A Orig\'em da Criação

June 8, 2017 | Autor: D. Botelho | Categoria: Remote sensing and GIS
Share Embed


Descrição do Produto

História da Criação Adão e Eva - Adão e Eva foram as primeiras pessoas a serem criadas por Deus e tiveram dois filhos, Caim e Abel. Deus criou mais pessoas com eles ou eles foram os primeiros? Por que Caim foi para outra cidade e se casou se eles eram os únicos a terem sido criados por Deus até aquele momento? Como existiam outras pessoas?


Pergunta de Pamela, Brusque
 
 22980
 
 91
 
 08/01/2008
 Luiz da Rosa
 Leia mais sobre Criação

Pamela, a sua questão sobre as origens do mundo representa um tema freqüente nessa nossa sessão do site (veja aqui). Essas inquitações nascem por dois motivos: o primeiro é que não aprendemos corretamente a Bíblia por culpa, na maioria das vezes, de quem é encarregado de transmitir a palavra de Deus, sobretudo dos pregadores. Em segundo lugar, também por nossa deficiência, que nem sempre procuramos estudar a Bíblia e nos limitamos a ler, sem visão crítica, sem interesse de estudo. A mensagem da Bíblia não é complicada, pois é uma mensagem vital, mas se queremos nos aproximar de forma íntima dela, isso exige estudo. Esse nosso site quer ser uma pequena contribuição, que tenta remediar tal carência. Mas ao mesmo tempo precisa da colaboração do leitor.

Regressando às suas questões, vamos ver o livro do Gênesis, que conta a criação do mundo. Para introduzir a questão, peço que abra Gênesis 1 e leia (exatamente Gênesis 1,1-2,4a). Nesse capítulo o autor sagrado mostra como, em sete dias, Deus realiza toda a criação, repousando no último dia. Cada dia cria algo e vê que é 'muito bom'. Dentro dessa história prestamos atenção sobretudo os versículos 26 a 28: Deus disse: 'Facamos o homem à nossa image, como nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terrra'. Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou. Deus os abençoou e lhes disse: 'Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominia sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que rastejam sobre a terra'.. 
Concluindo esse relato da criação, em 2,1 lemos: Assim foram concluídos o céu e a terra, com todo o seu exército..

Portanto, poderíamos dizer que assim foi realizada a criação. Mas não é verdade que nós sabemos que o homem foi criado do barro e a mulher da costela de Adão? E onde está isso, visto que nos versículos que citei acima, que fala da criação do ser humano, não aparece tal narração? Esse fato ao menos deveria começar a colocar pulga atrás das nossas orelhas.

Se agora seguimos a leitura da Bíblia, começando exatamente em Gênesis 2,4b lemos o seguinte: "No tempo em que IaHWeh Deus fez a terra e o céu, não havia ainda nenhum arbusto dos campos sobre a terra e nenhuma erva dos campos tinha ainda crescido, porque YaHWeH Deus não tinha feito chover sobre a terra e não havia homem para cultivar o solo". 

Como é isso? Em Gênesis 1,26-28 o homem já não tinha sido criado? E como agora a bíblia diz, apenas 7 versículos depois, que não havia homem?

Mais adiante, em Gênesis 2,7 seguintes, lemos: Então IaHWeH Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente.. Depois a Bíblia conta que foi colocado no Jardim do Éden e finalmente, a partir de 2,18 conta a criação da mulher: IaHWeH disse: 'não é bom que o homem esteja só. Vou fazer uma auxiliar que lhe corresponda'.(...) Então IaHWeH Deus fez cair um torpor sobre o home, e ele dormiu. Tomou uma de suas costelas e fez crescer carne em seu lugar. Depois, da costela que tirara do homem, IaHWeH Deus modelou uma mulher e a trouxe ao homem.

Também nesse caso, como é que Deus cria novamente a mulher? Ela já não tinha sido criada em Gênesis 1,27 (homem e mulher ele os criou)?

Essa pequena panorâmica dos dois primeiros capítulos da Bíblia já deveria ajudar a abrir nossos olhos. Aquilo que está escrito na Bíblia, referente ao início da humanidade não é exato, embora seja verdadeiro (veja uma reflexão sobre a distinção entre esses dois termos, referentes à Bíblia): o homem não foi criado, fisicamente, como conta a Bíblia, mas foi criado por Deus. É aí que reside a verdade que a Bíblia quer transmitir.

Cada leitura da Bíblia exige uma atitude de base: Prestemos atenção na mensagem e sejamos capazes de entender o estilo literário usado. Em referência à criação, a bíblia usa uma linguagem mitológica. O mito é o processo através do qual se coloca, em forma de história, fora do tempo, antes que o homem existisse, as respostas para grandes interrogativos. Neste nosso caso o interrogativo que influencia a criação dos textos mitológicos inerentes à criação é a questão "de onde viemos". Desse modo poderíamos explicar tantos outros mitos da humanidade. São reflexões sérias, as primeiras da humanidade. Porém a Bíblia não se limita a imitar os mitos, pois realiza profundas transformações nesse modo de refletir: ela usa esse estilo literário em função da fé em Deus, que é único, que intervem na nossa história para nos libertar.

Amados, se vocês meditar seriamente nestas palavras que acabo de relatar, as suas dúvidas irão acabar. Não existiu um homem "Adão" criado por Deus. Existe a humanidade criada por Deus. O homem não começou a existir de um momento para o outro, mas provavelmente nasceu através de um processo, quem sabe conforme diz a teoria da evolução, ou outra teoria que cabe às ciências explicar. Portanto todas as questões postas em relação à família de Adão, como uma família singular, são infundadas.
























O nome do ETERNO na formação do homem e da mulher
NOVEMBRO 25, 2013 MARCELLO DE OLIVEIRA 3 COMMENTS
De fato, no reino de Deus não há coincidência, e sim propósito. Também, as observações práticas do dia a dia, mostram a evidência da bênção de Deus sobre o matrimônio, e, sobretudo, a graça de Deus para os cônjuges vencerem os desafios da vida matrimonial, da vida familiar.
 
Na lição dos Rabinos, dos profundos estudiosos e conhecedores da Palavra de Deus no original hebraico, vem para todos nós, uma assunto especial e muito curioso na formação dos nomes homem e mulher no original hebraico.
Tem-se ainda, a consideração de não se usar o termo "Homem", antes da criação da mulher, pois sempre se falava "Adâmm", que se traduziu por "Adão". Gêneis 2:7 –
וַיִּיצֶר יְהוָה אֱלֹהִים אֶת־הָאָדָם עָפָר מִן־הָאֲדָמָה (Va-Itsser Adonai Elohim et-há-Adam afar min-há-adamáh) – E Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra. No original, pode-se fazer o trocadilho: "אָדָם/ Adâmm" – "adamáhאֲדָמָה", ou seja: "terra da terra"!
Em Gênesis 2:8, fala que Deus plantou um Jardim no Eden, "E colocou ali o homem que formou": וַיָּשֶׂם שָׁם אֶת־הָאָדָם אֲשֶׁר יָצָר – Va-iassem shâm et há-adam asher iatssar. Portanto, continua usando o vocábulo "Adam" – Adão!
Aindfa em Gênesis 2:15, há a contundente declaração: "Não é bom que o homem esteja só" -לֹא־טוֹב הֱיוֹת הָאָדָם לְבַדּוֹ – Ló tov heiot há-adam levado.
 
Em seguida, Deus realiza a primeira ocorrência de "coma induzido" no uso especial do termo hebraico "tardemáh" – תַּרְדֵּמָה – que vem traduzido como profundo sono, sendo mesmo em hebraico, 'coma', como na nossa e outras línguas.
 
A partir do verso 23, fazem-se presentes, os dois termos homem e mulher:
 
יֹּאמֶר הָאָדָם זֹאת הַפַּעַם עֶצֶם מֵ עֲצָמַי וּבָשָׂר מִ בְּשָׂרִי לְזֹאת יִקָּרֵא אִשָּׁה כִּי מֵ אִישׁ לֻקֳחָה־זֹּאת׃
(Va-iomer há-adam: zot há-paam etssêm me-atssamai u-vassar mi-bessari lê-zot ikarê ISHÁ(MULHER), ki me-ISH(homem)lukaHáh zot"/ E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
 
Portanto, vem o termo homem: אִישׁ/Ísh; e mulher – אִשָּׁה/ Ishá. A novidade que impressiona é que: vem em ambos os nomes criados, a letra yud (י ) e a letra He (ה), sendo que, as duas, formam o nome "Yáh"/ (יָהּ) – Salmo 68:4 (heb,v.5 – Yah Shemó: o Nome dEle é Yáh (יָהּ שְׁמוֹ); – "LOUVAI AO SENHOR". Normalmente, a palavra Aleluia, em hebraico, vem hifenizada: Alelú-iáh (הַלְלוּ־יָהּ, alelu+Yáh) – Louvai a Yáh, Yavéh ( um verbo no imperativo e um substantivo).
O matrimônio foi uma iniciativa de Deus (Gênesis 2:18), para o homem e a mulher. Ele abençoou o casamento e pois o seu Nome no meio. Mas, retirando-se Deus do casamento, literalmente anulam-se os nomes "Ish" e "Ishá", no sentido do afastamento de "Yáh"/ (יָהּ), ficando tão somente, o vocábulo אֵשׁ – ésh, que significa fogo. De fato, a ausência de Deus na vida conjugal, tornar-se um inferno, um fogo devorador, bem ao contrário do Salmo 127 e da declaração de Josué: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor! (Josué 24:15b).
Agnaldo Sacramento
 
 




Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.