Biografia e síntese de fontes primárias de Apiano e Suetônio

September 14, 2017 | Autor: Lucas Augusto | Categoria: Ancient History
Share Embed


Descrição do Produto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
1º PERÍODO NOTURNO



ANDRÉ FREIRE DA COSTA
LUCAS AUGUSTO TAVARES DA SILVA
NIZAR H. HUSSEINI








BREVE BIOGRAFIA DE APIANO E SUETÔNIO/ SÍNTESE DOS TEXTOS: O PRIMEIRO TRIUNVIRATO, AS REFORMAS DE SILA E REFORMAS DE JÚLIO CÉSAR.











CURITIBA
2013
ANDRÉ FREIRE DA COSTA
LUCAS AUGUSTO TAVARES DA SILVA
NIZAR H. HUSSEINI




ANDRÉ FREIRE DA COSTA
LUCAS AUGUSTO TAVARES DA SILVA
NIZAR H. HUSSEINI








BREVE BIOGRAFIA DE APIANO E SUETÔNIO/ SÍNTESE DOS TEXTOS: O PRIMEIRO TRIUNVIRATO, AS REFORMAS DE SILA E REFORMAS DE JÚLIO CÉSAR.

Trabalho apresentado à disciplina de História Antiga do curso de Licenciatura em História da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Orientador (a): Profª. Dra. Adriana Mocelim


CURITIBA
2013
1. BIOGRAFIAS
1.1 APIANO
Apiano foi um historiador da Roma Antiga (de etnia grega) nascido em Alexandria. Desempenhou diversos cargos administrativos em Alexandria, e depois foi para Roma, onde trabalhou como advogado.Em 147 d.C. obteve o cargo de procurador do imperador Antonino Pio, pelo qual teve acesso à documentação imperial.
Sua obra principal foi a "História Romana", escrita em grego; é uma longa história da Roma Antiga, em 24 livros, que abrange desde a sua fundação até 35 a.C. É mais uma série de monografias do que uma história ligada. Dos vinte e quatro livros conservam-se apenas dez, do VI ao VIII e do XI ao XVII inteiros, bem como seções de outros.
1.2. SUETÔNIO
Caio Suetônio foi um escritor latino nascido em Roma. Um grande estudioso dos costumes de sua gente e de seu tempo e escreveu um grande volume de obras eruditas, nas quais descrevia os principais personagens da época. Foi, sobretudo, um indiscreto devassador das intimidades da corte romana, dando-nos uma visão íntima dos vícios dos imperadores e das picuinhas que dividiam a nobreza.
2. SÍNTESES
2.1. AS REFORMAS DE SILA
Havia uma grande crise quando Sila toma o poder e tenta restaurar as cidades e a República.
Sila foi eleito com poderes de um tirano segundo o seu desejo; Antigamente esse poder era limitado e ele o transformou em ilimitado pela primeira vez. Sila simulou dar poder ao senado e conservar as instituições, mas manteve o senado subordinado a ele.
Ele tira o poder da representação do povo no senado e liberta mais de dez mil escravos jovens e vigorosos dando lhes a cidadania romana, aumentando assim o povo e fortalecendo o seu poder pessoal dentro do estado.



2.2. O PRIMEIRO TRIUNVIRATO
O primeiro triunvirato constitui-se por um tratado informal de união de forças entre três homens (César, Pompeu e Crasso) com habilidades distintas e que apenas Cesar possuía o dom natural para articulações políticas.
Apesar da falta de aptidão para a política de Pompeu e Crasso, eles possuíam respectivamente prestígio militar, importante em uma sociedade extremamente militarizada, e riqueza. A astúcia de César nas articulações entre Pompeu e Crasso, os senadores e o povo, foram fundamentais para a criação desta administração republicana, e isto fica bem evidente como no caso da doação de boas terras da Cápua aos pobres e pais com três filhos; terras essas arrendadas em benefício do Estado.
O jogo cénico político de César com o senado foi capaz de manipular o povo em seu favor, que após algum tempo de "retiro" volta aclamado pelo povo e trazendo junto seus aliados Pompeu e Crasso.
2.3. AS REFORMAS DE CÉSAR
Quando Júlio César se tornou ditador de Roma em 46 a.C, tratou logo de realizar algumas mudanças. Ele completou o Senado, nomeou alguns indivíduos tornando-os patrícios, aumentou o número de magistrados e restabeleceu a dignidade e a honra daqueles que a tinham perdido por condenação judicial causada por intrigas. Quando era época de eleição de magistrados, com exceção de candidatos ao consulado, metade dos eleitos eram escolhidos de uma lista feita pelo povo e a outra metade composta por aqueles escolhidos pelo próprio César. Contudo, havia situações em que César indicava ao povo indivíduos de sua confiança para receberem o voto. Ele também concebeu privilégios aos filhos dos menos abastados da sociedade. Com relação à justiça, enviava os processos a juízes da ordem equestre e senadores, suprimindo os tribunos que formavam uma terceira categoria. Organizou em quarteirões o povo da cidade, através habitações coletivas chamadas ínsulas.
César também reduziu o número de indivíduos que recebiam trigo do Estado, e quando fosse realizado o censo demográfico da cidade, para que não surgissem dificuldades na contagem, decidiu que os pretores poderiam substituir os mortos por aqueles que não tinham o direito de participar do censo, com o intuito de que a contagem não sofresse grandes alterações a cada ano.
Depois de distribuir oitenta mil cidadãos nas colônias para preencher os vazios das cidades, impediu a todo cidadão maior de vinte anos e menor de sessenta, que não estivessem cumprindo serviço militar, de saírem da Itália por mais de três anos seguidos e proibiu igualmente todo filho de senador de se ausentar para longe, exceto quando estivesse acompanhado de um general ou algum magistrado.


















Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.