A utilização da educação ambiental como ferramenta da qualificação de professores e formação de alunos-cidadãos

Share Embed


Descrição do Produto

A UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA NA QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES E FORMAÇÃO DE ALUNOS-CIDADÃOS 1 Viesba ,

1 Ribeiro

Everton Natália ¹ Universidade Federal de São Paulo ¹ [email protected]

Introdução

Materiais e Métodos

De acordo com Dias (2000), a velocidade com a qual se desequilibra e se devasta os sistemas que garantem a vida e sustentabilidade na Terra, continua superior a capacidade humana de gerar respostas e soluções adaptativas, principalmente em nível educacional. Sendo assim a Educação Ambiental passa a ser uma ferramenta fundamental para a formação tanto de professores quanto de estudantes. A partir dessa demanda, os alunos da Unifesp Diadema participantes do PIBID, subprojeto Didática, entenderam o quão importante era explorar a temática ambiental em sala de aula, utilizando os momentos de aulas vagas para suprir essa necessidade.

Para desenvolver o projeto buscamos trabalhar com estudantes das 7º/8º séries 8º/9º anos. Nosso principal método para trabalhar com os estudantes foram as aulas expositivas-dialogadas e atividades práticas, para facilitar o aprendizado em sala de aula, buscando sempre trabalhar com temas ligados a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, assim além de facilitar o aprendizado do estudante durante a execução do projeto fornecemos a eles a oportunidade de reforçar os conteúdos aprendidos durante outras disciplinas e mesmo complementar tais estudos. Os principais temas abordados durante o projeto foram: energia limpa, sustentabilidade, plataforma de extração de petróleo, usinas e unidades de conservação. Dentre os recursos utilizados, foram feitos usos de vídeos, apresentações e palestras sobre a temática, utilizados com o intuito que os estudantes obtivessem o maior número de fontes para posterior estudo.

Objetivo Nosso principal objetivo é possibilitar ao estudante a oportunidade de desenvolver uma opinião crítica quando se trata de meio ambiente e sustentabilidade e assim ter uma maior participação e voz ativa nos assuntos sócio ambientais. Partindo deste objetivo um item fundamental na formação da opinião crítica do estudante é a formação e conhecimento de seus professores. Daí nosso segundo, mas não menos importante objetivo; incluir a educação ambiental como parte da formação dos professores envolvidos no projeto de forma que os conhecimentos adquiridos sejam mediados e trabalhados com os estudantes em sala de aula.

Resultados Através das aulas e atividades práticas os estudantes envolvidos no projeto elaboraram diversas maquetes e apresentações para posterior exibição em uma mostra cultural realizada no colégio. Uma das maquetes exemplificou uma usina hidrelétrica e em sua apresentação foi discutido sobre os impactos ambientais causados pela construção de uma usina, alternativas a essa forma de energia dentre outros temas. Além disso um dos professores envolvidos no projeto teve a oportunidade de visitar a Usina Hidrelétrica de Manso - MT e em seu retorno compartilhar com os estudantes o conhecimento adquirido na Usina.

Conclusões O PIBID tem um papel fundamental na formação de um estudante de licenciatura, papel este de estreitar o contato do licenciando com a escola, com uma oportunidade real de vivência e atuação em sala de aula sem se distanciar da teoria aprendida na universidade, o contato positivo e de integração com professores já formados e atuantes na educação básica nos permite criar várias estratégias de ensino e fazer uso das mais diversas metodologias uma vez que não somos apenas estudantes em formação, mas também professores com oportunidade de observação. Conseguimos proporcionar os estudantes das turmas escolhidas à capacidade de formar opiniões críticas sobre diversos assuntos que envolvam a temática ambiental, averiguando, estudando e informando-se sobre os assuntos sócio ambientais, com a real tentativa de oferece-lhes ferramentas para que os tornem cidadãos conscientes.

Referências Imagens da visita à Usina Hidrelétrica de Manso, maquetes elaboradas por alunos da E.E. Padre Anchieta e mostra cultural.

-DIAS, GENEBALDO FREIRE, Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004. -SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. -MILL, Daniel e col. Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Ed. Paulus, 2013. -BRASIL, Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. -DIAS, GENEBALDO FREIRE, Atividades interdisciplinares de educação ambiental. São Paulo: Global, 1994.

Apoio Financeiro

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.