Brazilian Capital Market Development: the New Market / Desenvolvimento do Mercado de Capitais Brasileiro: o Novo Mercado

July 5, 2017 | Autor: Angela Donaggio | Categoria: Regulation And Governance, Capital Markets, Brazil
Share Embed


Descrição do Produto



Desenvolvimento do Mercado de Capitais Brasileiro:
o Novo Mercado



Angela Donaggio
Julya Sotto Mayor Wellisch
Tatiana Flores Gaspar Serafim

SUMÁRIO: 1. Nota Introdutória 2. Breve notícia histórica do mercado de capitais brasileiro antes do advento do "Novo Mercado" da BM&F Bovespa 3. Influências externas, motivações e objetivos do Novo Mercado 3.1 Histórico de governança corporativa e níveis especiais de listagem 3.2 Influências externas nas políticas do mercado de valores mobiliários brasileiro 3.3 Contexto interno do mercado de valores mobiliários brasileiro 4. Implantação, reformas e evolução do Novo Mercado 4.1 Implantação e reformas do Novo Mercado 4.2 Evolução do Novo Mercado 5. Conclusões

Introdução
O Novo Mercado, segmento especial de listagem criado pela então denominada Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), tem sido considerado como um dos principais responsáveis pelo crescimento verificado no mercado de valores mobiliários brasileiro durante primeira década do ano 2000.
Seguindo a tendência internacional da década antecedente e visando fortalecer a então incipiente utilização do mercado como forma de capitalização das companhias nacionais, a Bolsa lançou o Novo Mercado em 2000. Por meio do estabelecimento de boas práticas de governança corporativa por parte das companhias nele listadas, a Bolsa de Valores pretendia superar as dificuldades e barreiras que, à época, impediam o mercado de capitais nacional de cumprir um papel adequado e de relevância para o efetivo desenvolvimento econômico do país.
Inicialmente, o estudo dedica-se a contextualizar brevemente o mercado de valores mobiliários brasileiro a fim de se mostrar seu desenvolvimento, os obstáculos já superados e os que, eventualmente, ainda são vivenciados. Também pretende-se demonstrar a transformação do mercado brasileiro no período.
Especificamente quanto ao segmento de listagem Novo Mercado, pretende-se analisar as influências externas que inspiraram sua criação, as motivações e objetivos específicos da BOVESPA quando da adoção desta iniciativa autorregulatória. Este estudo se debruça, ainda, acerca do desenvolvimento do segmento desde sua implantação, abarcando também as reformas ao seu Regulamento específico durante o período e formas de garantir a sustentabilidade do segmento.
Este trabalho está dividido em quatro capítulos. Após a Introdução, o Capítulo 2 tece breves anotações sobre o histórico do mercado de valores mobiliários brasileiro até o ano 2000, isto é, até o ano de criação do Novo Mercado. Em seguida, o Capítulo 3 analisa as influências externas à criação do segmento, bem como as motivações e objetivos de sua implantação. O Capítulo 4 se dedica a descrever a evolução do segmento do ano 2000 em diante, ressaltando seus potenciais sucessos e fracassos e o Capítulo 5 conclui sugerindo hipóteses acerca da sustentabilidade do crescimento do mercado de valores mobiliários brasileiro após o advento do Novo Mercado.




2





2


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.