A Mulher e a Ordenação Pastoral

July 27, 2017 | Autor: P. Vieira da Costa | Categoria: Teologia
Share Embed


Descrição do Produto

A MULHER E A ORDENAÇÃO PASTORAL

Resumo

Ao estudar o racional humano vemos sua capacidade cognoscitiva em criar religiões e isto sempre foi um grande desafio, onde muitos depositam seus fundamentos como verdade última ou, como dizia Feuerbach, a esperança da "satisfação imediata, absoluta e ilimitada de todos os nossos desejos subjetivos". Não é de hoje que as ciências se debruçam sobre o fenômeno religioso e o seu misticismo. A filosofia e demais saberes humanos, buscaram sempre revelar e colocar a luz o fenômeno religioso e seus mistérios. Estudos valorativos buscam a compreensão deste universo religioso e suas compreensões particulares tidas como verdades absolutas e inquestionáveis. No entanto, a religião funciona muitas vezes, conforme afirmou Karl Marx, como "o ópio do povo", sendo utilizada como um instrumento de dominação, que anestesia o racional do individuo neutralizando seu senso critico. O filósofo alemão Ludwing Feuerbach chegou afirmar a necessidade da filosofia ocupar o lugar da religião. Mas para substituir a religião, a filosofia deve tornar-se religião enquanto filosofia... Para o lugar da fé, entrou a descrença... Para o lugar da Bíblia a Razão. (FEURBACH, 1988, p. 24)


 Índice.
a) A serpente
b) A origem do termo dominação sobre o sexo feminino.
c) A unicidade de Domínio.
d) O Pecado de Eva.
e) Erro de Interpretação do termo "Cabeça da Mulher e sujeição".
f) Em Cristo as diferenças acabam.
g) Porque Adão não foi tentado.
h) Porque Eva foi tentada.
i) Os Dons e o Sacerdócio real.

Inicio.


1) Se levarmos tudo de forma literal, então veremos uma cobra muito inteligente e esperta falando com Eva, (e não o diabo), e assim podemos até deduzir que havia mais animais que falavam e eram tão inteligentes como o homem e a mulher.
Gênesis 3:1 - ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? Gênesis 3:4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Vemos outra passagem que muitos se enganam é quando Adão diz que Eva o enganou, vemos que Adão aceitou o fruto sem questionar e sem ser iludido ou forçado., mas o que consta foi que a Eva é que foi enganada.
Gênesis 3:13 - E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Eva ofereceu o fruto a Adão e ele simplesmente comeu.
Gênesis 3:6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. (aqui vemos que Eva não forçou ou enganou a Adão, simplesmente ela ofereceu a fruta e ele comeu, Eva não usou de nenhum disfarce, astúcia sedutora com aquele fruto para que Adão comesse também). 
2)
Adão e Eva – uma só carne, um só corpo. "Gn 2.24b".
Jesus e a Igreja – um só Espírito, um só Corpo. "Ef. 4.4".

3) Por que Adão não foi tentado?
Porque Adão representava Simbolicamente a figura de Cristo e Deus não pode ser tentado e o Diabo sabia disso, e foi tentar a Eva "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta". Tiago 1.13", o qual é a figura daquele (Cristo) que havia de vir". I Cor, 15:22 - Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. ( Adão assumiu o pecado de Eva, porém os dois foram punidos com a expulsão do paraíso).

4) Por que o Diabo tentou a Eva?
Porque Eva simbolizava a figura da igreja, confirmado na profecia quando Deus disse ao Diabo "E porei inimizade entre ti e a mulher (igreja) e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar". Gn. 3.15.

O Pecado assumido por Adão representava o sacrifício que simbolizava a redenção do homem por jesus o seu sacrifício que agradou à Deus mesmo consciente das consequências e com isso tornou-se um holocausto vivo em favor de sua mulher Eva (Igreja). Ele (Adão) é a figura de Cristo pela sua Igreja.

O ato de Eva foi individual e consciente, foi uma decisão própria, sem consultar o marido e muito menos a Deus que já havia proibido tal ação. "Não comerás e não tocarás" Gn 3.3.
Mateus 19:4 - Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez. E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?. Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Mateus. 19:4,5,6.

O versículo acima reforça a unicidade de uma só pessoa, um só corpo, portanto uma só cabeça.
I Coríntios. 15:45 - Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.

A Origem do termo dominante, autoritarismo, ou de superioridade Masculina.

5) A primeira ordem de Domínio dada por Deus.

Gênesis 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

6) No texto de Genesis 28, aparece uma mudança no sentido de Unicidade de domínio.
Gênesis 1:28 - E Deus osabençoou, (abençoou a quem?, somente o homem... não... abençoou o casal dando às mesmas diretrizes do versículo 26.) e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

7) Outro termo usado por muitos pregadores os quais direcionam o "Domínio" somente aos homens.
Deuteronômio 28:13 - E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

8) As traduções fundamentalistas veem nestes versículos uma Autoridade Masculina sobre a feminina. Colocando a mulher em segundo plano ou em um plano inferior.
Efésios 5:22 - Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;
Efésios 5:23 - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Efésios 5:31 - Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.

9) Mas o Apostolo Paulo interpreta os versículos acima logo em seguida e vemos os termos "sujeição, superioridade, autoridade ou domínio" e o "marido é a cabeça da mulher", os quais não se referem de forma literal ao sexo feminino.

Efésios 5:32 - Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. (em outras palavras Paulo não está exaltando o homem ou lhe atribuindo poder, autoridade ou poder sobre o sexo feminino).
I Pedro 3:7 - Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento,dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
A Bíblia não diz que a mulher é inferior ao homem. Ela é o "vaso mais fraco" (1 Pe 3.7). Quer dizer, mais frágil, mais sensível e, por isso, deve ser amada e honrada pelo marido (Ef 5.25-29). Aqui o princípio que deve prevalecer é o da prioridade, e não o da superioridade (1 Tm 2.13).

10) Em Cristo as diferenças entre homem e mulher acabam:
Gálatas 3:28 - Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. ( vemos claramente a igualdade ou unicidade entre os sexos).

11) Os Dons são dados a todos de forma igualitária. Isto é sem acepção.
Joel 2:28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
12) Mulheres citadas na Bíblia que tiveram destaques importantes.

1- Profetizas:
Miriã: Ex 15.20 "A profetisa Míriam, que era irmã de Arão..."
Débora: Jz 4.4 "Débora, mulher de Lapidote, era profetisa..."
Hulda: 2Rs 22.14 "Então, os sacerdotes... foram ter com a profetisa Hulda."
Noadia: Ne 6.14 "... profetisa Noadia e dos mais profetas ..."
Ana: Lc 2.36 "Havia uma profetisa, chamada Ana..."
Filhas de Felipe: At 21.9 "Ele tinha quatro filhas solteiras que profetizavam."
2- Juíza Instituída por Deus em Israel:
Débora: Jz 4.4 "...Era também juíza dos israelitas naquele tempo."
3- Obreiras:
Priscila: At 18.26 "Ele começou a falar com coragem na sinagoga. Priscila e o seu marido Áquila o ouviram falar; então o levaram para a casa deles e lhe explicaram melhor o Caminho de Deus." Rm 16.3 "Mando saudações a Priscila e ao seu marido Áquila, meus companheiros no serviço de Cristo Jesus."
4- Diaconisa:
Febe: Rm 16.1,2 "Eu recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cencréia."
5- Evangelistas:
Jo 4. 27-29 "Naquele momento chegaram os seus discípulos e ficaram admirados, pois ele estava conversando com uma mulher... Em seguida, a mulher deixou ali o seu pote, voltou até a cidade e disse a todas as pessoas: —Venham ver o homem que disse tudo o que eu tenho feito. Será que ele é o Messias?"
Fp 4.3 "E a você, meu fiel companheiro de trabalho, peço que ajude essas duas irmãs. Pois elas, junto com Clemente e todos os outros meus companheiros, trabalharam muito para espalhar o evangelho."
6- Pregando aos judeus no templo:
Ana: Lc 2.37,38 "e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém."
7- Presente na primeira reunião de oração:
At 1.14 "Eles sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele."
8- Pastor é um Dom:
Ef 4.11 "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres."

(Distribuiu conforme sua vontade e não da vontade dos homens).
Na Bíblia, a única pastora mencionada é Raquel, uma pastora de ovelhas (Gn 29.9).
Ficando claro que o ofício de pastor é um dom, semelhante ao de profeta, portanto, não há conotação quanto a pessoa ser homem ou mulher. O que realmente é necessário é uma vida santa e pura diante de Deus.

13) O Domínio do corpo é igual para ambos (porém devendo haver concordância)
I Corintios 7:4 - A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
Aqui podemos tirar uma conclusão de que a Autoridade ou Poder de um sobre o outro entre o Homem e a mulher é igual.

14) Sacerdócio Real para todos sem distinção.
I Pedro 2:4 - E, chegando-vos para ele,(Jesus), pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
I Pedro 2:5 - Vós também, como pedras vivas, (homens e Mulheres), sois edificados casa espiritual (Igreja) e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.