As portas de entrada do público nos media: problemas em torno dos programas de opinião pública

June 15, 2017 | Autor: Fábio Ribeiro | Categoria: Television Studies, Participation, Television, Citizenship and Civic Engagement
Share Embed


Descrição do Produto

As portas de entrada do público nos media: problemas em torno dos programas de opinião pública Fábio Ribeiro

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) Universidade do Minho

Origens do conceito de ‘participação’ Desde o século IV (a.C.) ao V (d.C.), assembleias e tribunais de opinião popular eram fundamentais para o ecossistema democrático ateniense para a discussão de matérias de assunto público (Sinclair, 1999).

Nestes anfiteatros, altamente participados pelos cidadãos atenienses, os temas variavam entre a política, o governo da polis, as leis ou a guerra. Geralmente estas discussões públicas começam após a questão: «quem gostaria de falar?»

Promovem os media na actualidade formatos idênticos de auscultação popular?

Perspetivas atuais do conceito de ‘participação’ Agora…. Reclamada por uma geração pós-electrónica… …como uma performance: « participação [dos cidadãos nos media] molda-se às exigências de um determinado formato participativo e pelo contexto mediático vigente (Espen Yterberg, 2004:678); … como uma forma de atrair o público para a ‘escada da cultura’: «primeiramente pensado para aumentar a audiência» procura dotar as pessoas de informação e opinião (Gunn Sara Enli, 2008:114); … como um conceção inclusiva de cidadania: compreender o que motiva as pessoas a ligarem-se ao media pode redimensionar novas formas de pertença a uma comunidade - (Kiwan, 2007:228).

Estratégias correntes de integração do público: Fórum TSF e Opinião Pública

Questões principais e metodologia …

Como estão a trabalhar os principais espaços de opinião portugueses? Qual é o auditório típico? Qual é o papel dos comentadores/convidados? Como decorre a implementação da comunicação digital? Análise e observação dos programas entre 26 de Março de 2012 e 2 de Abril de 2012

Estratégias correntes de integração do público: Fórum TSF e Opinião Pública Caracterização sumária

Fórum TSF

Opinião Pública

De segunda a sexta de manhã, programa de rádio conduzido por Manuel Acácio, de aproximadamente hora e meia. Reflete sobre um dos assuntos do dia, recorrendo ao contributo de especialistas e de ouvintes pelo telefone, Facebook e fórum online.

De segunda a sexta, programa de televisão, conduzido por um jornalista da SIC, de aproximadamente 55 minutos. e meia. Duas edições diárias (manhã e tarde) sobre um tema da actualidade. Convida um comentador e espetadores pelo telefone e pelo site.

Estratégias correntes de integração do público: Fórum TSF e Opinião Pública Perfil dos participantes

Fórum TSF Masculino

47

31

Feminino

2

17

Idade (média)

--

51

Localidade

Grande Lisboa (24) Norte (20) Centro (5)

Grande Lisboa (21) Norte (11) Centro (6)

Situação profissional

Empresário (6) Condutor (6) Comercial (5) Reformado (5)

Reformado (10) Desempregado (8) Doméstica (3)

Género

Telefone

Opinião Pública

Estratégias correntes de integração do público: Fórum TSF e Opinião Pública Perfil dos participantes

Fórum TSF Fórum online(

Género

Opinião Pública

Masculino

10

--

Feminino

1

--

Masculino

--

1

Feminino

--

0

Masculino

11

--

Feminino

2

--

81

49

site

E-mail

Facebook

Género

Género

Total (global)

Estratégias correntes de integração do público: Fórum TSF e Opinião Pública Modalidades de participação

Fórum TSF

Opinião Pública

Telefone

55

48

Facebook

14

0

Fórum online/site

12

0

E-mail

--

1

Total

81

49

Estratégias correntes de integração do público: Fórum TSF e Opinião Pública Retrato dos comentadores/convidados

Fórum TSF Origem

Género

Relação com o tema

Total

Opinião Pública

Lisboa

22

3

Porto

1

2

Masculino

21

5

Feminino

2

0

Actor

16

0

Observador

7

5

23

5

Estratégias correntes de integração do público: Fórum TSF e Opinião Pública Leituras finais: entre os programas …Opinião Pública depende quase em exclusivo do telefone. As promessas de participação pelas plataformas digitais nem sempre são integradas na antena. …Opinião Pública apresenta um auditório pouco diversificado. Homens, reformados e concentrados na Grande Lisboa, numa média de idades de 51 anos. …Opinião Pública não convida actores para a figura do comentário. Jornalistas que dialogam com jornalistas. …Fórum TSF proporciona integração dos ouvintes pelo digital. Embora o telefone continue a ser o principal meio de participação. …Fórum TSF não difere muito do auditório anterior. Homens, da região de Lisboa ou circundantes. As profissões diferem um pouco e surgem em sintonia com a portabilidade da rádio: condutores, empresários ou comerciais intervêm. …Fórum TSF opta por outros convidados. Actores dominam: responsáveis diretos pelos assuntos entram na antena e podem dialogar com os ouvintes.

Estratégias correntes de integração do público: Fórum TSF e Opinião Pública Leituras finais: entre a sociedade e os media

Os ritmos de apropriação da tecnologia no programa são distintos. A participação do cidadão pelas redes sociais ou sites não representa qualquer custo para as produções e pode ser um valor acrescentado. Os auditórios não variam substancialmente. Excetuando a profissão, a presença masculina domina, concentrada em Lisboa, depois no Porto e muito pontualmente das regiões do interior ou das ilhas. A escolha dos convidados é distinta. Promover o debate com as personalidades que realmente podem decidir o rumo das questões pode conferir credibilidade aos programas e recolher maiores audiências e formação de opinião assertiva.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.