Alice Nogueira Alves, Vera Mariz, “O Padrão dos Descobrimentos como «imagem de marca» do Estado Novo”, Lúcia Rosas, Ana Cristina Sousa, Hugo Barreira, Genius Loci. Lugares e significados. Breves reflexões, CITCEM, Porto, 2016, pp. 42-43. [Livro de resumos]

Share Embed


Descrição do Produto

CITCEM CENTRO DÈ I NVESTIGAÇÃO TRANSDISCI PLI NAR

CULTURÀ ESPAÇO

E

MEMORTA

GEÌ\TIUS LOCI LUGARES E SIGNIFICADOS BREVES REFLEXÕTS PLACES AND MEANINGS SHORT REFLECTIONS

PORTO FACULDADE DE LETRAS UNIVERSIDADE DO PORÌO

Alice Nogueira ALVES I Vera MARIZ

O Padrão dos Descobrimentos como "imagem de marca" do Estado Novo Secção 4 - lmagens e Contextos Resumo lAbstract

o

estudo aprofundado do Padrão dos Descobrimentos mostra-nos uma clara ligação aos ideais do Estado Novo. Desde a sua génese até aos nossos dias, passando pela demolição do primeiro edifício três anos depois da sua construção, no contexto da Exposição do Mundo Português em 1940, e pela sua reconstrução em 1g60, no âmbito da comemoração do centenário da Morte do lnÍante D. Henrique, a compreensão de todos estes momentos é essencial para a sua leitura simbólica. A clara utilização de uma iconografia relacionada com os Descobrimentos, momento áureo da História de Portugal, reflete o objetivo do regime em o igualar, se não ultrapassar. Este monumento traz ao imaginário dos portugueses, lembrando também os estrangeiros de visita ao país, a importância alcançada pelo povo lusitano em tempos passados, mostrando a sua capacidade para repetir a proeza, tomando um papel de proa na Europa.

A manutenção deste edifício, cuja primeira versão efémera rapidamente ganha um estatuto simbólico, reflete claramente este objetivo. A sua reconstrução vinte anos mais tarde, num segundo momento de comemoração da glória nacional, vinculado com o mesmo acontecimênto histórico, vem torná-lo uma "imagem de marca', do regime e dos seus ideais. Ao voltar à mesma mensagem iconográÍica, reforçando a sua perenidade em betão e pedra, é sublinhada esta ligação ideológica. Pegando neste caso, pretendemos analisar outros semelhantes, bem como observar a tendência inversa, isto é a reprodução efémera de monumentos ligados à época dos Descobrimentos construídos em materiaÍs perenes como forma de celebração do seu valor simbólico. Assim acontece no Porto em 1g34 no âmbito da I Exposição colonial portuguesa, na Exposição do Mundo Português, mas, também, em Angola e Moçambique em momentos marcados por múltiplas tentativas de legitimar o colonialismo português através da reprodução, à escala real, de monumentos coevos dos períodos de conquista e de ocupação dos territórios ultramarinos.

Resumos biográficos

Alice Nogueira Alves

I

-

Short biographies Faculdade de Belas-Artes da universidade de Lisboa

Concluiu o Bacharelato em Conservação e Restauro na Escola Superior de Conservação

42

ceNtus Loctr LUGARES

E

srcNrFrcADos BREVES RÉFLE(oES

l

pLAOrs AND vEANTNGS . sHoRT REFLEc r roNS

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.