Análise do Setor Turismo em Portugal (2009 a 2013)

Share Embed


Descrição do Produto

UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA Departamento de Ciências Económicas e Empresariais

Licenciatura em Economia Unidade Curricular – Economia Portuguesa e Europeia

“Análise do Setor Turismo em Portugal no período de 2009 a 2013”.

Autor: Ricardo Fernandes - discente nº 20140209

Docente: Prof. Doutor António Santos

Lisboa, janeiro de 2016

ÍNDICE

ÍNDICE DE GRÁFICOS ................................................................................................. 3 ÍNDICE DE QUADROS ................................................................................................. 4 ÍNDICE DE FIGURAS.................................................................................................... 5 RESUMO ....................................................................................................................... 6 PALAVRAS-CHAVE ...................................................................................................... 6 I.

INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 7

II.

REVISÃO DA LITERATURA ................................................................................... 8

1.

SUMÁRIO ............................................................................................................... 8

2.

ESTRUTURA DO TURISMO .................................................................................. 9

3.

ESTRUTURA POR LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA............................................. 12

4.

ANALÍSE ECONÓMICA ........................................................................................ 13

5.

A

RELEVÂNCIA

DO

TURISMO

NA

BALANÇA

DE

PAGAMENTOS

PORTUGUESA ........................................................................................................... 16 III. METODOLOGIA ................................................................................................... 20 IV. CONCLUSÃO ....................................................................................................... 21 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................ 22

2

ÍNDICE DE GRÁFICOS

GRÁFICO 1 - BALANÇA SERVIÇOS E CAPACIDADE LIQUIDA FINANCIAMENTO DA ECONOMIA ........................................................................................................... 16 GRÁFICO 2 - RECEITAS E DESPESAS "VIAGENS E TURISMO" ............................ 17 GRÁFICO 3 - EXPORTAÇÕES POR GRUPOS DE PRODUTOS (2013) ................... 18 GRÁFICO 4 - RECEITAS DAS "VIAGENS E TURISMO" NOS PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA (2013) ....................................................................................................... 19

3

ÍNDICE DE QUADROS

QUADRO 1 - PESO DO SETOR TURISMO NAS SNF (2003 A 2013)........................ 10 QUADRO 2 - ESTRUTURA POR SEGMENTOS DE ATIVIDADE (2013) ................... 11 QUADRO 3 - PIB E PRINCIPAIS COMPONENTES DA DESPESA ........................... 13 QUADRO 4 – PRODUTO INTERNO BRUTO, TAXA DE VARIAÇÃO HOMÓLOGA TRIMESTRAL .............................................................................................................. 14 QUADRO 5 - TAXA DE CRESCIMENTO REAL DO PIB............................................. 14 QUADRO 6 - PROJEÇÕES DO BANCO DE PORTUGAL: 2015 A 2017 .................... 15

4

ÍNDICE DE FIGURAS

FIGURA 1 - LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA POR DISTRITO (2013) ......................... 12

5

RESUMO

No âmbito da unidade curricular de Economia Portuguesa e Europeia foi proposto pelo docente Prof. Doutor António Santos a realização de um trabalho.

A minha escolha recaiu sobre a Análise do Setor do Turismo em Portugal com o universo temporal de 2009 a 2013.

Os resultados encontrados mostram a importância assim como o peso do Setor do Turismo para o Produto Interno Bruto e para a economia de Portugal.

PALAVRAS-CHAVE

Para se obter informação acerca deste tema, usaram-se as seguintes palavras-chave: “Turismo”, “Serviços” e “PIB”.

6

I. INTRODUÇÃO

A escolha do tema “Análise do Setor do Turismo em Portugal”, deveu-se ao facto de querer tentar demonstrar qual a importância deste setor para a economia nacional.

Assim, ao longo deste estudo ir-se-á analisar qual a importância do setor do turismo, devendo considerar-se este como o objetivo central do trabalho. De forma mais específica, pode dizer-se que irá analisar-se esta temática tendo em conta a sua importância para o Produto Interno Bruto, tentando perceber a sua importância para a economia portuguesa.

7

II. REVISÃO DA LITERATURA

1. SUMÁRIO

Para efeitos do presente estudo, o setor do Turismo em Portugal inclui todas as empresas a operar nas atividades de “Alojamento e restauração”, “Transportes e logística” e “Atividades recreativas e culturais”, representando em 2013, 5% do volume de negócios e 13% do número de empresas. Na última década, o peso deste setor aumentou em todos os indicadores considerados.

O setor é constituído maioritariamente por microempresas correspondendo 92%. As grandes empresas representam 0,1% do total e representam 41% do volume de negócios de 2013. A empresa média do setor do turismo é de menor dimensão.

No que respeita, aos indicadores de atividade económica, o volume de negócios cresceu 3% em 2013, a inversão do comportamento de procura interna terá sido determinante para este crescimento de acordo com o estudo 17 – Analise do Setor do turismo, de outubro de 2014, elaborado pelo Banco de Portugal.

8

2. ESTRUTURA DO TURISMO

De acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo), o turismo é compreendido pelas viagens e estadas em lugares distintos do seu meio habitual, por um período de tempo consecutivo igual ou inferior a 12 meses, com finalidade de lazer, negócios ou outros motivos que não sejam relacionados com atividades renumeradas.

Isolar as empresas que se dediquem só à atividade turística não é linear, deste modo não sendo possível isolar a atividade turística, optou-se por agregar as atividades económicas que têm maior exposição, definido no CAE-Ver.3.

Sendo assim, o setor compreende os seguintes seguimentos:

2.1. Transportes e logística: inclui o transporte ocasional em veículos ligeiros de passageiros e o seu aluguer. 2.2. Alojamento e restauração: inclui a secção I – Alojamento, restauração e similares do CAE-Ver.3, com exceção do CAE outras atividades de serviços de refeições (56290). 2.3. Atividades recreativas e culturais: compreende as agências de viagem, museus, operadores turísticos, monumentos, marinas e animação turística.

9

O setor do Turismo teve um aumento exponencial na última década, conforme podemos constatar no quadro n.º1, facultado pelo Banco de Portugal.

Quadro 1 - Peso do Setor Turismo nas SNF (2003 a 2013)

Fonte: Banco de Portugal

Por segmentos de atividade económica no ano de 2013, o “alojamento e restauração” representa 75% de número de pessoas ao serviço no setor do Turismo e 71% do número de empresas. No que se refere ao volume de negócios, os “transportes e logística” destacam-se com 45% do total, “alojamento e restauração” corresponde 39% e 16% nas “atividades recreativas e culturais”, conforme o quadro n.º 2.

10

Quadro 2 - Estrutura por segmentos de atividade (2013)

Fonte: Banco de Portugal

De uma forma mais simplificada, 53% do volume de negócios de “transportes e logística” correspondia a transportes aéreos de passageiros, no “alojamento e restauração” correspondia aos hotéis com restaurante, e restaurantes tipo tradicional, correspondia a 45%. Nas “atividades recreativas e culturais” destaca-se as atividades de agências de viagem com 64%.

11

3. ESTRUTURA POR LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

No que concerne à localização geográfica no ano de 2013, cerca de 56% das empresas, 79% do volume de negócios e 66% do nº de pessoas ao serviço do setor do turismo encontravam-se sediadas nos distritos de Lisboa, Porto e Faro, conforme podemos verificar na figura n.º1.

Figura 1 - Localização Geográfica por distrito (2013)

Fonte: Banco de Portugal

12

4. ANALÍSE ECONÓMICA

4.1. Enquadramento

No ano de 2013, o PIB registou uma redução de 1,4%, em termos reais, depois de ter caído 3,3 % em 2012. Com exceção das exportações que cresceram 6,4%, conforme podemos constatar no quadro n.º3, com uma taxa de variação homóloga real. Quadro 3 - PIB e principais componentes da despesa

Fonte: Banco de Portugal e INE

13

No que concerne ao período atual e conforme os dados publicados pelo INE, atualizados a 23 de dezembro de 2015, o PIB tem crescido em termos de variação homóloga trimestral, como podemos constatar no quadro n.º4. Quadro 4 - Produto Interno Bruto, taxa de variação homóloga trimestral

Fonte: INE

Em termos de taxa de crescimento real, e conforme dados do PORDATA, o PIB Português cresceu 0,91% em 2014, como podemos verificar no quadro n.º5. Quadro 5 - Taxa de crescimento real do PIB

Fonte: PORDATA

14

Os dados estatísticos relativos ao PIB de 2015 ainda não estão disponiveis, o Banco de Portugal prevê que cresça cerca de 1,6%, conforme consta no Boletim Económico de dezembro de 2015 do Banco de Portugal (Quadro 6). Quadro 6 - Projeções do Banco de Portugal: 2015 a 2017

. Fonte: Banco de Portugal

15

5. A

RELEVÂNCIA

DO

TURISMO

NA

BALANÇA

DE

PAGAMENTOS

PORTUGUESA

O turismo tem imensa importância na balança de pagamentos portuguesa, conforme consta nos seguintes gráficos. Em Portugal, o excedente estrutural da balança de serviços, deve-se à rúbrica de “viagens e turismo” (60% de saldo balança de serviços dos últimos anos). Em conjunto com a rúbrica de “transporte de passageiros”, o peso é superior a 80%, conforme o gráfico n.º1. Gráfico 1- Balança de Serviços e capacidade liquida financiamento da economia

Fonte: Banco de Portugal

A atividade turística internacional tem contribuído para reduzir as necessidades de financiamento da economia Portuguesa.

16

O Turismo representa uma fonte de criação de recursos sobre o exterior. As receitas de “Viagens e turismo” em 2013 ascenderam a 9,2 mil milhões, cresceram 7,5% face ao ano anterior. Em 2013 as exportações registadas em “Viagens e turismo” representavam o triplo das exportações (Gráfico 2). Gráfico 2 - Receitas e despesas "Viagens e turismo"

Fonte: Banco de Portugal

17

As “Viagens e turismo” e “Transporte de passageiros” representavam quase 60% das exportações dos serviços e 18% das exportações de bens e serviços (balança comercial).

Em termos de categorias e conforme dados do Banco de Portugal, o turismo representa o produto nacional mais exportado (21% em 2013), seguido das “máquinas e dos aparelhos” (12%), conforme o gráfico n.º3. Gráfico 3 - Exportações por grupos de produtos (2013)

Fonte: Banco de Portugal

Em termos de percentagem do PIB, o peso das receitas das “viagens e turismo” ascendeu os 6% em 2013, no que concerne à comparação com outros países da União Europeia, Portugal encontra-se na 10% posição.

18

Os países com maior peso relativo às exportações de “viagens e turismo” no PIB, foram em 2013, a Croácia, Malta e Chipre.

Em termos nominais, a França, a Espanha e a Itália foram os países com maiores receitas nas “viagens e turismo”, em 2013, Portugal ocupava a 11.ªposição (Gráfico 4). Gráfico 4 - Receitas das "viagens e turismo" nos países da União Europeia (2013)

Fonte: Eurostat

O peso das receitas das “viagens e turismo”, em termos do PIB foi superior a 6% em 2014, totalizando 10,4 mil milhões de euros, na prática os visitantes estrangeiros gastaram quase 29 milhões de euros por dia. Para 2015, o Banco de Portugal estima a continuidade do seu crescimento.

19

III. METODOLOGIA

A pesquisa foi efetuada eletronicamente na Internet, entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, com as seguintes palavras-chave:

1. Análise Setor Turismo 2. PIB Portugal

O estudo de campo não foi elaborado, em virtude de não considerar exequível a sua elaboração.

20

IV. CONCLUSÃO

O objetivo deste estudo foi destacar, teoricamente a importância do setor do turismo para o Produto Interno Bruto de Portugal e para a economia Portuguesa. Deste modo, através da análise dos resultados obtidos deste estudo, pode concluir-se que o setor do turismo é importantíssimo para a economia de Portugal, mais propriamente para a Balança de Pagamentos.

Assim, o interesse público deste estudo será claramente o contributo que este poderá ter para a economia portuguesa, pois conclui-se que o aumento exponencial do setor do turismo tem contribuído para o aumento do PIB de Portugal.

Posto isto, principalmente nos dias de hoje, dominados pela crise económica mundial e por mudanças constantes e aceleradas, torna-se essencial fazer face a estas condicionantes. Deste modo, considera-se que este estudo possa contribuir para a melhoria da economia, e sobretudo para um mundo melhor.

21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BANCO DE PORTUGAL. (2016). Boletim económico de dezembro 2015. Recuperado em

04

de

janeiro

de

2016,

de

https://www.bportugal.pt/pt-

PT/EstudosEconomicos/Publicacoes/BoletimEconomico/Publicacoes/Bol_Econ_dez20 15_p.pdf

BANCO DE PORTUGAL. (2016). Estudo 17 - Análise do Setor Turismo. Recuperado em

04

de

janeiro

de

2016,

de

https://www.bportugal.pt/pt-

PT/ServicosaoPublico/CentraldeBalancos/Biblioteca%20de%20Tumbnails/Estudos%2 0da%20CB_17_2014.pdf

EUROSTAT. (2016). Gross domestic product (GDP). Recuperado em 02 de janeiro de 2016, de http://ec.europa.eu/eurostat/web/national-accounts/statistics-illustrated

INE. (2016). Produto interno bruto dados encadeados em volume, taxa de variação homóloga trimestral. Recuperado em 04 de janeiro de 2016, de http://www.ine.pt PORDATA. (2015). Balança pagamentos “viagens e turismo” em % do PIB. Recuperado em 02 de janeiro de 2016, de http://www.pordata.pt

PORDATA. (2015). Taxa de Crescimento Real do PIB. Recuperado em 02 de janeiro de 2016, de http://www.pordata.pt

WIKIPEDIA. (2015). Turismo. Recuperado em 04 de janeiro de 2016, de https://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo#Import.C3.A2ncia_econ.C3.B4mica

22

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.