A \"Obra da Rua\" no concelho de Paredes - O Património dos Pobres

June 30, 2017 | Autor: Fabiola Pires | Categoria: Arquitectura y urbanismo, ARQUITECTURA SOCIAL, Padre Américo
Share Embed


Descrição do Produto

A “OBRA DA RUA” NO CONCELHO DE PAREDES O PATRIMÓNIO DOS POBRES INÍCIO: Fevereiro de 1951, em Paço de Sousa ABRANGÊNCIA: Portugal Continental e Ilhas (cerca de 3500 habitações) OBJECTIVO: proporcionar aos pobres das aldeias uma morada digna e gratuíta APOIOS: freguesias e respectivos párocos, Vicentinos, e pessoas anónimas de todo o país e colónias ultramarinas MEIOS: terrenos doados por beneméritos e cortes de estradas que a Junta Autónoma abandonava e entregava à Fazenda Nacional ARQUITECTO: António Júlio Teixeira Lopes LEMA: “Cada freguesia cuide dos seus Pobres” EM PAREDES: 1952 (Baltar e Castelões de Cepêda), 1953 (Parada de Todeia), 1954 (Recarei), 1959 (Recarei)

1. Plantas-tipo das casas do Património dos Pobres, desenhadas pelo Arquitecto António Júlio Teixeira Lopes (Panfleto publicitário do Património dos Pobres).

2.Ti Maria Mocha, primeira habitante de uma das casas do Património dos Pobres em Paço de Sousa, Penafiel, dentro da respetiva, em 1951 (Arquivo da Casa do Gaiato de Paço de Sousa).

Bitarães 3 Castelões de Cepeda 5 1

Astromil 1

2

2 Baltar

8

Recarei

3

4

5

6

7

8

4 Castelões de Cepeda

Cête 6

7 Parada de Todeia

3. Casas do Património dos Pobres e outras inspiradas nelas construídas por iniciativa privada, no Concelho de Paredes, e sua distribuição territorial (fotos e mapa dos autores).

1

4 5

2

3

2

3

1

4 1

2

3

1

4 1

4 5 2

2 4

3

1 3

4. Planta do piso de entrada das casas do Património dos Pobres de Parada de Todeia (Paredes), e plantas-tipo. Desenhos dos autores. As casas orientam-se não no sentido da rua, mas procurando as direcções mais favoráveis ao sol. Distribuem-se em socalcos, cada qual com uma horta. A divisão maior, a cozinha, tem cerca de 11m2. Espaços de circulação reduzidos ao mínimo, quando existem. Muitas vezes sala e quarto são a mesma divisão. Não ultrapassam os 7.20m de frente.

2/3

Fabíola Franco Pires e Fernando Cerqueira Barros [email protected] | [email protected]

5. Planta do piso de entrada das casas isoladas e geminadas de Castelões de Cepêda (Paredes), construídas por um benemérito, e plantas-tipo. Desenhos dos autores. Aproveitamento da quase coincidência do alinhamento da rua e da direcção do sol para distribuir as casas, abrindo-se os vãos apenas a nascente e a poente. A cada uma corresponde uma fracção de terreno, havendo caminhos internos a ligá-las. Área bruta de cada uma de cerca de 45m2. O compartimento de maior dimensão é a cozinha, mais uma vez, com quase 10m2.

1. Quarto 2. Sala 3. Cozinha 4. WC 5. Arrumos

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.