Análise dos Vitrais da Basílica da Nossa Senhora do Carmo: ponto de vista da Ciência da Informação.

Share Embed


Descrição do Produto

FICHA CATALOGRÁFICA Elaborada por Maria José de Jesus Carvalho/Bibliotecária – CRB-8/5317 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) R 444 Reunião Anual da SBPC (67ª : 2015 : São Carlos). Anais /Resumos da 67ª Reunião Anual da SBPC, 12-18, julho, 2015, UFSCar, São Carlos / Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. – São Paulo : SBPC, 2015.

ISSN: 2176-1221

1. Ciência – Tecnologia. 2. Inovações tecnológicas 3. Reunião Anual. 4. SBPC - Resumos. I. Título. II. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. CDD 509

F.10.1 - Documentação e Informação Científica

Análise dos Vitrais da Basílica da Nossa Senhora do Carmo: ponto de vista da Ciência da Informação. Marina Benetti¹, Zaira R. Zafalon² 1. Estudante de IC do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação – UFSCar, São Carlos/SP; *[email protected] 2. Pesquisador do Depto. de Ciência da Informação, UFSCar, São Carlos/SP Palavras Chave: Arte sacra - Vitral, Representação da informação, Ciência da Informação.

Introdução A arte no ambiente religioso é de suma importância, pois expressa o conteúdo da fé e a materialização do divino. Na religião católica a arte tem a função de representar o material bíblico, mas também a de ensinar ao crente os ensinamentos da Igreja. Na Ciência da Informação, estudos de organização e representação da informação envolvem o tratamento temático e descritivo dos documentos, compreendidos como resultado dos registros do conhecimento humano. Desse modo, esta pesquisa apresenta como tema a representação documental de vitrais de arte sacra. Compreende-se que a representação do objeto de arte sacra, desenvolvida por meio de um processo apropriado de leitura do seu conteúdo ideacional, dá condições de garantir a recuperação do documento de modo a indicar o conteúdo informacional proposto pelo autor, e, por outro lado, as necessidades informacionais específicas do leitor. Esse processo se dá pela compreensão do contexto bíblico expresso no documento de arte sacra. Apresenta-se, portanto, a seguinte questão de pesquisa: considerando-se as questões históricas e artísticas exercidas pela religiosidade ao longo dos tempos, como devem ser representados os vitrais da Basílica Nossa Senhora do Carmo, localizada na cidade de Campinas, de forma a garantir a recuperação do conteúdo ideacional da obra e o atendimento das necessidades informacionais do leitor? Define-se, assim, como objetivo da pesquisa: apresentar um modelo de representação documental que garanta a recuperação do conteúdo ideacional da obra a partir de aspectos intrínsecos e extrínsecos dos vitrais da Basílica Nossa Senhora do Carmo, localizada na cidade de Campinas.

Resultados e Discussão A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório. A coleta de dados foi feita a partir de pesquisa documental e bibliográfica e envolveu registros imagéticos (fotografias) dos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Carmo. O modelo de representação documental proposto considerou a descrição extrínseca, que permite a identificação unívoca do documento, a descrição intrínseca, desenvolvida a partir do conteúdo, identificado por meio da análise temática, e a descrição do contexto, que considera, em seu bojo, a análise facetada de Ranganathan (tempo, espaço, matéria, personalidade, energia). Como exemplo, para ilustrar os resultados, apresenta-se o vitral Elias no deserto. A partir dos resultados obtidos foi possível identificar que o vitral retrata eventos vinculados às cenas bíblicas, relacionadas à alimentação de Elias por um anjo no deserto. Essa passagem está presente em I Reis (19, 4-5).

Também se identifica a relação da imagem com cenas que apresentam os sete sacramentos da Igreja Católica (batismo, confirmação/crisma, eucaristia, penitência, unção dos enfermos, ordem e matrimônio) e o retrato de Cristo e de Santa Tereza.

Figura 1. Elias no deserto. Descrição: [Elias no deserto]. – Campinas : Capela do Santíssimo, [17-?]. – 1 vitral : vidro e ligas de chumbo : color. ; 230 x 145 cm Tema(s): Elias. Deserto. Fome. Anjo. Contexto: Elias é abordado por um anjo no deserto e recebe como alimento pão e água. A passagem bíblica é narrada em I Reis (19, 4-5), no Antigo Testamento, e remete ao período de cerca de 850 a.C.

Conclusões O modelo proposto para a representação de vitrais de arte sacra mostrou-se válido para a recuperação do documento uma vez que considera aspectos da descrição intrínseca, extrínseca e de contexto, estratégias próprias da catalogação, estudada na Ciência da Informação. Com o modelo é possível atender as variadas necessidades informacionais do leitor, quer sejam aquelas voltadas ao conteúdo ideacional da obra, ou aquelas inerentes ao título, personagem, tempo, espaço e matéria. 67ª Reunião Anual da SBPC

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.