Agricultura Biologica

June 3, 2017 | Autor: Paula Morais | Categoria: Agriculture, Agriculture (Biology)
Share Embed


Descrição do Produto

Neste capítulo serão apresentados os resultados do estudo empírico assim como a validação das hipóteses levantadas. O inquérito foi realizado via internet e obteve 103 respostas válidas no mês de Março de 2016. Os resultados foram divididos em duas partes: a primeira parte, aborda a caracterização dos respondentes, sendo que a segunda parte do questionário contêm a maior parte das perguntas necessárias para o objeto de estudo e conclusões, incidindo as mesmas sobre fatores que ajudaram na análise das hipóteses formuladas e da tese, objeto de análise deste trabalho.

Assim, após a análise individual das questões do inquérito, procede-se de seguida à verificação das hipóteses e se as mesmas são corroboradas, ou não, pelo estudo.

5.1 – Hipótese 1 Em relação à hipótese 1: “Os produtos biológicos têm cada vez mais procura?”, a mesma é corroborada. Quando questionamos a amostra segmentada dos compradores habituais de produtos agrícolas biológicos, percebemos de forma clara a tendência para o aumento do consumo desses produtos já que 71% dos inquiridos afirmam que cada vez compram mais produtos agrícolas biológicos.

Figura 25: Evolução do consumo de produtos agrícolas

Cruzando estes dados com o da frequência com que esses consumidores compram produtos agrícolas biológicos, percebe-se o potencial de crescimento deste setor da agricultura: 22 indivíduos compram com alguma regularidade e 9 afirmam comprarem muitas vezes, demonstrando uma frequência constante na procura destes produtos.

Figura 26: Frequência de compra de produtos agrícolas biológicos

A hipótese é também corroborada quando questionamos os 72 indivíduos que nunca compraram produtos agrícolas biológicos acerca da sua intenção de virem a adquiri estes produtos. De forma clara, 63,9% afirmaram ponderar vir a comprar produtos agrícolas biológicos, 36,1% afirmaram talvez vir a comprar e nenhum deles recusa a possibilidade de vir a comprar produtos agrícolas biológicos.

Figura 27: Intenção de vir a comprar produtos agrícolas biológicos

Quer junto dos atuais consumidores, quer junto daqueles que nunca comprar produtos agrícolas biológicos, a tendência é claramente de crescimento da procura e intenção de compra pelo que a hipótese 1 “Os produtos biológicos têm cada vez mais procura?“ é corroborada.

5.2 – Hipótese 2

Em relação à hipótese 2: “A saúde é a maior preocupação dos consumidores quando optam por produtos biológicos?”, a mesma é corroborada. Quando se analisou os motivos pelos quais esses 31 indivíduos compram produtos biológicos a totalidade dos 31 inquiridos (100%) afirmam serem melhores para a saúde.

Figura 28: Motivos pelos quais compram produtos agrícolas biológicos

Situação confirmada pelos hábitos de consumo alimentar da amostra em estudo, já que no que diz respeito a preocupações com o impacto da dieta sobre a saúde, 90 inquiridos (87,4%) afirmam preocuparem-se frequentemente, sendo que 13 dos inquiridos (12,6%) responderam preocuparem-se mais ou menos.

Figura 29: Preocupação com o impacto da dieta sobre a saúde

Esta tendência de preocupação com hábitos alimentares saudáveis associada à resposta concreta dada pela totalidade dos inquiridos, de que comprar produtos agrícolas biológicos porque são melhores para a saúde corrobora a hipótese 2 -

“A saúde é a maior preocupação dos consumidores quando optam por produtos biológicos?”

5.3 – Hipótese 3 Em relação à hipótese 3: “Os produtos agrícolas biológicos são mais saborosos que os produtos agrícolas convencionais?”, a mesma é corroborada. No gráfico da figura 29, representativo da Questão 18 do inquérito que se realizou junto da amostra, verifica-se que para 25 dos inquiridos (80,6%) que habitualmente consomem produtos agrícolas biológicos o sabor é precisamente o motivo de diferenciação que os leva a optar por esses produtos.

Figura 30: Motivos pelos quais compram produtos agrícolas biológicos

5.4 – Tese Esta investigação científica procura estudar o mercado de produtos agrícolas biológicos e conhecer os principais motivos para a compra assim como as fatores

que influenciam compradores e consumidores no momento de escolha entre produtos agrícolas biológicos e produtos agrícolas convencionais.

Após análise dos dados e das hipóteses formuladas, é possível confirmar e validar a tese: “A agricultura biológica tem potencial de crescimento?”

Em relação ao trabalho empírico, os resultados obtidos obtiveram valores significativos, permitindo corroborar as hipóteses formuladas. Efetivamente verificou-se que não só os produtos agrícolas biológicos têm cada vez mais procura, como a saúde é uma das preocupações manifestadas pelos compradores de produtos agrícolas biológicos, dois fatores que estão diretamente relacionados com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Também no que diz respeito ao sabor, os produtos agrícolas biológicos são procurados por se diferenciarem dos produtos agrícolas tradicionais nesse especto.

O fenómeno dos alimentos biológicos não é apenas uma moda. Numa época em que o consumo de alimentos industrializados tem sido cada vez mais associado a doenças como a obesidade, o cancro, as doenças cardiovasculares, a procura por alimentos saudáveis tem sido notória. E uma das áreas de maior procura tem sido, precisamente, nos alimentos de agricultura biológica. A sua forma natural de produção, sem químicos, o sabor, os potenciais benefícios para a saúde e o impacto mínimo no ambiente têm levado a agricultura biológica a ganhar cada vez mais adeptos. Mais do que uma tendência do momento, agricultura biológica está aí, em força, e com clara tendência de crescimento, quer do lado da produção, quer do lado do consumo.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.