Atualidade de Honoré Daumier (artigo para jornal de Taboão)

September 23, 2017 | Autor: Rodrigo Contrera | Categoria: Politics
Share Embed


Descrição do Produto

A atualidade de Honoré Daumier
Ontem fui à nova Câmara assistir a primeira sessão na nova casa, que prometia. A ocasião deveria servir para eleger a nova mesa diretora e votar o orçamento para 2015. Nada disso aconteceu, como vocês devem saber, acompanhando este e outros jornais.
Mas não é sobre isso que gostaria de comentar.
Gosto de política desde a faculdade. Li muito sobre o assunto, a tal ponto que virei um verdadeiro chato quando encontro alguém que esteja disposto a ouvir – ou a falar, quando eu "permito". Rs
Uma das "descobertas" que fiz durante esses anos todos em que me mantive afeito ao tema foi o francês Daumier. Vejam a ilustração que colocamos no meio deste pequeno artigo.
Honoré Daumier (1808-1879) era um pintor e ilustrador que, numa época da vida, especializou-se em retratar, em especial, a comezinha política dos seus dias. Suas ilustrações deram-lhe tal fama que passou a ser apelidado o "Michelangelo da caricatura".
Ontem, durante a sessão na Câmara, reparei como os personagens do francês são atuais.
A quem não viu. Um vereador (Eduardo Lopes) recitou durante muitos minutos (25) uns Salmos da Bíblia. Muitos se opuseram ao tempo gasto na tarefa, que em geral é apenas quase uma formalidade. Ficaram na minha retina as imagens das pessoas da galeria querendo, exigindo, que ele parasse. E a atitude de certa displicência da parte dele, continuando a tarefa, sem aparentemente se comover.
Depois, vieram a abertura da sessão e os trabalhos propriamente ditos. O MST apareceu na casa, e fez as demonstrações de força de sempre. Tudo muito cordato, e não estou sendo irônico nestas observações. O ex-vereador Paulo Félix, ligado ao movimento, surpreendeu-me pela leveza e determinação de sua fala. Ele parece pisar o chão com singela leveza, inclusive. E quando nos cumprimentamos percebi uma força suave no olhar.
Muito se passou, vários vereadores deram coletivas, e depois fomos, vários jornalistas, conversar e comer e beber algo na La Ville. A conversa foi animada e muito interessante. Como sempre, sem conhecer muito todo mundo, fiquei meio calado. E observei os presentes com absoluta atenção. Foi muito legal.
É interessante como artistas como Daumier são atuais. Hoje, com internet e tudo o mais, fica fácil ver seu trabalho. Convido-os a fazê-lo. E a conectarem o que já se foi com o que vemos, aqui ao nosso lado, todos os dias. Vai que percebem conexões que a outros passam batido. Vai que apenas com isso ultrapassam o entendimento que vai da razão à verdade.
Rodrigo Contrera é jornalista e conselheiro de um condomínio em Taboão da Serra.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.