Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ética e Relações Humanas no Trabalho Atividade Colaborativa Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA

June 2, 2017 | Autor: Jam Ratto | Categoria: Gestión del Conocimiento, Gestión de la calidad
Share Embed


Descrição do Produto

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração de Empresas
Unidade de Ensino: Anhanguera Bauru Norte


NOME
Elisangela Cristina Silva Ratto
RA
7696759243

Atividade Colaborativa













Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração de Empresas
Unidade de Ensino: Anhanguera Bauru Norte







Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Talita Vigo Longhi.





Escravidão no Brasil e no Mundo
Hoje escravidão é uma prática realizada por vários povos há milhares de anos. Povos antigos como a Roma e a Grécia utilizavam a mão-de-obra escrava devido aos seus grandes monumentos e construções. Mas ainda a escravidão ainda está presente no mundo atual, apesar de estar escondido e não mais visivelmente como no passado, onde os reinados da antiguidade eram sustentado por trabalho escravo, pois era comum em algumas culturas encontrar mulheres em situações parecidas como as de escravos, pois filhas eram vendidas pelos seus pais, para quitação de dívidas. Em relação à escravidão sexual, até hoje mulheres e crianças são mais ofendidas e tem a honra ferida com esta prática que existe até hoje.
No Brasil este ato de escravizar iniciou-se no século 16 no período da produção da cana-de-açúcar, os escravos eram trazidos pelos portugueses para os engenhos de açúcar na região nordeste. O Brasil foi o último país a trazer o fim da escravidão?!...Hoje em dia falar de escravidão em pleno século 21 parece algo remoto e distante do nosso tempo, mas o problema existe nos tempos atuais, de uma forma mais moderna e não explícita, mas ocorre de forma oculta sob as sombras, bem longe aos nossos olhos
Há uma relação estreita entre a prática da escravidão com as condições da sociedade, pois os países subdesenvolvidos são os países com maior índice de escravidão. Existem várias situações de pobreza que leva a tipos de exploração, principalmente no trabalho, nos países como a China, Índia, Brasil, entre outros. Mas algumas situações ainda são atuais e muito similares aos tempos antigos como: longas horas de trabalho, trabalho sem condições de higiene e segurança, insalubridade, alimentação precária, ameaças e dividas impagáveis.
Apesar da abolição da escravatura ter sido abolida há mais de 125 anos, os índices mostram que nesses últimos 20 anos foram libertadas quase 50 mil pessoas em situação que se assemelha a escravidão, a maioria dos fragrantes atualmente tem acontecido nas cidades e não mais ao meio rural devido à evasão rural e as expansões do comercio. O grande problema são os aliciadores, contratantes ilegais que recrutam pessoas em situação de vulnerabilidade na promessa de trabalho, e há pouca fiscalização para o fato.
Considerações finais:
A escravidão hoje está ligada as condições sócias econômicas, como a falta aplicação de leis severas para punir esse tipo de exploração, pois as pessoas menos favorecidas e com pouca instrução, precisando de trabalho para se sustentar e acabam se tornando escravos, pois a escravidão continua e "alimenta" o crime organizado. E estes por outro lado os donos de propriedades e empresários que foram autuados alegam que não praticam esse tipo de atividade. A escravidão ainda existe, está por todo lugar e nas cidades, oculto nas sombras, porém está com uma forma moderna, não existe mais correntes, senzala, mais as semelhanças são grandes a situação ocorrida há séculos atrás.
O governo deve criar leis mais rígidas e sem falhas, com punição severa e fiscalização, investir mais em saúde e educação e não cortar os investimentos destas áreas como vem ocorrendo atualmente, e também como pela mudança na política fiscal para atrair a confiança dos investidores e melhorar o clima econômico e gerar e recuperar os empregos que foram perdidos. Não precisamos de "bolsas", não queremos esse tipo de ajuda, precisamos de empregos e de uma economia forte, pois assim teremos empregos dignos e a diminuição da escravidão moderna.

Referência bibliográfica:
MATOS, Francisco G. Ética na gestão empresarial: da conscientização à ação. São Paulo: Saraiva, 2012
http://lounge.obviousmag.org/por_tras_do_espelho/2014/01/avergonhadaescravidao-contemporanea.html#ixzz3L1jCKSCd
http://g1.globo.com/saopaulo/saojosedoriopretoaracatuba/noticia/2014/09/chinesa-em-situacao-de-escravidao-nao-quer-voltar-ao-pais-diz-mpt.html
http://g1.globo.com/economia/trabalho-escravo-2014/platb/
http://www.sohistoria.com.br/ef2/culturaafro/p1.php
2



Ética e Relações Humanas no Trabalho " Atividade Colaborativa





Anhanguera Educacional
1
2016


4
© DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.