Anotações - Planejamento Estratégico

May 25, 2017 | Autor: Dâmocles Gil Marçal | Categoria: Planejamento Estrategico, Teoria dos Jogos, Metas, Visão
Share Embed


Descrição do Produto


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Determina e revela o propósito organizacional em termos de Valores, Missão, Objetivos, Estratégias, Metas e Ações, com foco em Priorizar a Alocação de Recursos.
"O Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes" – Peter Drucker.
O Planejamento tem a dupla atribuição:
Definir "o que" deve ser feito -> Objetivos
"Como" deve ser feito -> Planos.
Planos

São materialização do planejamento em documentos, estipulam como os objetivos deve ser alcançado e os meios para alcançá-los.
Abrangência dos Planos:
Estratégico (Administradores do topo): Foco na Organização como um todo e orientação a longo prazo.
Tático (Gerentes): Orientação de médio prazo, foco em unidades ou departamentos da organização.
Operacional (Supervisores de 1ª linha): Foco em tarefas rotineiras, definem procedimentos e processos específicos.
Objetivo
Objetivo é o alvo da empresa, é os resultados que pretendem alcançar, ele serve como norte para os colaboradores nas atividades que serão realizadas no período de trabalho.
A ausência de objetivos pode conduzir a uma atitude passiva ou à realização de atividades não relacionadas. E para que os objetivos sejam definidos é fundamental que a empresa tenha sua missão bem clara.
Exemplo Empresarial: "Criar valor aos nossos clientes por meio da prestação de serviços de Outsourcing de TI personalizados graças ao nosso conhecimento do negócio, saber fazer e experiência".
Meta
Meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado. Por exemplo, o objetivo de uma determinada pessoa é enriquecer. A meta, por sua vez, terá de vir acompanhada de dois dados: a quantidade de dinheiro que ela pretende acumular e em quanto tempo.
Missão
A missão define a razão da existência da organização para sociedade, para que ela serve, ou seja, qual a função social exercida por ela.
É necessário ser específico para cada organização e não genérica para qualquer organização.
Ela é importante para o desenvolvimento de objetivos organizacionais e ajuda a concentrar o esforço das pessoas para uma direção comum.
Exemplo de Missão do Mc Donald's: "Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia num ambiente limpo e agradável".
Visão
Representa um estado futuro desejável da organização. É uma projeção das oportunidades futuras da organização e uma concentração de esforços na sua busca, onde desejamos colocar a organização e como incorporar as inovações necessárias ao seu atingimento.
Exemplo de Visão da Pró-Reitoria da UFV: "Ser reconhecida como uma instituição de referência em suas ações de extensão e cultura em sintonia com os fins da universidade pública".
Diretrizes
Diretrizes são orientações, guias, rumos. São linhas que definem e regulam um traçado ou um caminho a seguir. Diretrizes são instruções ou indicações para se estabelecer um plano, uma ação, um negócio etc.
Políticas
De forma análoga, Giuzi (1987) define políticas gerais e específicas, sendo as primeiras de influência generalizada e as segundas estabelecidas e dirigidas pelas áreas e departamentos. Exemplos de políticas gerais e específicas são:

1. "A nossa prioridade é a manutenção de altos valores éticos nas nossas relações com o mercado" (geral).
2. "Será dada ênfase à autonomia dos chefes" (geral).
3. "É requerido o nível universitário para os cargos de chefia" (específico de RH).
Análise de Ambiente ou Análise SWOT
É uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a uma análise pessoal, uma criação de um blog à gestão de uma multinacional. Ajuda muito na identificação de fatores externos e internos.
É o processo de identificar sistematicamente as Forças (strengths), Fraquezas (weaknesses), Oportunidades (opportunities) e Ameaças (threats).

Forças: São os recursos ou talentos que fazem com que a empresa seja melhor ou equiparada com as demais concorrentes.
Fraquezas: São as Desvantagens internas da empresa em relação aos concorrentes.
Oportunidades: São as variáveis externas e não controladas pela empresa, que podem criar condições favoráveis para a empresa.
Ameaças: São as principais circunstâncias desfavoráveis ou impedimentos à posição atual ou futura da empresa.

Valores

Sãos crenças e atitudes que dão uma personalidade à empresa, definindo uma "ética" para a atuação das pessoas e da Organização como um todo. Representam as crenças básicas, as convicções dominantes, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita.

Exemplo de Valores
Empresa Bayer:
Liderança
Integridade
Flexibilidade
Eficiência
Teoria dos Jogos

Teoria dos jogos é o estudo das tomadas de decisões entre indivíduos quando o resultado de cada um depende das decisões dos outros, numa interdependência similar a um jogo.
Teoria dos jogos é entender que minha decisão, minha opinião não é isolada e sim dependente das opinião e decisões de outros que geram muitas ações em cadeias até chegar a um equilíbrio.
Me fez entender a maneira de pensar e agir dos outros indivíduos e se adaptar a determinada situações tanto no nível de habilidades, comportamental e estratégico em um todo, pensamento em grupo.
Eu compreendi que a tomada de decisão se torna muita mais complexa de como proceder em relação a atitudes dos outros, de como relacionar, como se posicionar, como pensar em grupo, como reagir em diversas situações como: indivíduos estressadas, sem habilidades, cooperativas, felizes, tristes e esforçados. Aprendi isso tudo de uma maneira superficial, porém idêntico ao ambiente cooperativo, empresarial, na qual vai ter diversos tipos de pensamentos e maneira de agir.
Como as pessoas decidem:
Matriz de resultados ou esquema de incentivos;
Jogos sequenciais versus simultâneos;
Cooperação versus competição;
Dilema do prisioneiro e equilíbrio ineficiente;
Equilíbrio de Nash;
Estratégia dominante e backward induction;
Jogos repetitivos e estratégia mista;
Informação incompleta.

Assim como várias teorias de administração ajudam a estruturar o seu pensamento nas decisões competitivas, a Teoria dos Jogos possui modelos formais e exemplos que facilitam o entendimento nas decisões interdependentes, além de facilitar a comunicação e treinamento dos conceitos como qualquer teoria formal. A base da teoria é colocar-se na posição do outro e raciocinar o que você faria em cada situação, modelando todas as interações com benefícios/prejuízos de ambos e daí tomar a melhor ação estratégica.
Me fez entender o que é estratégia que são as escolhas. Decisões que caracterizam um conjunto integrado de ações, destinadas a viabilizar os objetivos organizacionais.













Assinatura: Dâmocles Gil Marçal

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.