A Interação Social

September 21, 2017 | Autor: Bruno Pires | Categoria: Sociology, Microsociology, Interacionismo
Share Embed


Descrição do Produto

1. O que é a Interação Social e como é que a Sociologia a compreende. 2. Quais são os mecanismos de Interação Social que nos mostram curiosidade 3. Os processos de Interação Social existem?

1. O que é a Interação Social e como é que a Sociologia a compreende. Podemos definir a Interação Social, segundo Anthony Giddens, como sendo qualquer tipo de encontro entre indivíduos. Por outras palavras, é o processo pelo qual os sujeitos comunicam, gesticulam e interagem entre si. Este processo pode ser posto em prática de uma forma formal ou informal, onde a primeira é caracterizada pelas regras impostas durante o decorrer da interação (como numa reunião de Estado), e a segunda, a partir da desnecessidade da utilização dessa formalidade (como num jantar entre amigos). A Interação pode ser classificada em dois tipos: A Interação Focalizada e a Interação Desfocalizada. A Interação Focalizada, tal como o próprio nome indica, é quando o indivíduo focaliza a sua atenção na interação que está a ter com outrem. Já a Interação Desfocalizada, representa o oposto da anterior, onde apesar de o indivíduo se encontrar a interagir com outro(s), ele se encontra focalizado numa outra coisa, que não nessa mesma interação. Desta forma, podemos caracterizar uma Interação Social a partir da sua Formalidade e da sua Focalização. Pois uma Interação pode ser Formal e Desfocalizada ou então também poderá vir a ser Informal e Focalizada. Tudo isto depende e varia sempre das situações vinculadas a uma determinada Interação. Porém, podemos também classificar o próprio modo de como os indivíduos tendem em estabelecer contacto, através de uma Comunicação Verbal e de uma Comunicação Não-verbal: Enquanto a primeira é estabelecida através da fala, a segunda pode variar através das expressões faciais, da gesticulação corporal, das expressões emotivas que damos a transmitir para o exterior, por escrita, e claro, através de desenhos. O estudo desta temática prova ser um dos mais importantes para a Sociologia. Pois apesar de parecer, à primeira vista, um estudo de foro microssociológico, a Interação Social também acaba por ser importante, para a compreensão de factos sociológicos mais amplos (ou macrossociológicos). E como um bom sociólogo entenderá: Um estudo

sociológico não se deve cingir unicamente a um destes dois ramos sociológicos, mas sim à conversão de ambos. Daí a Sociologia caracterizar a Interação Social como imprescindível para muitos dos seus estudos, nos mais variados ramos em que esta se subdivide. Um exemplo da afirmação anterior poderá ser o estudo do impacto das redes sociais, no aumento da Globalização. Pois pequenas interações entre indivíduos de culturas distintas, num espaço cibernético, levam a crer aos sociólogos que “o mundo se encontra cada vez mais pequeno”. Este estudo, apesar de ser macrossociológico, também apela à necessidade da inserção ao estudo da Interação Social, entre indivíduos de todos os cantos do mundo, e que utilizem as famosas redes sociais, de modo a puder verificar o impacto que esses contactos criam nos dois ou mais sujeitos.

2. Quais são os mecanismos de Interação Social que nos mostram curiosidade Depois do final do capítulo anterior, faz sentido enumerarmos os três mecanismos de Interação Social que suscitam, aos cientistas sociais, curiosidade para o seu estudo. São elas:  As nossas rotinas são moldadas através das interações que criamos com

outros indivíduos. É fácil inferir que, através do contacto repetitivo que temos com as mesmas pessoas diariamente, que estas influenciem a criação da nossa própria rotina. Este facto, quando conjugado com rotinas, de outros indivíduos, conduz ao estudo do quotidiano de uma sociedade.

 O estudo da vida quotidiana revela a forma de como as pessoas interagem

entre si, e a partir disso, a forma como estas constroem a realidade. Por outras palavras, ao interagirem entre si, os indivíduos criam as suas normas e os seus valores, de modo a dar origem a uma visão da realidade, ou seja, à sua cultura.

 Estudar a interação social na vida quotidiana ajuda no progresso de estudos

de maior amplitude. Como já foi dito anteriormente neste trabalho, ao estarmos a dedicar o nosso estudo à Interação Social, estamos também a adquirir conhecimentos para estudos a níveis mais “macro”. São portanto através destes três aspetos, que a Sociologia acolhe a Interação Social e todas as suas teorias, de braços abertos. Pois para além interessantes, também ajudam na compreensão de muitos campos do estudo sociológico, tanto a nível “macro”, como “micro”.

3. Os Processos de Interação Social existem? Grande parte dos estudos sociológicos afirmam que sim. Os Processos de Interação Social são os fatores que nos levam a explicar o modo de como os indivíduos ou grupos interagem entre si. Alguns deles poderão ser a Cooperação, a Competição, o Conflito e a Acomodação. Todos nós já discutimos por motivos de Conflito com uma ou várias pessoas. Todos nós já cooperamos com mais indivíduos para alcançar um determinado objetivo. E todos nós já Competimos por alguma coisa, com alguém. É evidente que com isto, pretendo afirmar, que todas as nossas interações têm uma finalidade. Essa finalidade é o que nos faz desencadear um processo distinto de Interação, com outrem, dependendo sempre do contexto. Posteriormente, esses mesmos processos farão com que apreendamos algo com a Interação Social que eles proporcionam, e consequentemente criando uma noção de realidade. Assim conclui-se que os Processos que levam a uma Interação Social existem, pois são eles a razão que nos levam a interagir com outras pessoas.

Bibliografia:

Giddens, A (2013). Sociologia (9ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian Peixoto, P, Carvalho, A, Raposo,R, Graça, J, Marques, R, Ferreira, J (2013). Sociologia. Escolar Editora In Slideshare. Processo De InteraçãO Social. Consultado: 30/12/2014. Disponível: http://pt.slideshare.net/rluz/processo-de-interao-social

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.