A teoria dos blends - Linguística Cognitiva

June 20, 2017 | Autor: A. Bueno Santa Maria | Categoria: Languages and Linguistics, Corpus Linguistics, Cognitive Linguistics, Linguistics
Share Embed


Descrição do Produto

A teoria dos Blends

Alexandre Bueno Santa Maria

Blend é um termo inglês que significa misturar, combinar coisas. Ele é empregado nos estudos cognitivos para descrever fenômenos ligados à gênese de ideias. Segundo Turner, blends são combinações entre dois elementos conhecidos para a criação de um terceiro, novo. Os blends ocorrem em uma rede de espaços mentais que compõem nossa memória de trabalho, onde são ativados os conceitos para manipulação em tempo real.
Os blends estão presentes não apenas nas grandes inovações, mas também em atividades corriqueiras. As primeiras manifestações de blends conhecidas se referem a combinações entre pedras e pedaços de madeira para a confecção de ferramentas por nossos ancestrais pré-históricos. A arqueologia também nos trouxe evidências de blends entre conceitos mais avançados. O lionman, por exemplo, é uma estatueta de marfim de aproximadamente 32.000 anos, encontrada aos pedaços em uma caverna no sul da Alemanha em 1939. A peça foi totalmente restaurada em 1998 e representa uma combinação entre homem e leão. É possível perceber nela características dos dois seres, mas não se pode afirmar que se trata de um homem, e tampouco de um leão, trata-se de um terceiro elemento, que compartilha algumas características de homem e outras de leão. A estatueta ilustra, portanto, nossa capacidade de combinar conceitos conhecidos para criar um novo, característica fundamental do exercício da criatividade humana.
Os blends têm grande importância para o desenvolvimento das civilizações porque agem também como ferramenta na compressão de conceitos abstratos, como o tempo, para uma escala de manipulação humana. Dessa forma, conseguimos relacionar fatos do passado com os do presente, e prever efeitos no futuro com base em evidências. Turner ilustra a questão com o conceito do dia cíclico, que trata da compressão das partes do dia. Por meio desse blend, é possível utilizar frases como "o parque fecha às 17 horas". Embora nenhum dia seja exatamente igual a outro, por compressão, conseguimos colocar as todos os dias em apenas um e estabelecer um processo cíclico sobre o horário de fechamento do parque, que se repete todos os dias às 17 horas. Dessa forma, é possível observar que os blends são ilimitados e estão presentes em todas as nossas interações com o mundo e que eles operam com o tempo cultural, em detrimento do tempo evolucionário. Blends podem ocorrem em um segundo, e ser ajustados e transformados segundos adiante, e são responsáveis pela criação e pela manutenção de cultura.

REFERÊNCIAS

TURNER, M. The origin of ideias: blending, creativity and the human spark. 1 ed. New York: Oxford University Press, 2014.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.