integral, sendo elas: 

Parque Natural Municipal de Grumari;



Parque Estadual da Pedra Branca;



Parque Nacional da Tijuca;



Parque Natural Municipal da Catacumba;



Parque Natural Municipal da Paisagem Carioca;



Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca

A trilha permite também o acesso a áreas protegidas como o Sítio Burle Max, Parque Natural Municipal da Cidade e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em um segundo momento, a trilha deverá também abranger a Restinga da Marambaia e o Morro Cara de Cão. Recentemente, a trilha foi apresentada em dois encontros científicos: o IX Fórum de Planejamento Turístico da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e o III Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade, no qual recebeu menção honrosa. Sua implantação continuará sendo feita em etapas seguindo cronograma e padrão uniformizados decididos em comum acordo por todas as partes envolvidas, no contexto do Mosaico Carioca, tendo a previsão

de

conclusão

para

as

Olimpíadas

carioca.blogspot.com.br/p/trilha-transcarioca.html).

de

2016.

(http://mosaico-

Problema de Pesquisa: A problemática desse resumo expandido tem como objetivo entender, com base na atividade turística, quais os desafios que necessitam ser superados pelo Mosaico Carioca para motivar à sociedade a realização de um turismo consciente nas Unidades de Conservação. Busca-se também otimizar o acesso entre as UCs, fiscalizar o plano de manejos de cada espaço e promover o acesso à pesquisa científica nas demais Áreas de Proteção Integral.

Justificativa: A proposta de trabalho se justifica na compreensão que através das ações em parceria com os órgãos consultivos e com a sociedade civil, o Mosaico Carioca poderá através de projetos como exemplo a Trilha Transcarioca, dar ênfase ao ecoturismo e a participação da sociedade em mutirões e atividades que conscientizem cada um da importância da sua participação e do envolvimento como parte integrante da câmara de ideias para a criação do plano de manejos. Dessa forma, será viável que se estendam ideias que promovam uma maior junção do ser humano juntos aos espaços naturais, como programas de educação ambiental e de pesquisas científicas por parte das Universidades.

Objetivo: Busca-se através da pesquisa, orientar a sociedade civil sobre os projetos do Mosaico Carioca e da Trilha Transcarioca. Através da divulgação, espera-se motivar a população local sobre a necessidade de sua participação no manejo e na tomada de decisões quanto à elaboração de estratégias para a conservação dos Parques. Almeja-se também promover ações de conscientização ambiental na sociedade, e incentivar a atividade turística dentro desses espaços.

Metodologia:

Os métodos utilizados para a realização dessa pesquisa foram materias bibliográficos, sites (blogs e páginas virtuais) e participação em reuniões de grupos de pesquisas no âmbito socioambiental.

Resultados: Ao longo do projeto da Trilha Transcarioca, foram manejados em média 100 km da trilha por meio de sinalizações que indicam qual o percurso a ser trilhado pelo turista. Tais sinalizações foram logomarcas criadas pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente), na qual se utilizaram de modelos de outros continentes para reestruturar a trilha.

Fonte: http://mosaico-carioca.blogspot.com.br/p/trilha-transcarioca.html. Logomarca da Trilha Transcarioca e sinalização por roteiros turísticos.

O projeto tem como finalidade dar continuidade aos planos de ação criados para o manejo dos Parques. As ações para o manuseio dos espaços consistem em podas, sinalizações interpretativas e educativas, elaboração de mapas e criação de uma infraestrutura que assista os turistas em suas necessidades.

Colaboradores do Projeto:

Fonte: http://mosaico-carioca.blogspot.com.br/p/trilha-transcarioca.html

Referências Bibliográficas: - MOSAICOS E CORREDORES ECOLÓGICOS. Disponível em . Acesso em 12 de setembro de 2014, 13:08. - MUTIRÃO TRILHA TRANSCARIOCA. Disponível em http://mosaicocarioca.blogspot.com.br/p/trilha-transcarioca.html. Acesso em 12 de setembro de 2014, 13:42. - REVISTA FOLHA DO MOSAICO CARIOCA. Revista Folha do Mosaico Carioca Ano I, número 1, Julho a Setembro de 2014. Disponível em < http://mosaicocarioca.blogspot.com.br/p/revista-folha-do-mosaico-carioca.html>. Acesso em 12 de setembro de 2014, 15:04.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.