AD2 - Alimentos & Bebidas

June 15, 2017 | Autor: K. Ventura Zanobini | Categoria: Tourism Studies, Alimentos Y Bebidas
Share Embed


Descrição do Produto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro


AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Período - 2013/1
Disciplina: Alimentos e bebidas
Coordenadora (docente): Maria Lúcia A. Martins
Data para postagem: até dia 27/04/13
Nome: Katia Regina Ventura Zanobini
Matrícula: 11215100082
OBS: Valor 10,0 pontos.




Questão 1.
Com base na leitura do artigo científico: (SOUZA, Claudiane Helena de; SATHLER Jaqueline; JORGE, Milyane Nicolini; HORST, Renata Ferreira de Magalhães Leite). Avaliação das condições higiênico sanitárias em uma unidade de alimentação e nutrição hoteleira, na cidade de Timóteo-MG. NUTRIR GERAIS – Revista Digital de Nutrição, Ipatinga, v. 3, n. 4, p. 312-329, fev./jul. 2009.
Faça uma resenha do artigo, no mínimo uma página.





























UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO







KATIA REGINA VENTURA ZANOBINI






AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO SANITÁRIAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOTELEIRA, NA CIDADE DE TIMÓTEO-MG
RESENHA CRÍTICA DA OBRA DE
CLAUDIANE HELENA DE SOUZA E OUTRAS






RIO DE JANEIRO
2013
KATIA REGINA VENTURA ZANOBINI






AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO SANITÁRIAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOTELEIRA, NA CIDADE DE TIMÓTEO-MG
RESENHA CRÍTICA DA OBRA DE
CLAUDIANE HELENA DE SOUZA E OUTRAS







Avaliação à distância (AD2) apresentada ao Curso de Licenciatura em Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro como requisito parcial de conclusão da disciplina Alimentos & Bebidas, coordenada pela Profa. Dra. Maria Lúcia A. Martins




RIO DE JANEIRO
2013

BREVE SÍNTESE DA OBRA
Com a utilização do Manual de Boas Práticas foi possível detectar e avaliar as condições higiênico-sanitárias de uma UAN hoteleira de Timóteo – MG. As poucas irregularidades encontradas poderão ser sanadas com a contratação de um nutricionista.
Os seguintes itens foram analisados: edificação, instalações, equipamentos, móveis e utensílios; higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios; controle integrado de vetores e pragas urbanas e até a responsabilidade socioambiental de todos os funcionários da UAN.

PRINCIPAIS TESES DESENVOLVIDAS
O presente artigo busca alertar sobre a importância da aplicação do Manual de Boas Práticas numa UAN hoteleira de qualquer porte. A segurança alimentar é o objetivo principal que se devem buscar para se ter alimentos realmente seguros.
As normas técnicas visam evitar a contaminação cruzada dos alimentos e com isso minimizar a proliferação de micro-organismos nocivos à saúde.
Cabe salientar, que é de interesse da saúde pública, a segurança dos alimentos, pois alimentos deteriorados e contaminados podem levar a óbito um indivíduo.
O manual de boas práticas é um documento que descreve o trabalho executado no estabelecimento e a forma correta de fazê-lo. Nele, podem-se ter informações gerais sobre como é feita a limpeza, o controle de pragas, da água utilizada, os procedimentos de higiene e controle de saúde dos funcionários, o treinamento de funcionários, o que fazer com o lixo e como garantir a produção de alimentos seguros e saudáveis.

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A OBRA
Com a devida orientação de um profissional especializado, os efeitos nocivos da alimentação poderão ser neutralizados em todo o país. Para isso, é necessário capacitar os manipuladores de alimentos, orientando-os no sentido de produzirem alimentos seguros para a população brasileira.
A ANVISA disponibiliza a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Resolução-RDC nº 216/2004, onde é permitida a reprodução parcial ou total da obra, desde que citada a fonte. Não é permitida a comercialização.
A cartilha foi feita para auxiliar os comerciantes e os manipuladores a preparar, armazenar e a vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, com o objetivo de oferecer alimentos saudáveis aos consumidores. Tudo isso, por meio do cumprimento das regras da RDC nº 216/04, voltadas aos serviços de alimentação, como padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, comissarias, cozinhas industriais e cozinhas institucionais.
O trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores. Pensando nisso, elaboram a cartilha com o objetivo de esclarecer sobre os cuidados durante a manipulação de alimentos.
Com base no Manual de Boas Práticas, a instituição deverá instituir o procedimento operacional padronizado (pop), que é um documento que descreve passo a passo como executar as tarefas no estabelecimento. É como uma receita de bolo, que deve ser seguida rigorosamente, para que tudo vá bem. O POP destaca as etapas da tarefa, os responsáveis por fazê-la, os materiais necessários e a frequência em que deve ser feita. Como os POP são documentos aprovados pelo estabelecimento, por meio do responsável, é dever de cada manipulador segui-los.
São os POP necessários:
1) Limpeza das instalações, equipamentos e móveis;
2) Controle de vetores e pragas;
3) Limpeza do reservatório de água;
4) Higiene e saúde dos manipuladores.
O Manual de Boas Práticas e os POP deve estar disponível para consulta de todos os funcionários.
A supervisão dos manipuladores pode ser executada pelo proprietário, pelo responsável técnico ou por um funcionário. O importante é que seja capacitado, por meio de curso com o seguinte conteúdo programático: contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica dos alimentos e Boas Práticas.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Serviço de Vigilância Sanitária do município ou Estado. Os endereços destes órgãos estão disponíveis no site da ANVISA, no link http://www.anvisa.gov.br/institucional/snvs/index.htm.





DADOS COMPLETOS DA AUTORA DA RESENHA CRÍTICA
ALUNA: KATIA REGINA VENTURA ZANOBINI
CURSO: TURISMO POLO: SÃO GONÇALO MATRÍCULA: 11215100082



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.