Artigo Resumido Efeito das politicas protecionistas na participação do Brasil em Cadeias Globais de Produção

July 5, 2017 | Autor: Nathan Santos | Categoria: Economics, Brazilian Politics, Brazilian Economics
Share Embed


Descrição do Produto

O efeito das políticas protecionistas na participação do Brasil em Cadeias Globais de Produção
Nathan Neves de Almeida Santos
Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

Introdução
Existe na indústria internacional uma tendência crescente de dinamizar a produção adotando o método de cadeia global de valor, ou cadeia global de produção.
O Brasil, contudo, não aderiu à nova forma de atividade econômica, dentre outros motivos, devido às barreiras tarifárias que protegem a indústria nacional.
As motivações desse afastamento serão estudadas mediante análise histórica e de dados de países com maior envolvimento neste modelo de produção

Panorama Econômico 1973-89
No Brasil, a década de 1980 ficou conhecida como "a década perdida", esse período ficou marcado pelo baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), inflação, e crise econômica, cenário que levou o governo a implementar diferentes planos com intuito de reverter a situação.
OMETTO, FURTUOSO e SILVA (1995) afirmam que a crise econômica da década de 80 tem raízes nas políticas adotadas na década anterior.[1] De fato, o Brasil passou por uma forte industrialização baseada na substituição de importação e com incentivos que causaram desequilíbrio entre os setores da indústria.
Tal desequilíbrio suscitou a desestabilização econômica decorrente do primeiro choque nos preços do petróleo, que, somado ao aumento geral dos juros nos anos 80, colocaram o Brasil no meio de uma grave crise econômica que durou, praticamente, toda a década.
Muitos planos econômicos foram colocados em prática na tentativa de estabilizar a situação, mas, foi somente nos anos 90, com o Plano Real que a crise se amenizaria.

Anos 90 e abertura econômica
O destaque dos anos 90 foi a intensificação da abertura econômica iniciada no final da década anterior com intuito de conter a inflação.
Destacam-se também neste período as privatizações que, por um lado beneficiaram a população com o advento de novas tecnologias, mas, por outro, prejudicaram a classe trabalhadora por meio de demissões e fechamentos de empresas.

Cadeias de Produção
Cadeias de Produção compreendem um encadeamento de modificações que se submete à matéria prima em uma via econômica desde sua exploração na natureza até sua eliminação.[2] década anterior com intuito de conter a inflação.
Por sua vez, Cadeias Globais de Produção fragmentam o processo produtivo ao redor do mundo, buscando qualidade e economia.
O Brasil e as Cadeias Globais de Produção
O Brasil não se envolve largamente no processo de produção global, em parte, pelas políticas de proteção da indústria, mas também, pela defasagem da indústria nacional em relação ao mercado internacional.
Considerações Finais
As políticas de proteção acabam interferindo negativamente no ingresso do Brasil nas Cadeias Globais de Produção. E a defasagem obrigaria o país a "escalar" etapas no processo
Referências
[1] MIELKE, E. J. C. ANÁLISE DA CADEIA PRODUTIVA E COMERCIALIZAÇÃO DO XAXIM, Dicksonia sellowiana, NO ESTADO DO PARANÁ. Côco Verde RJ, Curitiba, 2002. Disponivel em: . Acesso em: 02 Novembro 2014.
[2] OMETTO, A. M. H.; FURTUOSO, M. C. O.; SILVA, M. V. D. Economia brasileira na década de 80 e seus reflexos nas condições de vida da população. Piracicaba: [s.n.], 1995.












Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.