Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação

Share Embed


Descrição do Produto

Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação 1 Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de avaliação Physical Education Evaluation: Evaluation System Proposal NUNES, Tiago1 ([email protected]), ALVES, Ricardo1, NÓBREGA, Adérito2 Universidade da Madeira1 Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva2 Funchal, Portugal Fevereiro, 2012

Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação 2 Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação Physical Education Evaluation: Evaluation System Proposal Resumo Este trabalho surge enquadrado no Estágio Pedagógico em Educação Física, mais concretamente nas atividades de natureza científico pedagógico, e tem como objetivo a proposta de um de um sistema de avaliação em Educação Física para a Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. Para tal foi realizada uma recolha dos critérios de avaliação de dez escolas públicas da Madeira, entre as quais, oito são escolas básicas e secundárias e duas são exclusivamente do ensino secundário, com a finalidade de aferir que práticas são desenvolvidas nos ensinos básico e secundário na disciplina de Educação Física. A elaboração de um sistema de avaliação em Educação Física terá que ser congruente com o Programa Nacional de Educação Física (PNEF), respeitando os recursos e realidades das escolas onde é aplicado, assim como os objetivos traçados pelas mesmas como referência do sucesso escolar e de formação moral e cívica. A avaliação como processo regulador das aprendizagens e orientador do percurso escolar (Decreto-Lei n.º 94/2011,Anexo II, Artigo 12º &Decreto-Lei n.º 50/2011,Anexo II, Artigo 10º) requer uma aplicação coerente e adequada para que os processos inerentes à mesma sejam eficazes.

Palavras-chave: Avaliação; Avaliação em Educação Física; Educação Física

Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação 3 Abstract This work comes framed in a Pedagogical stage in Physical Education, specifically the activities of pedagogical scientific nature, and its main goal is to propose an evaluation system in Physical Education for the EscolaBásica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. For that was made a collection of evaluation criteria of ten public schools in Madeira, among which, eight of them are basic and secondary schools, and two are exclusively secondary, with the propose assess that practices are developed in basic and secondary school in the discipline of Physical Education. The preparation of one evaluation system in Physical Education must to be congruent with National Programme of Physical Education (PNEF), respecting the resources and realities of schools where it is applied, as well as the objectives plotted by the same references as of the school success and moral and civic formation. The evaluation as process controller of learning and advisor the school route (DecretoLei n.º 94/2011,Anexo II, Artigo 12º &Decreto-Lei n.º 50/2011, Anexo II, Artigo 10º) requires a consistent and suitable application for the inherent processes be effective.

Keywords: Evaluation, Evaluation in Physical Education, Physical Education.

Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação 4 Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação Physical Education Evaluation: Evaluation System Proposal Avaliação Desde o início da nossa existência que o Ser Humano avalia e é avaliado, diante da vida e perante as circunstâncias à sua volta. Este processo permite submeter e ser submetido a constantes averiguações que muitas vezes condicionam as nossas decisões, desejos e sonhos (Bratifische, 2003). Em termos legais a avaliação é definida como sendo o “processo regulador das aprendizagens, orientador do percurso escolar e certificador das diversas aquisições realizadas pelo aluno” e tem por objeto “aferição de conhecimentos, competências e capacidades dos alunos” de forma a verificar o grau de cumprimento dos objetivos fixados para o ensino (Decreto-Lei n.º 94/2011,Anexo II,Artigo 12º &Decreto-Lei n.º 50/2011,Anexo II, Artigo 10º). Segundo Bratifische (2003, p.21), avaliar em educação “é reconhecer, diagnosticar, desenvolver e valorizar a expressão individual, a cultura própria e a manifestação de afectividade, como um meio para a aprendizagem e formação integral do educando.”A avaliação tem objetivo de diagnosticar, para que sejam encontradas as dificuldades e as suas causas, desenvolvendo assim meios e estratégias adequadas, promovendo grandes ganhos para a educação e permitindo que os alunos tenham uma aprendizagem mais eficaz.

Modalidades de Avaliação Quando se fala em avaliação temos que ter em conta a forma como é realizada. Assim sendo, a avaliação das aprendizagens compreende as modalidades de avaliação diagnóstica, avaliação formativa e a avaliação sumativa (Andrade, 2008; Decreto-Lei 94/2011,Anexo II, Artigo 13º).

Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação 5 A avaliação diagnóstica é realizada no início do ano de escolaridade “devendo articular-se com estratégias de diferenciação pedagógica, de superação de eventuais dificuldades dos alunos, de facilitação da sua integração escolar e de apoio à orientação escolar e vocacional.” (Decreto-Lei94/2011,Anexo II, Artigo 13º). Permite também identificar o nível real dos alunos, fornecendo informações importantes para a definição de objetivos, estratégias e metodologias de ensino (Aranha, 2004). Segundo Andrade (2008) a avaliação formativa é de extrema importância, tendo sido regulamentada como a principal modalidade avaliativa do sistema educativo português. É definida como sendo uma avaliação intermédia que tem um papel de regulação. Concomitantemente dá informações acerca do processo, permitindo identificar eventuais dificuldades evidenciadas e possibilitando a “correção de insuficiências parciais em cada sequência de objetivos” (Aranha, 2004, p.46). Esta modalidade de avaliação assume um carácter contínuo e sistemático epermiteuma variedade de instrumentos de recolha de informação adequados à diversidade das aprendizagens (Decreto-Lei 94/2011,Anexo II, Artigo 13º &Decreto-Lei n.º 50/2011,Anexo II, Artigo 11º). De acordo com Fernandes et. al. (1994), a avaliação formativa é interna ao processo de ensino-aprendizagem, interessa-se mais pelos processos do que pelos resultados, torna o aluno protagonista da sua aprendizagem e permite diferenciar o ensino.

A avaliação sumativa “traduz-se na formulação de um juízo globalizante sobre as aprendizagens realizadas pelos alunos, tendo como funções principais o apoio ao processo educativo e a sua certificação” (Decreto-Lei 94/2011,Anexo II, Artigo 13º&Decreto-Lei n.º 50/2011,Anexo II, Artigo 11º), também é considerada a soma dos acontecimentos ao longo do processo, refletindo informações sobre o produto final (Aranha, 2004).

Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação 6 Avaliação em Educação Física De acordo com PNEF (2001a, p27,2001b, p34), a avaliação em educação física “realiza-se de maneira equivalente às restantes disciplinas dos planos curriculares, aplicandose as normas e princípios gerais que a regulam”. Ainda em relação ao PNEF (2001a, 2001b), a referência fundamental para o sucesso na disciplina de Educação Física baseia-se em três grandes áreas:Atividades Físicas (matérias), Aptidão Física e Conhecimentos. Esta ideia é reforçada na revisão de literatura realizada por Portela (2009), através da qual verificou que o principal contributo da Educação Física assenta no desenvolvimento das capacidades e habilidades motoras, não esquecendo a sua responsabilidade no que respeita ao desenvolvimento cognitivo e afetivo. Este desenvolvimento deve ser estimulado de forma intencional, e a aprendizagem nos domínios afetivo e cognitivo deve ser especificada tal como acontece no domínio motor. Tendo em conta o objetivo deste estudo, faz-se referência às finalidades do PNEF (2001a, p.6, 2001b, p.10), destacando alguns aspetos relevantes: 

Melhorar a aptidão física, elevando as capacidades físicas de modo harmonioso e adequado às necessidades de desenvolvimento do aluno.



Assegurar a aprendizagem de um conjunto de matérias representativas das diferentes atividades físicas, promovendo o desenvolvimento multilateral e harmonioso do aluno.



Promover a formação de hábitos, atitudes e conhecimentos relativos à interpretação e participação nas estruturas sociais, no seio dos quais se desenvolvem as atividades físicas, valorizando: o a iniciativa e a responsabilidade pessoal, a cooperação e a solidariedade; o a ética desportiva; o a higiene e a segurança pessoal e coletiva;

Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação 7 o a consciência cívica na preservação de condições de realização das atividades físicas, em especial da qualidade do ambiente.

Metodologia Para a realização deste estudo procedeu-se à recolha dos critérios de avaliação de dez escolas públicas do ensino secundário da Região Autónoma da Madeira. Registe-se ainda que oito são escolas básicas e secundárias e duas são exclusivamente do ensino secundário. Foram analisados vinte e oito sistemas de avaliação (100%), dos quais doze (42,9%) são relativos ao ensino secundário e dezasseis (57,1%) relativos ao 2º e 3º ciclos do ensino básico. Os dados recolhidos foram fornecidos pelas escolas em resposta a um ofício enviado para as mesmas, e através dapágina online das respetivas escolas que disponibiliza os dados de forma livre. Para o processamento de dados optou-se pela utilização do SPSS 17.0, utilizando uma análise descritiva com a finalidade de aferir a média de utilização das ponderações nos determinados domínios da aprendizagem e critérios de avaliação.

Apresentação e discussão dos resultados Na avaliação em Educação Física as ponderações atribuídas para cada domínio da aprendizagem variam de escola para escola e na nossa amostra podemos verificar que as diferenças são significativas em alguns casos. Para melhor entendermos estas diferenças os dados serão apresentados em forma de tabela, de modo a que a interpretação seja mais simples e eficaz. Devido à disparidade de terminologia utilizada pelas diferentes escolas optou-se por uniformizar os termos de acordo com a Taxonomia de Bloom referida num estudo realizado por Ferraz & Belhot(2010,pp.422,423). Assim sendo temos os seguintes domínios:

Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação 8 

Cognitivo: “relacionado ao aprender, dominar um conhecimento. Envolve a aquisição de um novo conhecimento, do desenvolvimento intelectual, de habilidade e de atitudes.”



Psicomotor: “relacionado a habilidades físicas específicas” inclui “ideias ligadas a reflexos, percepção, habilidades físicas, movimentos aperfeiçoados e comunicação não verbal.”



Afetivo: “relacionado a sentimentos e posturas. Envolve categorias ligadas ao desenvolvimento da área emocional e afetiva, que incluem comportamento, atitude, responsabilidade, respeito, emoção e valores.” Este domínio também é designado por sócio afetivo na medida em que os alunos desenvolvem um autoconceito de capacidade, uma vontade própria para participar nas atividades e satisfação com o processo de ensino e aprendizagem (Aranha, 2004, p.42). Em primeiro lugar far-se-á referência aos dados relativos ao Ensino Secundário nos

três domínios da aprendizagem. É de referir que apesar de a amostra ser constituída por dez escolas foram analisados 12 sistemas de avaliação, pois algumas escolas apresentam mais do que um sistema de avaliação para determinado ciclo de estudos. N

Minimum

Maximum

Mean

Std. Deviation

Domínio Psicomotor

12

50%

85%

65,00%

12,432%

Domínio Sócio-Afetivo

12

5%

25%

18,33%

5,365%

Domínio Cognitivo

12

5%

30%

16,67%

8,348%

Valid N (listwise)

12 Tabela 1 - Ponderações do Ensino Secundário

Pode-se verificar que na nossa amostra existem algumas diferenças significativas nos três domínios, sendo que o mais evidente é o domínio psicomotor, que apresenta um desvio padrão significativo e valores mínimos e máximos discrepantes. Nos restantes domínios apesar de similar discrepância nos valores mínimos e máximos, é apresentado um desvio

Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação 9 padrão mais reduzido, o que dá a entender que as ponderações atribuídas pelas escolas nestes domínios são idênticas. Em relação à avaliação do ensino básico foram analisados dezasseis sistemas de avaliação, que correspondem ao 2º e 3º ciclo, havendo ainda escolas que têm mais do que um sistema de avaliação por ciclo. N

Minimum

Maximum

Mean

Std. Deviation

Domínio Psicomotor

16

50,00%

75,00%

57,5000%

8,75595%

Domínio Sócio-Afetivo

16

5,00%

30,00%

23,1250%

7,04154%

Domínio Cognitivo

16

10,00%

30,00%

19,3750%

5,43906%

Valid N (listwise)

16 Tabela 2 - Ponderações do Ensino Básico

Pela análise da tabela podemos verificar que as ponderações atribuídas para cada domínio não diferem muito do ensino básico para o secundário. No entanto salienta-se a discrepância entre os valores mínimos e máximos que é significativa. O desvio padrão é um indicador que também sugere as diferenças na atribuição das ponderações para cada pelas escolas.

Proposta do sistema de avaliação Para a elaboração do sistema de avaliação teremos como base os dados recolhidos que dizem respeito aos procedimentos adotados pelas escolas analisadas, os programas nacionais de educação física, do Ensino Básico e Ensino Secundário, e ainda alguma literatura que sustente as opções tomadas. Assim sendo apresentaremos a proposta do sistema de avaliação e posteriormente justificaremos as opções tomadas.

Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação 10 Domínios de Aprendizagem

Psicomotor

65%

Avaliação

Critérios

Avaliação Formativa

Empenho

10%

Avaliação Formativa

Atividades Físicas

30%

Avaliação sumativa

Atividades Físicas

15%

Aptidão Física Avaliação Sumativa

10% (Fitnessgram)

Sócio Afetivo

20%

5%

Comportamento

5%

Cooperação

10%

Expressão oral e/ou escrita

10%

Avaliação Formativa

Avaliação Formativa Cognitivo

Pontualidade

15%

Teste de avaliação de Avaliação Sumativa

5% conhecimentos

Tabela 3 - Parâmetros de Avaliação para o 2º, 3º Ciclos dos Ensino Básico e Ensino Secundário

As ponderações para cada domínio tiveram como base os dados recolhidos em que a média das ponderações atribuídas para cada domínio foi o dado utilizado. O quadro de Extensão da Educação Física do PNEF foi igualmente determinante, demonstrando a importância que deve ser dada a cada área do conhecimento. Em relação ao domínio Psicomotor, os critérios utilizados têm como base o PNEF que indica as áreas de referência para o sucesso em Educação Física, sendo elas a Atividades Físicas (matérias) e aAptidão Física. A inclusão do empenho neste domínio é justificado pelo PNEF referindo que “as metas dos programas devem constituir, também, objeto da motivação dos alunos, inspirando as suas representações e [empenho] de aperfeiçoamento pessoal no âmbito da Educação Física”. O empenho revela-se de grande importância também “porque o que está em causa é a qualidade da participação do aluno na atividade educativa” (PNEF, 2001b, p.8).

Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação 11 No domínio sócio afetivo, a atribuição dos critérios foi baseada também nos PNEF, sobretudo na questão da cooperação. Este critério tem um contributo significativo “na melhoria da qualidade das prestações, especialmente nas situações de competição entre equipas, e também ao clima relacional favorável ao aperfeiçoamento pessoal e ao prazer proporcionado pelas atividades”(PNEF, 2001b, p.9). De acordo com a análise feita aos critérios de avaliação das escolas verificou-se que dos quarenta critérios recolhidos as escolas utilizam com mais Frequência a Assiduidade (15%), o comportamento (15%) e a Pontualidade (15%) como critérios. No caso específico da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva a assiduidade não poder ser avaliada porque ficou decidido em Conselho Pedagógico que os alunos não podem ser duplamente penalizados. Assim sendo optou-se por utilizar o comportamento e a pontualidade como critérios de avaliação. Em relação ao domínio cognitivo, os critérios utilizados visam controlar o processo de aprendizagem dos conhecimentos, e certificar os mesmos de forma oral e/ou escrita. O teste de avaliação encontra-se inserido na avaliação porque é o instrumento utilizado pela escola para a certificação dos conhecimentos. É a avaliação que controla todo o processo de ensino e aprendizagem, pelo que é importante definir as etapas de avaliação. A avaliação formativa, que tem função reguladora (Aranha, 2004), é de extrema importância, tendo sido regulamentada como a principal modalidade avaliativa do sistema educativo português (Andrade, 2008). Como tal é enfatizada no sistema proposto, tendo uma maior ponderação em relação à avaliação sumativa, que tem como funções principais o apoio ao processo educativo e a sua certificação” (Decreto-Lei 94/2011,Anexo II, Artigo 13º&Decreto-Lei n.º 50/2011Anexo II,Artigo 11º).

Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação 12 Conclusão A criação de um sistema de avaliação é um processo complexo e moroso que requer uma profunda análise dos programas de Educação Física, e das diretrizes do Ministério de Educação em relação ao processo de avaliação. Não obstante, é preciso ter em linha de conta os objetivos das escolas quer em termos académicos quer em termos de formação moral e cívica. A proposta idealizada surge como uma interpretação individual e unilateral dos programas de Educação Física e dos dados recolhidos das diferentes escolas, correndo o risco de não ser congruente com as mais variadas interpretações. No entanto considera-se que todos os aspetos em relação à avaliação e a promoção do sucesso escolar dos alunos estão contemplados, salvaguardando a importância da avaliação do processo de ensino e aprendizagem para que este seja realizado de forma continua e coerente.

Bibliografia 1. Andrade, N. F. (2008). A Avaliação da Disciplina de Educação Física no Ensino Secundário: Estudo do Pensamento de Professores, Alunos e Pais. Monografia, Universidade da Madeira. 2. Aranha, Á. (2004). Organização, Planeamento e Avaliação em Educação Física. Vila Real: Série Didáctica das Ciências Sociais e Humanas n.º 47, UTAD. 3. Bratifische, S. A. (2003). Avaliação em Educação Física: Um Desafio . Revista da Educação Física/UEM, 14(2), 21-31. 4. Decreto-Lei n.º 94/2011 de 3 de Agosto. Diário da República, 1.ª série — N.º 148 . Ministério da Educação e Ciência 5. Decreto-Lei n.º 50/2011 de 8 de Abril. Diário da República, 1.ª série — N.º 70 . Ministério da Educação.

Avaliação em Educação Física: Proposta de um Sistema de Avaliação 13 6. Jacinto, J., Comédias, J., Mira, J., & Carvalho, L. (2001a). Programa de Educação Física - Ensino Básico, 3º Ciclo. Ministério da Educação. 7. Jacinto, J., Comédias, J., Mira, J., & Carvalho, L. (2001b). Programa de Educação Física - 10º, 11º e 12º anos. Ministério da Educação. 8. Fernandes, D., Ferraz, M. J., Carvalho, A., Dantas, C., Cavaco, H., Barbosa, J., et al. (1994). Avaliação Formativa: Algumas Notas . Lisboa: Pensar a avaliação, Melhorar a aprendizagem.

Recuperado

a

partir

http://sitio.dgidc.min-

de

edu.pt/secundario/Documents/avaliacao_formativa.pdf. 9. Ferraz, A. P., & Belhot, R. V. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão

&

Produção,

17

(2),

421-431.

Recuperado

a

partir

dehttp://www.scielo.br/pdf/gp/v17n2/a15v17n2.pdf. 10. Portela, A. J. (2009). Percepção de Estudantes Estagiários Relativamente á Avaliação em Educação Física, Quanto ao Género e à Modalidade Desportiva. Dissertação de Mestrado, Universidade de Porto - Faculdade de Desporto.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.