As novas possibilidades para o Jornalismo em um cenário hiperlocal

Share Embed


Descrição do Produto

As novas possibilidades para o Jornalismo em um cenário hiperlocal Henrique Cézar Coutinho da Rocha, Juliano Maurício de Carvalho, Giovani Vieira Miranda, Bauru, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Jornalismo, [email protected], PIBIC. Palavras Chave: jornalismo hiperlocal, jornalismo digital, cultura digital.

Introdução Atualmente, tornou-se quase imperceptível a influência da tecnologia em nosso cotidiano. Entender como chegamos ao atual cenário nos remete a meados dos anos de 1970, quando as novas tecnologias da informação começaram a se difundir em um curto espaço de tempo e com uma lógica um pouco diferenciada: a mente humana passou a ser força direta de produção ao apropriarse da tecnologia, aplicando-a imediatamente em seu próprio desenvolvimento (CASTELLS, 1999). Nesse panorama, desenvolvem-se alterações comunicacionais com a consolidação do jornalismo e de suas potencialidades digitais, permitindo a conquista do seu espaço entre os media tradicionais. Paralelamente, mesmo em um mundo pautado pelo fenômeno da globalização, emerge um crescente interesse pela informação de proximidade, que ganha uma nova ambiência no mundo digital.

Objetivos Compreender os atuais processos de produção, consumo e difusão de conteúdos jornalísticos. Inferir os possíveis efeitos das atuais formas de organização e gestão dos veículos de comunicação em um cenário local e regional diante dos processos de inovação propiciados pela consolidação do meio digital.

Material e Métodos A metodologia foi baseada na pesquisa bibliográfica e documental, levando-se em conta tanto os documentos primários quanto secundários. A revisão bibliográfica na literatura nacional e internacional sobre o tema central da pesquisa foi de fundamental importância para a ampliação das discussões problematizadas. Para a pesquisa foi estabelecido um cronograma com sete etapas, com início em agosto de 2014 e término em julho de 2015.

Resultados e Discussão O novo comportamento dos consumidores de conteúdos, influenciados pela revolução da tecnologia da informação, está diretamente ligado ao processo de convergência, que define “mudanças tecnológicas, industriais, culturais e

XXVII Congresso de Iniciação Científica

sociais no modo como as mídias circulam em nossa cultura” (JENKINS, 2009, p. 377). As possibilidades proporcionadas pela cultura da convergência estimulam o surgimento do denominado Jornalismo Hiperlocal (CARVALHO, Juliano M.; CARVALHO; A.M.G., 2014, p. 73). Essa nova prática é resultado da necessidade dos novos consumidores e das possibilidades provocadas pelo jornalismo pós-industrial, ou seja, a exploração de ferramentas para a produção de conteúdo local e colaborativo. Para Lemos (2009, p.12), o jornalismo hiperlocal poderia ser definido como “uma conjunção de funções pós-massivas e massivas, em que o usuário pode ter informações mais precisas sobre o seu local de interesse a partir de um cruzamento de notícias dos jornais, dos blogs, do Twitter, da polícia, da Prefeitura, etc”.

Conclusões As mudanças advindas da chamada Revolução Tecnológica atingem diretamente o Jornalismo devido a profunda alteração de comportamento que provocou na sociedade. Em um cenário de mudanças para a atuação do profissional, as possibilidades que o jornalismo hiperlocal proporciona são inúmeras, principalmente se considerados os novos paradigmas sociais, econômicos e tecnológicos consequentes do presente cenário de inovação de plataformas, conteúdos e linguagens. Com a mudança do papel do jornalista e o crescimento das coberturas colaborativas, além da luta de empresas de informação para sobreviverem, o jornalismo hiperlocal pode proporcionar um estreitamento de laços de identidade com as comunidades, quebrando a lógica da cultura mundializada e padronizada, conquistando novas audiências e trazendo esperança para o mercado jornalístico.

Agradecimentos Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (LECOTEC), CNPQ e Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp. ___________________ ANDERSON, C. W., BELL, Emily; SHIRKY, Clay. Jornalismo PósIndustrial: Adaptação aos novos tempos. Revista de Jornalismo da ESPM. Abril, Maio, Junho 2013, págs 30 – 89. CARVALHO, Juliano M.; CARVALHO; A.M.G. Do hiperlocal aos insumos criativos: as mutações do jornalismo na contemporaneidade. In: CARVALHO,J.M; BRONOSKY (Org.) Jornalismo e Convergência. São Paulo, Cultura Acadêmica. 2014. p. 69-87CASTELLS, M.. A Sociedade em Rede. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.