Aplicação circuito RL

June 2, 2017 | Autor: Raphael Lavezzo | Categoria: Electronic Engineering
Share Embed


Descrição do Produto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARARÁ
ESCOLA POLITÉCNICACURSO: ENGENHARIA ELETRÔNICA
DISCIPLINA: CIRCUITOS ELÉTRICOS II
ESTUDANTE: RAPHAEL DE OLIVEIRA LAVEZZO

Aplicações de circuitos eletrônicos - capacitores e indutores
Aplicação 1 – Rádio de Galena
O funcionamento baseia-se na captação do sinal pela antena, de onde é transferido ao circuito de sintonia formado pelo capacitor de sintonia Cv e pela bobina L1. A seleção da estação é feita nesse circuito.
Então, o sinal é levado ao detector, que corresponde ao cristal D (diodo de germânio). Posteriormente a detecção um capacitor de filtro, elimina a alta frequência utilizada no transporte do sinal de alta frequência, que não tem mais utilidade. Desta forma, fica no circuito apenas o sinal de baixa frequência que corresponde aos sons que desejados. Finalmente, no fone é feita a reprodução do sinal.
A chave S1 permite a seleção de tomadas na bobina de modo a possibilitar uma seleção melhor da estação desejada, com um melhor casamento de impedâncias do circuito. A ligação à terra é importante para se obter melhor recepção. Ela pode ser feita em qualquer objeto grande de metal em contato com o solo como a esquadra de uma porta ou janela, um ferro de laje, etc.



Lista de Material
L1 – Bobina de antena – ver texto
S1 – Chave de 1 pólo x 2 posições – deslizante ou alavanca
D1 – 1N34 ou 1N60 – qualquer diodo de germânio
Cv – Capacitor variável de rádio AM
C1 – 2,2 nF a 4,7 nF – capacitor cerâmico
R1 – 100 k ohms x 1/8 W – resistor – marrom, preto, amarelo
J1 – Jaque para fone (opcional)
Diversos: 
Fone de cristal ou piezoelétrico, fios esmaltados para a bobina, terminal antena/terra, base de montagem, fio comum para a antena, fios, solda, etc.

Aplicação 2 - Estágio de entrada de uma UPS on-line de alta eficiência controlado por um único DSP
O conversor bidirecional e o conversor pré-regulador conversor boost operando em modo de condução contínua – CCM), com entrada universal (85 Vef a 265 Vef), que compõem o estágio de entrada da UPS sob análise. Um circuito de auxílio à comutação ZVT foi incluído nesse sistema, com o objetivo de elevar a eficiência e reduzir a interferência eletromagnética.

O conversor pré-regulador é composto por um retificador em ponte completa, um indutor (Lbb), um diodo (D3), um interruptor (S3) e um capacitor (Cb).
O conversor bidirecional é composto por dois interruptores (S1 e S2), dois diodos (DS1 e DS2) e um filtro T, composto por dois indutores (Lb e Lf) e um capacitor Cf. Esse conversor bidirecional pode operar como:
Conversor boost (S2-DS1), responsável por suprir energia para a carga, caso haja uma falha da rede pública de energia (modo I).
Conversor buck (S1- DS2), responsável pela carga do banco de baterias (modo II e modo III).
O conversor buck pode operar em dois modos distintos, que dependem do nível de tensão do banco de baterias. Se a tensão do banco de baterias for menor que a tensão de flutuação (tensão para manter o estado de carga completa), o conversor buck opera no modo corrente (modo II) para recarregar as baterias. Se a tensão do banco de baterias atingir a tensão de 2,45 V por elemento (para baterias de tipo VRLA – Valve Regulated Lead Acid), o conversor buck troca do modo corrente para o modo tensão (modo III), assim mantem o estado de carga completa. 

Lista de componentes

REREFÊNCIAS
Instituto Newton C Braga. Rádio de Galeana ou Cristal (ART031). São Paulo, 2004. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2015

SCHUNCH, Luciano; RECH, Cassiano; PINHEIRO, José R. Estágio de entrada de uma UPS on-line de alta eficiência controlado por um único DSP. Sba Controle & automação. Campinas, v.16, no.2 Abr./Jun, 2005. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2015.


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.