Apresentação em Powerpoint do Método de Expansão Pessoal

May 22, 2017 | Autor: Luiz Pereira | Categoria: English As a Second Language (ESL), Teaching ESL/EFL
Share Embed


Descrição do Produto

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Método de Expansão Pessoal (MEP) visa facilitar o aprendizado do inglês, mas também acelerar o processo de aprendizagem com aulas dinâmicas onde o aluno participa ativamente: Cometendo erros, fazendo perguntas, tirando dúvidas, etc. O dinamismo na sala de aula transforma o papel do aluno de passivo para ativo;
O papel do professor também é elevado pois ele estabelece uma relação com cada aluno, percebendo seus pontos fortes e fracos;
Desta forma, a relação do aluno não é com o material didático, mas sim com o professor. O material didático serve como apoio, uma ferramenta no aprendizado da língua inglesa;
Nenhuma pergunta feita pelos alunos deve ser descartada ou "deixada para depois". Diante de uma pergunta muito avançada, o professor deve tirar 2 ou 3 minutos e explicar, criando links, porque aquela pergunta não pode ser respondida naquele momento;
É fundamental que o aluno seja exposto a diferentes materiais além do livro texto escolhido pelo curso. Tais materiais, naturalmente, devem ser adequados ao nível em que o aluno se encontra;
O uso de ditados é bem-vindo e encorajado, desde que seu uso seja esparso.
O uso de textos distribuídos em folhas impressas é altamente desencorajado. É preferível que o aluno copie textos pois o ato da cópia estimula a memória neurossensorial no ato da cópia. Dessa forma, e diante de novas tecnologias, alunos não devem ser permitidos a tirar foto do quando ele tem tempo e condições de copiar o que foi escrito.

O MÉTODO DE EXPANSÃO PESSOAL É DIRECIONADO A JOVENS E ADULTOS
Crianças e adultos aprendem de forma diferente, principalmente quando o aprendizado é de uma língua estrangeira.

O MEP foi especificamente criado para facilitar o aprendizado do inglês por pessoas maduras, cuja memória já não é tão fluída quanto a de crianças.

A memória cristalizada dos adultos traz diferentes desafios e a bagagem que eles trazem para a sala de aula traz um valor único para seu aprendizado.

Embora memória não seja, de forma alguma, o único fator no aprendizado de uma segunda língua, esta tem um papel importante na diferenciação do ensino da língua inglesa a crianças e adolescentes e pessoas maduras.
A LOGOMARCA DO MEP
EXPLICANDO A AMPULHETA
A ampulheta é um símbolo de fácil reconhecimento e é usado aqui para criar uma imagem inconsciente do que o Método de Expansão Pessoal representa.

As setas superiores nas pontas da ampulheta representam as competências de "input", isto é, ouvir e ler. Da mesma forma, as setas inferiores nas pontas da ampulheta representam falar e escrever, ou seja, as competências de "output".

O formato da ampulheta se adequa à proposta do MEP: Iniciar com uma noção geral de língua, afunilar para a parte didática, e, por fim, a expansão gradativa do conhecimento da língua.

O formato da ampulheta, embora simétrico, é só uma imagem mental de fácil reconhecimento. E, embora seu formato indique as propriedades básicas do Método de Expansão Pessoal, a duração dessas propriedades não é, de forma alguma, simétrica ou de duração equivalente. Até mesmo pois isso indicaria um modelo do tipo "One Size Fits All", o que é contrário aos princípios do MEP.
O SENTIDO DA AMPULHETA

Conceito de língua em geral e de inglês especificamente. Este estágio, embora curto, é crucial para que os alunos entendam que o inglês não é uma versão codificada do português. Os alunos são constantemente relembrados disso. Dessa forma, a tendência do aluno a traduzir o material aprendido diminui contínua e gradativamente.

Ensino didático do inglês através da Estratégia Adaptável, onde o professor revisa continuamente suas estratégias de acordo com o aluno ou grupo de alunos. Neste estágio, a gramática é ensinada como uma das outras quatro competências , num processo inevitavelmente gradual, com a ressalva que a gramática não deve ser ensinada como regras a serem relembradas. A distinção entre Forma, Significado e Uso da língua inglesa é ensinada em todos os níveis do curso.

Neste estágio, há uma significante expansão de conhecimento da língua: Sinônimos, expressões de valor semelhante, contato com inglês natural, aumento de vocabulário, familiarização com estruturas complexas, etc.

O MOTIVO PARA A CRIAÇÃO DO MEP
O Brasil é um país que não fala inglês como segunda língua. O ensino básico de inglês nas escolas é tristemente deficitário, ensinando virtualmente nada da língua inglesa às crianças nas escolas.
Por outro lado, no Rio de Janeiro especificamente, existe uma enormidade de cursos de inglês. Tais cursos, na sua maioria falham na sua metodologia por vários motivos, sendo os mais importantes: 1) A ideia de que uma metodologia serve para todos os alunos; 2) A adesão rígida a tal metodologia, o que invariavelmente implica numa relação do aluno com o material didático, e não com o professor; 3) A necessidade de manter o aluno atrelado ao curso por questões financeiras; e 4) A falta de honestidade na natureza dos serviços prestados, como, por exemplo garantir que o aluno fale inglês fluentemente em um ano.
As pessoas que procuram um curso de inglês não têm noção da qualidade das ofertas no mercado e, por isso, não têm condições de fazer escolhas informadas. Além disso, os alunos são frequentemente incapazes de entender o que significa "falar inglês", o que torna que esse conceito seja demasiadamente variável para a real necessidade do aluno.
Diante desses obstáculos, o MEP foi criado para facilitar o aprendizado da língua inglesa por adultos, criando uma possibilidade de revisar o conceito de falar inglês, identificar as necessidades individuais do aluno e compor um programa que atenda a tais necessidades.
OS PRINCÍPIOS DO MEP
No Método de Expansão Pessoal, o papel do aluno e do professor são elevados, sendo materiais meras ferramentas de ensino;
Erros cometidos pelos alunos são bem-vindos, e não rechaçados, pois estes proveem uma oportunidade de explicar aspectos da língua que, possivelmente, não foram explicados sem os mesmos. De fato, o erro significa, na maioria dos casos, uma tentativa do aluno;
Noções gerais de língua em geral e da língua inglesa são expostos para que o aluno tenha uma outra referência, além da tradução;
Língua natural tem sempre preferência à língua didática, ainda que um contexto explicado em português seja necessário para a compreensão do que está sendo falado.
O uso do inglês da parte do professor aumenta gradativamente com o aumento da proficiência dos alunos.
OS PRINCÍPIOS DO MEP (cont.)
O foco no MEP é na comunicação efetiva, não simplesmente no falar inglês. Isto pode ser praticado desde o início, ensinando o aluno a pedir ao professor que repita o que falou, que fale mais lentamente, ou que explique o significado de uma palavra mencionada. Além disso, estruturas são explicadas gradativamente de acordo com sua complexidade. No entanto, o MEP entende que não é necessário que o aluno "domine" uma estrutura para seguir com outra de maior complexidade. O aprendizado da língua inglesa, então, se torna gradual e contínuo.
As competências da língua inglesa são ensinadas dentro do contexto da gramática, levando em consideração a Forma (sintática e/ou semântica), Significado e Uso.
A pronúncia é ensinada ao longo do tempo com a prática e a exposição à língua. A pronúncia é ensinada juntamente com a prosódia da língua inglesa. A prosódia é, muitas vezes mais importante do que uma pronúncia ideal. Tal princípio de aperfeiçoamento da pronúncia é aplicado desde uma palavra, até um texto.
O INÍCIO DA AMPULHETA
O início do curso deve conter uma noção geral de língua. Tal introdução é breve porém crucial. Devemos tomar em conta que nossos alunos têm outras profissões que não requerem que eles pensem em o que é língua, como ela é adquirida e como um segunda língua é afetada pela primeira;
Daí, afunila-se para uma noção geral de inglês e, em seguida, para uma noção específica de inglês. Estas noções são absolutamente necessárias para mostrar que o inglês não é uma versão codificada do português, mas sim uma língua independente, com suas próprias regras que, na maioria dos casos, não têm uma paridade em português. Desta forma, o aluno encontra um referencial para não traduzir tudo o que ouve ou lê em inglês.
A tendência dos alunos a traduzir é praticamente inevitável, principalmente no caso de alunos iniciantes, mas com essas referências e o uso de técnicas específicas para o pensamento em inglês, o aluno desloca sua tendência natural para a tradução e exercita a aceitação da língua inglesa com mais facilidade.
A PARTE ESTREITA DA AMPULHETA
Nesta parte do aprendizado o aluno é exposto à língua didaticamente. Começa-se pela gramática contextualizada e exemplificada, com o uso de substantivos . Regras de gramática podem ser oferecidas aos alunos para facilitar o aprendizado naquele momento. No entanto, o professor nunca deve requerer que os alunos decorem regras gramaticais. Regras gramaticais, depois de muita prática, se tornam internalizadas ou "second nature". O aluno não precisa memorizar regras, simplesmente aplicá-las da forma correta. Testes ou provas não devem conter jamais perguntas que requerem que o aluno descreva regras gramaticais. A escrita também é introduzida neste estágio;
Neste estágio os alunos também são expostos a adjetivos, preposições, verbos modais, uma quantidade limitada de verbos frasais, advérbios e algumas expressões idiomáticas. Também é de suma importância que os alunos sejam informados da diferença entre Forma, Significado e Uso do inglês;
Finalmente, mesmo que os alunos tenham sido expostos a uma variedade de formas de expressar uma ideia, o professor deve aceitar a limitação apresentadas pelo aluno de produzir as diferentes formas de expressar uma mesma ideia. Tais alunos, geralmente, compreendem as diferentes formas de expressão, mas escolhem uma em que se sentem confortáveis. O professor não deve requerer que os alunos sejam capaz de produzir diferentes formas de expressão nos níveis iniciantes, mas sim que compreendam que existem outras formas de expressar a mesma ideia, abrindo espaço para que o aluno eventualmente se sinta suficientemente seguro para se expressar com variedade. Isto acontece principalmente na escrita, onde os alunos geralmente têm mais dificuldade de se expressar corretamente. Sendo assim, aceitar as limitações de expressão do aluno é fundamental, pois tal aceitação dá ao aluno a sensação de que chegaram a um marco importante no seu aprendizado, trazendo com isso, uma sensação de "vitória".
A EXPANSÃO
Neste estágio, os alunos expandem o que aprenderam, sendo expostos exclusivamente à língua natural através de segmentos de filmes, séries, matéria jornalísticas, etc. Em alguns casos, contextualizações podem ainda ser necessárias para o entendimento das situações a serem expostas em língua natural. Tal contextualização pode ser dada em inglês ou português, dependendo do nível dos alunos;
Os alunos também são expostos à expressões idiomáticas, coloquialismos, sinônimos, expressões semelhantes, nuances de expressões, regionalismos, e uso da língua falada e escrita com mais complexidade.
Os alunos também são expostos com mais objetividade à pronúncia e a prosódia da língua inglesa. Seu uso nas expressões que aprenderam, assim como a relação entre diferentes entonações e escolha de palavras para transmitir os significado;
Finalmente, os alunos são encorajados a participar em diálogos mais longos em inglês, ler textos mais complexos, e fazer trabalhos escritos de própria autoria mais adequados . Enfim, este estágio representa o enriquecimento do conhecimento e do uso da língua, onde variações de expressão são requeridas do aluno, tirando o aluno da sua zona de conforto, e apresentando novos desafios.
MEP: O MÉTODO DE EXPANSÃO PESSOAL
POR LUIZ HENRIQUE SOARES PEREIRA
Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
02/04/2017


Clique para editar o título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
02/04/2017


02/04/2017


Clique para editar o título mestre
02/04/2017


Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
Clique para editar o texto mestre
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
02/04/2017


Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
02/04/2017


Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
02/04/2017


Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
02/04/2017


Clique para editar o título mestre

Clique para editar o texto mestre
02/04/2017


Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
Clique para editar o texto mestre
02/04/2017


Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
02/04/2017


Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
02/04/2017



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.