A intensidade estética na obra de Guillermo Kuitca:Experiência do olhar

June 8, 2017 | Autor: Jociele Lampert | Categoria: Painting
Share Embed


Descrição do Produto

A intensidade estética na obra de Guillermo Kuitca:Experiência do olhar

Profa. Dra. Jociele Lampert (Fulbright 2013 - TC/Columbia University/NY/USA) UDESC - GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS Grupo de Pesquisa Entre Paisagens (CNPq) Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC/DAV/PPGAV) www.culturavisual.org

- O lugar do artista professor - Diários como pesquisa poética/plástica (The Drawing Center em New York/USA,2012) "O que me parece ser inevitável nessas pinturas é o sentido de nosso próprio isolamento diante das expressões do mundo produzidas pelos outros. Nos espaços vazios, marmóreos e burocraticamente plásticos produzidos por Kuitca, palcos ausentes de presenças e repletos de sugestões dos objetos que o habitam, podemos entrever um sentimento da solidão do homem perante o mundo que só é exacerbado pelo meio da pintura e suas marcas. (Hannud, 2014:20)."

Guillermo Kuitca A intensidade estética constituída por Kuitca, em suas obras, são apresentadas na produção de espaços de solidão, ausências, sugestão de rastros, vestígios, presença de memórias, onde são elaboradas em uma arquitetura ou mapa que evidencia um distanciamento.

Guillermo Kuitca Vidas paralelas

Guillermo Kuitca Antiedipo, 1989

Guillermo Kuitca Sin título, 1992

Guillermo Kuitca Sin titulo (+ another; 2 works), 1989

No caso do artista, a obra presentifica o acontecimento, ou pressupõe filosofias que não existem de fato e sim, são fantasmagóricas ou alegóricas.

O belo nas obras de Kuitca, não são os traços perfeitos, embora Kuitca tenha pleno domínio da fatura pictórica, suas obras chamam atenção pela pincelada cubista, pelo recorte de planos na composição, pelos tons sombrios ou atmosferas plasmadas e veladas. A pintura situa-se no âmbito do contemporâneo, do ato de ver como reflexão para um pensamento, e convida o espectador a adentrar na pintura e inserir-se na cena teatral instaurada pelo artista. Essa é a potência estética presente nas obras de Kuitca.

El mar dulce 1984 Acrílica sobre tela 195x347cm

A obra situada neste artigo, El Mar Dulce, apresenta ao espectador possíveis leituras em cenas dispares. Em tons taciturnos e sombrios, as cenas sugerem vínculos, no entanto, não diretamente (cinema).

.

A cor e a composição contemporânea instaurada pelo artista, apresenta uma obra singular no contexto pictórico, embora podemos encontrar semelhanças com os planos de corte de Velásquez.

A experiência compreende uma interpretação completa dos acontecimentos que circundam o Eu e o mundo (Dewey, 2010)

Diego Velázquez. The Fable of Arachne (Las Hilanderas). c. 1644-48. Oil on canvas. Museo del Prado, Madrid, Spain.

"A cama, plataforma central onde Kuitca se apoia para desenvolver suas imagens, também vem assumindo ao longo das últimas três décadas significados múltiplos (...) cama de prazeres sexuais ou, quem sabe, horrores (...) nos apartam da possibilidade de descanso (...) constituem um espaço isolado de sono e perda (...) que nos coloca cada vez mais em contato com nós mesmos e nossos fantasmas. (Hannud, 20014: 18).”

Referências bibliográficas.   Deleuze, Gilles & Guattari, Felix. O que é a Filosofia? : Rio de Janeiro, Editora 34, 1993. Berger, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. Dewey, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. Foucault, Michel. A arqueologia do saber. Petrópolis Lisboa, Vozes Centro do Livro Brasileiro, 1972. Hannud, Giancarlo. Filosofia para princesas. In Guillermo Kuitca: Filosofia para princesas/Curadoria Giancarlo Hannud; textos Giancarlo Hannud...[et al]. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2014. Kuitca, Guillermo (1984) El mar Dulce [o mar doce], exposta na Pinacoteca do Estado de São Paulo – 17/06/2014 a 02/11/2014. [consult. 2014-09-11] Fotografia. Fonte dos autores.

A intensidade estética na obra de Guillermo Kuitca:Experiência do olhar

Profa. Dra. Jociele Lampert (Fulbright 2013 - TC/Columbia University/NY/USA) UDESC - GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS Grupo de Pesquisa Entre Paisagens (CNPq) Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC/DAV/PPGAV) www.culturavisual.org

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.