A NATUREZA (PHYSIS) DO CORPO RESSURECTO DE JESUS CRISTO – UMA ESPECULAÇÃO TEOLÓGICA SINCRÉTICA

Share Embed


Descrição do Produto

A NATUREZA (PHYSIS) DO CORPO RESSURECTO DE JESUS CRISTO – UMA ESPECULAÇÃO TEOLÓGICA SINCRÉTICA – COPYRIGHT ERNESTO DE SOUZA PACHITO (AUTOR) – NOME PARA CITAÇÕES PACHITO,E.S. – CNPQ.BR

Ernesto de Souza Pachito – UFES – BR. Em 1 de maio de 2015.

Vejamos a pergunta possível sobre qual a natureza (physis), se é que se pode utilizar esta categoria ontológica, do corpo ressurrecto de Jesus Cristo: Comumente opomos natureza (physis) ao mundo divino. No entanto, ressureição é a retomada, por parte da entidade antes morta, de seu corpo que retorna à vida, e vida natural. Ou seja ele é físico, biológico, fisiológico, numa só palavra. E Cristo não foi arrebatado, mas ascendeu, por Sua própria ação, Onipotente que é segundo o Dogma da Trindade. Talvez possamos especular sobre qual a região ocupada, ou, o espaço ocupado, pelo corpo ascenso de Cristo. É possível especular ainda e perguntar se Seu corpo é natural ou supranatural, transcendental, ou ainda, espiritual. Uma pequena recordação do conceito hindu de Brahman, entidade Todo-penetrante, superalma, ou paramatmam, em idioma sânscrito, pode nos ser útil neste aspecto: Brahman (não confundir com o deus da Trindade hindu, a Trimurti, chamado Brahma, o criador dos mundos) é, como eu disse acima, Todo-penetrante e a instância ontológica de convergência de todo e qualquer par de opostos. Entre eles, é claro a oposição “mundo material” versus “mundo espiritual”. Brahman é ao mesmo tempo material, espiritual, ambas as coisas e nenhuma delas. Ora, a tradução clássica do hebraico para o nome YAWEH, derivado do tetragrama IHVH, é “aquele que é”. Ele, Deus, Primeira Pessoa a Trindade cristã, é, sempre foi e sempre será. Mas, Quem, ou o Que é, é algo que pode ser perguntado, ainda. Velha questão, o Ser não é o Ente. O único Ente cujo Ser coincide totalmente com “O Ser”, este Ente é, logicamente, a Totalidade, o Absoluto, o Brahman, ou, Yahweh. Se ele é material (monismo, panteísmo, etc...) é outra coisa. Uma concepção divina como o último nível de suprassunção de todas as dicotomias é possível e lógica. Como disse, nesse nível, ser material e ser espiritual se suprassumem na categoria última “Ser”. Em suma, pode-se demonstrar como Yahweh e Brahman são a mesma entidade.

Se Cristo é homem, Espírito Santo e Deus (Yahweh – Javé), ao mesmo tempo, seu corpo ressurrecto não se diferencia de Sua Alma, pelo menos numa instância superior, ou ulterior. Ele cumpre a determinação lógica do Ser-Brahman. Na verdade, Ele não cumpre nada, pois Ele é Onipotente, segundo o Dogma, lógico. Assim sendo, o corpo de Cristo é espiritual, natural, ambas as coisas e nenhuma delas, além de qualquer dicotomia. Não é preciso mudar nem um til no Catecismo da Igreja Católica, neste sentido.

ERNESTO DE SOUZA PACHITO É PROFESSOR E PESQUISADOR DA UFES. Escrito em 01 de maio de 2015. Copyright Ernesto de Souza Pachito (autor). Nome para citações PACHITO, E.S. – CNPQ.BR.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.