Barão Viamonte da Boavista

May 28, 2017 | Autor: R. Charters-d'Aze... | Categoria: History, Genealogy, Historia, Genealogy-Family History, Historia I Genealogia
Share Embed


Descrição do Produto

stóriasdanossaHistória Ricardo Charters d:Azevedo

o Barão de Viamonte da Boavista I Foi 1.° Barão de Viamonte da Boavista, José Joaquim de Viamonte, que nasceu a 2 de janeiro de 1791 e morreu no Porto a 28 de abril de 1859. Foi coronel de Milícias de Vila Real e ulteriormente capitão do Exército, condecorado com as medalhas de Três campanhas da Guerra Peninsular. O título foi-lhe concedido por Decreto de 17 de novembro de 1848 (D.Maria 11). Casou, a:31de agosto de 1836 no Rio de Janeiro (Candelária), com Silvina Severa da Cunha, nascida a 31 de maio de 1819 e falecida uns dias depois do marido, filha de João da Cunha Pinto, fidalgo da Casa Real, e de sua mulher, Rosa Joaquina Baptista. Tiveram dois filhos, Júlia Eugénia Dias de Oliveira Viamonte (1837 - 1879) que casou a 1853, com Francisco António de Sousa da Silveira (Braga 1825 ·1891), com geração e José Dias de Oliveira da Cunha de Viamonte (Porto 2.1.1836 - Leiria 24.1.1891), que foi o 2.° Barão. José Dias de Oliveira da Cunha de Viamonte formou-se em Direito, na Universidade de Coirnbra, em 1859. No quarto ano jurídico fundou e redigiu A Liberdade, jornal político, que; pela sua atraente apresentação, parecia ser redigido por quem tivesse já longa experiênciajornalística. Colaborou também em várias outras publicações de Coirnbra e do Porto, entre as quais, a Página da Universidade, célebre livro-panfleto de Vieira de Castro. Abriu banca de advogado no Porto, onde se conservou pouco tempo, pois em 1860 mudou a sua residência para Leiria, onde se fixou durante os restantes anos da sua vida e onde encontrou sua esposa. Casou, a 19 de novembro de 1859, com Augusta Amélia de Faria Pinho e Vasconcelos, que nasceu a 24 de outubro de 1839 e vem a falecer a 10 de dezembro de 1910, filha dos lOS Barões de Salgueiro. Tiveram um único filho, José Pinho da Cunha Viamonte (1860 1878) que falece com 18 anos.

I

)Jornal de Leíría 20 de Outubro de 2016

José Dias de Oliveira da Cunha de Viamonte viu o título renovado por Decreto de 24 de julho de 1860 (D. PedroV). Em Leiria fundou O Leiriense (segundo deste nome), jornal político aparecido em 2.1.1863 e que teve uma vida bastante acidentada. Exercendo a advocacia, onde conquistou um lugar de relevo, mercê do seu talento e dás suas aptidões profissionais, dedicou-se também à agricultura, para o que estabeleceu a sua residência na Quinta dos Andrinos, a pouca distância de Leiria - importante propriedade herdada de seu sogro. Aí promoveu o aperfeiçoamento e a ampliação da cultura agrícola a tal ponto, que os respetivos produtos, especialmente frutas, alcançaram grande fama em toda a região. Filiado no Partido Regenerador, passou mais tarde para o Progressista por ter querido acompanhar o Visconde de Melício, João Crisóstomo Melício (1836 - 1899), com quem tinha grandes relações de amizade. Em 1878 conseguiu para o Partido Progressista, nessa altura na oposição, uma retumbante vitória eleitoral sobre o candidato regenerador e deputado pelo círculo de Leiria. No ano seguinte, o governo progressista nomeou-o governador civil do distrito de Leiria, cargo que voltou a desempenhar dez anos mais tarde. Em 1884, em renhidíssimas eleições por ele dirigidas em todo o distrito de Leiria, conquistou um lugar na Câmara dos Deputados, como representante de . Pombal. No ano da sua morte a Câmara Municipal de Leiria deu o seu nome à antiga Rua Direita e colocou uma lápide na casa em que faleceu. AnDas: escudoesquartelado:

I- Dias, de Fspanba sem timbre:

R-Oliveira; m-CUDba;

IV - Femandes. Coroa de JIarao. (Conc:essIo por carta de 17-n-1849).

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.