A MEMÓRIA DA DITADURA STROESSNER: SETORES POPULARES E DIREITOS HUMANOS NO PARAGUAI.

June 1, 2017 | Autor: Paulo Pereira | Categoria: Latin American Studies, Paraguay, Paraguayan History, Stronismo
Share Embed


Descrição do Produto

II Encontro de Iniciação Científica da UNILA A MEMÓRIA DA DITADURA STROESSNER: SETORES POPULARES E DIREITOS HUMANOS NO PARAGUAI. Aluno: Paulo Alves Pereira Júnior ([email protected]) Orientador: Dr. Paulo Renato da Silva ([email protected])

INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Introdução Referências bibliográficas Os estudos acadêmicos sobre os regimes militares e, principalmente, sobre as resistências a estes governos se concentram em grupos “intelectualizados” da sociedade (estudantes universitários, intelectuais, artistas, entre outros) ou priorizam como sujeito histórico o proletariado, ou seja, enfatizam o processo produtivo-industrial como o elemento central da constituição dos sujeitos. Dessa maneira, como explicar o caso de um país altamente agrário como o Paraguai? Assim, o conceito de proletariado se manifesta insuficiente, pois não consegue explicar as ações de parcelas expressivas da população. Através desse viés, trabalhamos com o conceito de setores populares, como o concebem Luis Alberto Romero e Leandro Gutiérrez (2007). Para os autores, cabe pensar a constituição dos trabalhadores para além do processo produtivo e se voltar para sujeitos e grupos que não necessariamente estejam inseridos no processo produtivo tradicional, como as mulheres, os idosos e os camponeses, dentre outros. Dessa forma, a presente pesquisa analisou a forma como os setores populares são representados na historiografia e em dois tomos (III e V) do Informe Final da Comissão de Verdade e Justiça (CVJ) do Paraguai, diante das violações aos direitos humanos ocorridas no país durante a ditadura do general Alfredo Stroessner (1954-1989)

CHIAVENATO, Julio José. Stroessner: retrato de uma ditadura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1980. COMISIÓN DE VERDAD Y JUSTICIA. “Informe final: Las violaciones de derechos de algunos grupos en situación de vulnerabilidad y riesgo”; “Informe final: Las Secuelas de las Violaciones de Derechos Humanos La Experiencia de las Víctimas”. 2008. Disponível em: (http://www.cipae.org.py/V2/biblioteca). Acesso em: 01 jul. 2013. FARINA, Bernardo Neri; PAZ, Alfredo Boccia. El Paraguay bajo el stronismo (1954-1989). Colección: La gran historia del Paraguay, nº 13. Asunción: El Lector, 2010. NICKSON, Andrew. “El Régimen de Stroessner (1954-1989)”. In: Ignacio Telesca (org.). Historia del Paraguay. Asunción: Taurus, 2010. ROMERO, L. A. “Los sectores populares urbanos como sujetos históricos”. In: ROMERO, L. A.; GUTIÉRREZ, L. H. Sectores Populares, Cultura y Política: Buenos Aires en la entreguerra. Buenos Aires: Siglo XXI, 2007.

Material e métodos Para a execução dessa pesquisa foram comparadas as representações dos setores populares na historiografia e nos tomos do Informe Final da CVJ, de maneira a detectar as rupturas e as permanências no que se refere à memória do período, principalmente quanto à atuação política dos setores populares.

Resultados e discussão Como resultado, a pesquisa evidenciou que nas produções bibliográficas sobre o tema, os setores populares não são tidos como atores políticos, pois a maioria dos autores mostra que a sociedade paraguaia foi omissa e conivente com o regime stronista. Quanto aos documentos do Informe Final da CVJ, os setores populares são mostrados como sujeitos políticos, que se colocaram contrários à ditadura. A principal discussão feita após a leitura dos documentos e da bibliografia foi a ausência de certos grupos nos estudos referentes ao stronismo. Os indígenas foram silenciados nos estudos sobre o regime e só tiveram destaque em um dos tomos do Informe Final da CVJ (tomo III). Esse documento mostrou a violação aos direitos humanos cometidos por instituições estatais a comunidades indígenas. Agradecimento Agradeço o imprescindível apoio financeiro da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), através do seu Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC), para o desenvolvimento da pesquisa.

Miedo (1959) – Xilografia de Olga Blinder (1921-2008) Colección Centro de Artes Visuales / Museo Del Barro.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.