A música no desenvolvimento da cultura local: Natal/RN

June 24, 2017 | Autor: C. Rn | Categoria: Ciências Sociais, Ciencias Sociales, Economia Criativa, Economia Creativa
Share Embed


Descrição do Produto

A MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA LOCAL Natal/RN

Prof. Dr. Fernando Manuel Rocha da Cruz1 Orientador ¹ Doutor em Sociologia pela Universidade do Porto (2012) Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN [email protected]

RESULTADOS

INTRODUÇÃO Ao longo da evolução humana foram desenvolvidos conceitos e técnicas de produção econômica a partir da relação do ser humano com a natureza e como fazia para extrair os recursos necessários à sua sobrevivência. Com o passar dos anos as necessidades mudaram e os administradores passaram a agir de acordo com a sua demanda, alguns conceitos se tornam antiquados, principalmente, com o advento da globalização e outros aspectos que proporcionam maior integração entre os povos. Surgiram entretanto novos conceitos de economia como por exemplo a Economia Criativa. Os modelos de economia criativa são negócios ou gestão de negócios que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de emprego e renda. É uma alternativa adotada pelos empreendedores atuais afim de se adaptar às demandas da sociedade. No âmbito cultural ainda é recente a ideia de usar a cultura do ponto de vista econômico, porém é necessário o desenvolvimento de políticas em relação aos empreendimentos culturais, visto que é um dos setores que mais cresce tanto em termos econômicos quanto em termos de geração de emprego. Esta pesquisa tem o intuito de apresentar algumas políticas no âmbito cultural de apoio à cultural local, mais especificamente à música, que em termos nacionais e internacionais, é um dos setores da economia Criativa que mais tem crescido nos últimos anos, embora, no âmbito local, ainda seja pouco explorada.

Rodrigo Oliveira da Silvas² Graduando Em Gestão de Políticas Públicas UFRN [email protected]

A partir das entrevistas e da observação desses projetos, podemos concluir que no caso de eventos privados, os projetos são baseados no seu público alvo, devido ao cunho econômico e à necessidade de um retorno. Os artistas são convidados sem necessidade de edital e geralmente são artistas que já estão no gosto da população local. No caso do Parnamirim Musical, o projeto divulga editais e os artistas podem concorrer. Há predominância de bandas em início de carreira e o intuito do projeto é realmente divulgar essas bandas, afim de proporcionar algum tipo de mercado para as mesmas. Iniciativas como a do Parnamirim Musical são muito importantes, pois devido à falta de mercado alguns músicos acabaram abandonando a carreira e ingressando em outras áreas. Porém, essas iniciativas ainda são muito raras e deviam ser mais constantes. Em relação ao sistema de produção sustentável e consumo, sempre é necessário seguir de acordo com a demanda da sociedade, o que mais interessa a determinado nicho populacional daquele local, estimulando a produção de arte musical e criando um cenário favorável para esses artistas e estimulando a participação da população em caráter geral. Com este tipo de trabalho, os artistas ganham a oportunidade de aparecer ao público e lucrarem com isso, e seus organizadores, ao promover tais eventos, arrecadam com a participação da população. Desta forma, todos saem ganhando e o evento se torna parte da cultura local. Esse tipo de atividade promove a transformação da sociedade e a realidade dos que ali se encontram fixos. Os projeto é realizado de forma automática se iniciando assim um processo de criação, onde se pode estabelecer uma prática social sustentável.

Nesses dois eventos são desenvolvidas atividades culturais que buscam chamar a atenção para a música local ,principalmente do conteúdo dos próprios artistas da terra, uma boa alternativa para esses artistas seria a chance de poderem tocar em grandes eventos da cidade, visto que, estes têm mais visibilidade tanto local quanto nacional e impulsionariam de certa forma a carreira desses artistas.

OBJETIVOS DISCUSSÕES

O presente trabalho tem o objetivo de caracterizar e apresentar duas políticas de fomento a música local, através do estudo do evento Samba no Peppers que acontece no Peppers Hall e Parnamirim Musical o qual foi idealizado pela Fundação Parnamirim de Cultura, tendo como objetivo maior, desenvolver uma cena musical no município, através de apresentações, oficinas, gravações musicais e distribuição de materiais produzidos por artistas da cidade. O local de apresentação dos artistas ocorre no Espaço Cultural Beco do Picado, vizinho ao Mercado Velho no centro da cidade, onde todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público. Peppers Hall é uma casa de shows situada em Ponta Negra. O local é subdividido, com diversos estilos musicais que geralmente são: o sertanejo (quase sempre presente, visto que é um estilo musical que atrai muitos jovens), música eletrônica, forró, axé, Rock, MPB entre outros ritmos. O Peppers também se destaca pelas festas caracterizadas como, por exemplo, o Red Peppers onde todos vão vestidos de vermelho e o som é a balada sertaneja; outro evento é o Samba Peppers ou Samba no Peppers que é uma festa conceito direcionada para o samba da cidade e também da região. Por meio destes estudos,procuramos salientar a importância de iniciativas públicas e privadas com vista ao desenvolvimento cultural local.

METODOLOGIA Para isso, optamos pela metodologia qualitativa e as técnicas de pesquisa de observação e entrevistas semiestruturadas realizadas com responsáveis pela administração dos dois projetos Samba no Peppers e Parnamirim Musical, o primeiro privado e o segundo municipal.

O Projeto Parnamirim Musical pretende divulgar e formar artistas do cenário musical local como uma forma alternativa de cultura para as pessoas que se interessam em participar do projeto. Na foto uma banda inscrita no projeto faz sua apresentação. A implantação de projetos musicais de apoio a música local se torna mais complexa no âmbito privado, visto que, as políticas culturais privadas estão ligadas a um público fixo, onde, este decidirá as suas necessidades e caberá aos organizadores de tais eventos, desenvolver políticas que agreguem tanto a necessidade quanto o apoio aos músicos locais.

.

Em termos nacionais existem políticas como a do Plano Nacional de Cultura (PNC). O plano se estrutura em três dimensões: a cultura como expressão simbólica; como direito de cidadania; e como campo potencial para o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Essas dimensões se desdobram em metas a ser batidas até 2020. Em termos locais existem leis de incentivo aos pontos de cultura do município como a Lei Câmara Cascudo e a Djalma Maranhão. Estas leis fomentam a cultura por meio de incentivos financeiros aos pontos de cultura. Esses incentivos proporcionam mais oportunidades para os artistas, empresários, empreendedores entre outros atores, terem mais opções no momento de implementar seus projetos, além do subsídio financeiro. Apesar destes incentivos, é fundamental a participação da sociedade e que os grupos procurem soluções profissionais no mercado privado, principalmente em termos locais, visto que é a população de determinada localidade que determina quais os pontos culturais do seu interesse.

REFERÊNCIAS

file:///D:/Downloads/Lei%20C%C3%A2mara%20Cascudo.pdf - acesso 10 de outubro de 2015 file:///D:/Downloads/METAS_PNC_final.pdf - acesso 10 de outubro de 2015 file:///D:/Downloads/Decreto-8.749-09.pdf - acesso em 10 de outubro de 2015 http://natalpraias.com.br/diversao-e-cultura/vida-noturna/ - acesso 12 de outubro de 2015 http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/O-que-%C3%A9-Econom http://www.nominuto.com/noticias/cultura/projeto-parnamirim-musical-sera-a - acesso 10 de outubro de 2015

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.