A Trindade no Antigo Testamento

September 24, 2017 | Autor: Tercio Alves | Categoria: Trinity, Trinity (Theology), Trinidad, Trindade, The Doctrine of the Trinity
Share Embed


Descrição do Produto

A Trindade no Antigo Testamento Encontramos no Antigo Testamento conceitos cruciais os quais formam a base da doutrina da Trindade. O único verdadeiro Deus de Israel é tri-pessoal em natureza e está identificado como o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Nós temos visto também que a personalidade e divindade do Pai, o Filho, e o Espirito Santo permanecem ou came juntas. Se a personalidade e divindade de um membro é negada, então deve ser negada para todos. Isso é um caso clássico de um por todos e todos por um. Os mesmos argumentos os quais nos conduzem a concluir que o Pai é uma pessoa e não uma força impessoal e que Ele é verdadeiramente divino também nos leva às mesmas conclusões sobre o Filho e o Espirito Santo. Nesse capitulo, examinaremos diversas passagens no Antigo Testamento que revelam como os três membros da Trindade desempenham juntos como Um. A unidade da Trindade é revelada como seu trabalho juntos para cumprir objetivos comuns. Que encontremos tais passagens no Antigo Testamento não nos surpreende ao menos. Esse é o tipo de coisa que os Trinitarianos esperam encontrar. Mas os Trinitarianos ficarão completamente surpresos porque tais passagens não encaixam com suas pressuposições a priori. Elas tem a impossível tarefa de explicar de longe o óbvio.

O Trabalho da Criação Que Deus é o Criador dos céus e da terra é tão fundamental para a visão bíblica de Deus que qualquer tentativa de adulterar esse conceito automaticamente se autodestrói. O Ser que criou o universo do nada e fez todas as coisas para trabalhar jutos para Sua gloria, deve ser onisciente, onipotente, e onipresente. Nenhuma criatura finita tem a sabedoria, conhecimento, e poder para criar ex nihilo. Isso é algo que a Bíblia nos fala que somente Deus pode fazer (Isa 40:18-28). Que o Pai é o Criador (i.e., Isa 40:28) não é desafiado por ninguém, nem mesmo os Unitarianos. Mas que o Filho e o Espirito também são identificados no Antigo Testamento como os Criadores do universo se tornará surpresa para alguns. No livro de Isaias, o “Servo de Yahweh” é o Messias, o Filho de Deus, bem como a nação de Israel (Isa. 42:1; 52:13-15, 53, etc.). Em Isaías 48:16, o Messias diz: “Chegai-vos a mim e ouvi isto: não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que isso vem acontecendo, tenho estado lá. Agora, o SENHOR [Yahweh] Deus me enviou a mim e o seu Espírito.”

‫יוֹתהּ ָשׁם ָאנִ י וְ ַﬠ ָתּה ֲאד ֹנָ י‬ ָ ‫סּתר ִדּ ַבּ ְר ִתּי ֵמ ֵﬠת ֱה‬ ֶ ‫ִק ְרבוּ ֵא ַלי ִשׁ ְמעוּ־זֹאת לֹא ֵמרֹאשׁ ַבּ‬ ‫יְ הוִ ה ְשׁ ָל ַחנִ י וְ רוּחוֹ׃‬ No contexto Quem é que está falando? O que fala é identificado nos versos precedentes: “Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, sou o primeiro e também o último. Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra estendeu os céus; quando eu os chamar, eles se apresentarão juntos. ” (Isa. 48:12, 13)

Se interpretamos o verso 16 à luz do contexto literário, porta-voz é claramente o Criador do mundo. O trabalho divino da criação é, dessa maneira, atribuído ao Messias nessa passagem. Então lemos no livro de Jó: “O Espirito de Deus me fez, e o Espirito do Todo-Poderoso me dá vida.” (Jó 33:4)

‫־אל ָﬠ ָשׂ ְתנִ י וְ נִ ְשׁ ַמת ַשׁ ַדּי ְתּ ַחיֵּ נִ י׃‬ ֵ ַ ‫רוּ‬ O paralelismo no texto hebraico é surpreendente. O Espirito Santo é designado por duas diferentes palavras (

ַ ‫ רוּ‬e ‫ ;)נִ ְשׁ ַמת‬são dados dois nomes diferentes para Deus (‫ ֵאל‬e

‫ ;) ַשׁ ַדּי‬e há dois verbos diferentes usados para designar o ato da criação do homem (‫ָﬠ ָשׂתני‬ e ‫) ְתּ ַחיֵּ נִ י‬. O verbo ‫“ ָﬠ ָשׂ ֵתנִ י‬me fez” se refere a um ato de criação divino.1 Essa é a palavra usada para atos criativos de Deus em Genesis 1:31; 2:2; 3:1; 5:1, etc. Ela é inclusive traduzida como “Criador” em Jó 32;22. A escolha de Jó por essa palavra hebraica em particular é significante porque claramente revela que ele entendia em algum sentido que o Espirito de Deus é Deus.

Genesis 1:2 Jó está ecoando Genesis 1:2, onde o Espirito é introduzido como Um que realmente formou a terra: A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.

‫ל־פּנֵ י ַה ָמּים׃‬ ְ ‫ל־פּנֵ י ְתהוֹם וֵ רוּ ַ ֱא ִהים ְמ ַר ֶח ֶפת ַﬠ‬ ְ ‫יְתה תֹהוּ וָ בֹהוּ וְ ח ֶֹשׁ ַﬠ‬ ָ ‫וְ ָה ָא ֶרץ ָה‬ A palavra ‫“ ְמ ַר ֶח ֶפת‬se movia” é um particípio e significa flutuar sobre algo.2 É usada em Deuteronômio 32:11 para descrever uma águia voando sobre seus filhotes no ninho. Isso revela que o Espirito de Deus foi Um que supervisou cada nova fase da Criação.

O Criador Triúno Nós, dessa maneira, chegamos a situação onde o Pai, Filho e Espirito Santo são todos identificados como os Criadores dos céus e da terra. Não espanta o autor de Eclesiastes dizer: Lembra-te dos teus Criadores [lit. Heb] nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer; (Ecles. 12:1)

A Criação do universo envolveu o esforço unido de três Pessoas – o Pai, o Filho e o Espirito Santo.

O Trabalho de Redenção 1 2

BDB, 794. Ibid., 934.

Qualquer que ler Isaias 48:16 não pode escapar da impressão de que o Remetente é obviamente o Pai, e o Filho e o Espirito são Aqueles que são enviados: “Chegai-vos a mim e ouvi isto: não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que isso

vem acontecendo, tenho estado lá. Agora, o SENHOR [Yahweh] Deus me enviou a mim e o seu Espírito”

‫יוֹתהּ ָשׁם ָאנֹי וֵ ַﬠ ָתּה ֲא ִדנָ י‬ ָ ‫ִק ְרבוּ ֵא ַלי ִשׁ ְמעוּ־זֹאת לֹא ֵמדֹאשׁ ַבּ ֵסּ ֶתר ִדּ ַבּ ְר ִתּי ֵמ ֵﬠת ֱה‬ ‫יְ הוִ ה ְשׁ ָל ַחנִ י וֵ רוּחוֹ׃‬ Observamos que todos os três membros da Divindade estão presentes e considerados. Esse é o tipo de passagem que leva a formulação da doutrina da Trindade pela Igreja primitiva. Dadas tais passagens, quem pode culpa-los?

Isaias 61:1 A mesma situação ocorre em Isaías 61:1: O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boasnovas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados.

O servo de Yahweh, o Messias, é enviado por Seu Pai para libertar os oprimidos. Para ajudá-lo em Seu trabalho de redenção, o Espirito de Yahweh é enviado para conferir-lhe poder. Observamos uma vez mais que todos os três membros da Divindade estão presentes e considerados.

Isaias 63:8-10 Isaias segue nos dando já outra passagem que exemplifica a Trindade. Em Isaias 63 nós lemos: Isa. 63: 8 Porque ele dizia: Certamente, eles são meu povo, filhos que não mentirão; e se lhes tornou o seu Salvador. 9 Em toda a angústia deles, foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antiguidade. 10 Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.

Há três pessoas distintas nessa passagem. Há o Porta-voz que envia o Mensageiro. Que contabiliza duas pessoas. Então o Santo Espirito foi contristado. Que contabiliza três Pessoas. No texto hebraico do verso 9, as palavras “o Mensageiro de Sua presença” (

‫וּמ ְל ַא‬ ַ

‫ ) ָפּנָ יו‬literalmente é traduzido como “o Mensageiro de Sua face”. Essa é uma expressão idiomática que significa o Mensageiro que está em Sua face, isto é, que é a expressão externa de Sua essência. O clássico comentarista Carl Wilhelm Nagelsbach explica: Pelo “anjo de Sua face” que os salvou, o suplicante evidentemente quer dizer ‫יֵ הוָ ה‬ qual a redenção do povo da escravidão egípcia foi efetuado. A expressão ‫ָפּנָ יו‬

‫ ַפ ְל ַא‬pelo

‫ ַמ ְל ַא‬refere-se

imediatamente a Ex. 33:14, 15, onde o pedido de Moises que o SENHOR o deixaria saber quem Ele

pensaria enviar com eles (versos 12, 13), a resposta é dada ‫יֵ ֵלכוּ‬ replica: “Se

‫ ָפּנַ י‬. Moisés imediatamente

‫( ָפּנֶ י‬tua Face) não for, não nos suba daqui.3

Porque Moises queria saber si Deus mesmo estaria com eles, ele pergunta se a “face” de Deus estaria com eles. O Mensageiro divino que apareceu para Moises e os Patriarcas era a “face” de Deus. Como Delitzsch aponta corretamente: “a face de Deus” é a auto-revelação de Sua presença. O genitivo ‫ ָפּנָ יו‬, portanto, não é toomado objetivamente no sentido de “o anjo que ve sua face,” mas uma explicação, “o anjo que é Sua face, ou no qual Sua face é manifestada.4

Isso tem sido apontado por comentaristas modernos também. E. J. Young comenta: Esse anjo (a palavra significa mensageiro) Deus promete enviar para Seu povo (Ex. 23:20-23) e realmente o enviou a eles (Ex. 14:19; Num. 20:16). Ele é o anjo do Senhor (Ex. 33:14, 15) e é realmente o Senhor (Yahweh) mesmo (Ex. 33:12).5

O “Mensageiro de Sua face” é claramente o “Mensageiro de Yahweh” o qual é Yahweh na forma humana. Que outro poderia ser descrito com tal terminologia? Inclusive os judeus pré-cristãos entendiam isso claramente por completo. Dessa maneira, a Septuaginta traduz Isaías 63:9 como: ἐκ πάσης θλίψεως οὐ πρέσβυς οὐδὲ ἄγγελος ἀλλʼ αὐτὸς κύριος ἔσωσεν αὐτούς διὰ τὸ ἀγαπο͂ν αὐτοὺς …de sua aflição; não por um embaixador, ou um anjo mas o Senhor mesmo os salvou através do Seu amor.

Os judeus alexandrinos em sua paráfrase desse verso, apontam que o “Mensageiro de Sua face” não era um embaixador humano (πρέσβυς) ou o mero anjo criado (ἄγγελος) mas o próprio Yahweh. Desde que já temos feito a exegese da referência ao Espirito Santo no verso 10, é suficiente dizer que há uma clara referência à terceira pessoa da Trindade. Nós, dessa maneira, finalizamos uma vez mais com uma passagem na qual todos os três membros da Trindade são apresentados e considerados. Como Nagelsbach aponta: A clareza da relação da Trindade penetra inclusive o Antigo Testamento…6

Plumptre comenta: Aqui, e em Salmos 51:11, como no “Anjo da Presença,” podemos notar uma prefiguração da verdade da personalidade triúna da Divindade.7 3

Lange’s, vi. 676. Keil and Delitzsch, Isaiah, 2:454-455. 5 Young, 481-482. 6 Lange, 677. 7 Ellicott, Isaiah, 4:568. 4

Delitzsch inclusive fortalece esse ponto: Aqui Jehovah, e o anjo de Sua face, e o Espirito de Sua santidade, são distinguidos como tres pessoas… temos aqui uma indicação inerrante do mistério da natureza triúna de Deus o Único, que foi revelado na história no trabalho de redenção no Novo Testamento. 8

O Dr. E.J. Young, que escreveu o melhor comentário de Isaias do século XX declara: O Espirito é distinguido aqui como uma Pessoa pelo fato de que Ele pode ser entristecido e também sentir dor. Sob a base dessa passagem Paulo pronuncia sua extraordinária declaração: “Não entristeçais o Espirito de Deus” (Efe. 4:30). Dessa maneira, nesses dois versos há uma distinção de três pessoas do Deus Triúno. Ele [Yahweh], o anjo de Sua presença, e o Espirito de Sua santidade. Na história do povo escolhido cada pessoa da Trindade estava ativa.9

O profeta Isaías não será lembrado somente como um “ardente” profeta mas também como um profeta trinitariano.

Conclusão O Antigo Testamento revela a Personalidade, divindade verdadeira, e unidade do Pai, Filho, e Espirito Santo de uma maneira extraordinariamente autentica. As passagens que temos examinado são exatamente como esperaríamos encontrar se a Bíblia fosse escrita por Trinitarianos. Um Unitariano nunca teria escrito a Bíblia da maneira como está. A única maneira de evitar esse fato é tomar a atitude, “Não me confunda com os fatos. Minha mente já está formada!” Mas não é melhor prostrar-se diante do Deus que nos fala na Escritura o que e quem Ele é do que dar nossas próprias especulações vãs? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva. (Isa. 8:20)

8 9

Ibid., 456. Young, 482-483.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.