ASPECTOS HISTORIOGRÁFICOS-LINGUÍSTICOS DO SÉCULO XIX: humboldt, Whitney e Saussure

June 16, 2017 | Autor: Sebastião Milani | Categoria: Historical Linguistics
Share Embed


Descrição do Produto

ISBN 978-85-8148-027-5

ASPECTOS HISTORIOGRÁFICOS-LINGUÍSTICOS DO SÉCULO XIX

Quem conta aumenta um ponto, é o que dizem. De fato não existe história nem estória, não existe narrativa que seja a verdade nem que seja somente ficção. No texto da narrativa há sempre dois universos inteiros que se opõem e se completam: o social e o individual. O social fornece todos os elementos que sejam conhecimento, e o individual tudo o que for criação. O conhecimento está pronto, coloca-se no mundo à disposição de todos; a criação é a reestruturação do conhecimento numa manifestação única, filtrada pelo corpo físico-intelectual da instância enunciativa. A individualidade gera o novo pelo esforço de revisar o que está pronto: quanto mais ancorado no social for a narrativa, mais verdadeira ela parecerá; quanto mais ancorada na criação enunciativa estiver, mais ficcional parecerá. Os simulacros de verdade social e de ficção passam por todos os processos de veridicção de língua e de linguagem. Certo é que toda história foi contada por alguém de um ponto de vista e sempre pode ser recontada ou revisada, e toda ficção tem de apresentar conhecimento ou será absurda e incompreensível. Vejam assim essa historiografia-linguística de Humboldt, Whitney e Saussure.

Sebastião Elias Milani

Sebastião Elias Milani é formado em Letras pela UNESP: licenciatura em Francês e Português. Cursou Mestrado e Doutorado em Linguística Geral na USP. Professor de língua e linguística, ensinou na Faculdade de Letras de Ribeirão Pires, na Universidade Tiradentes, na Faculdade de Letras da Universidade do Tocantins, na Faculdade de Letras da Fundação Universidade Federal do Tocantins e na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. É o líder fundador do Grupo Imago de Pesquisa em Historiografia-Linguística da UFG e da Rede Linggo de pesquisa em Historiografia-linguística e História da língua brasileira da FAPEG.

ASPECTOS HISTORIOGRÁFICOS-LINGUÍSTICOS

DO SÉCULO XIX

Humboldt, Whitney e Saussure

Sebastião Elias Milani

Humboldt viveu no período romântico. Seus conceitos denotam a valorização da individualidade, que foi uma consciente reação contra o escravismo e o despotismo vigentes nos séculos anteriores. Whitney foi educado sob a égide da Gramática Comparada. Sua pesquisa ficou concentrada nas necessidades que enfrentava como professor. Seus conceitos denotam uma busca por soluções práticas para o ensino e aprendizagem das línguas. Saussure produziu suas obras entre 1870 e 1911, período em que os valores individuais tornavam-se insignificantes em relação aos valores grupais. Seus conceitos ficaram marcados pelas limitações do indivíduo e da coletividade.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.