Brochura de Apresentação CIAC - Versão II

May 24, 2017 | Autor: Isa Mestre | Categoria: Communication, Science Communication, Research Centers
Share Embed


Descrição do Produto

Algumas palavras

CIAC/Universidade do Algarve Campus Gambelas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Edifício 1, Gab.2.24, 8005-139 Faro - Portugal T. (+351) 289 800 900 / Ext. 7541 | F. (+351) 289 800 067 [email protected] | www.ciac.pt CIAC/Escola Superior de Teatro e Cinema Avenida Marquês de Pombal, 22 B 2700-571 Amadora - Portugal T. (+351) 214 989 400 [email protected]| www.ciac.pt CIAC/ Universidade Aberta Campus do Taguspark, Edifício Inovação I Av. Jacques Delors, 2740-122 Porto Salvo - Oeiras T. (+351) 213916300 [email protected] | www.ciac.pt

Um centro de investigação que escolhe trabalhar com a investigação em Artes e as suas confluências com a Comunicação e as Tecnologias corre sempre grandes riscos, porque lidamos com ciências exatas e com o campo das Humanidades, muitas vezes, inexato. Apesar de todas as transformações pelas que passou o século XX, no século XXI continuamos a trabalhar com critérios positivistas, claramente inadequados, até mesmo para as ditas ciências “duras”. É necessário começarmos a trabalhar com um paradigma diferente que permita um verdadeiro diálogo entre artes e ciência, sobretudo, porque as fronteiras entre estes dois campos há muito que se esboroaram. Se os critérios científicos/positivistas nunca foram adequados para se compreender as artes, hoje em dia não são sequer adequados para se compreender a própria ciência já que esta busca novos caminhos e, curiosamente, estes caminhos aproximam-na das humanidades. Ilya Prigogine, emérito químico, trabalhou com a Teoria da Complexidade na tentativa de encontrar respostas satisfatórias a uma série de questões que os seus estudos sobre a termodinâmica impunham. Reconheceu, como vários cientistas também o fizeram, que os princípios científicos apenas, não seriam suficientes para dar conta de um universo em constante expansão onde as certezas cartesianas são substituídas por dúvidas, onde a organização é substituída pela compreensão, e aceitação, do caos. O pensamento complexo é, acima de tudo, um pensamento dialógico que permite uma abordagem transdisciplinar entre áreas aparentemente tão diversas como a filosofia e a ciência. A crença neopositivista na unidade da ciência há muito que perdeu o seu lugar. Não faz sentido, portanto, continuarmos a aprisionar toda a investigação numa gramática científica. Nem toda a investigação produz um output científico, mas toda e qualquer investigação deve produzir um output de conhecimento. Qualquer tipo de conhecimento. Desde que a base desta investigação esteja bem assente no rigor, que não é premissa apenas das ciências, e na genuína necessidade de construir um diálogo profícuo e constante que não exclui as diferenças, os erros, os ruídos e que, acima de tudo, não tenta, inutilmente, organizar o caos. Mas procura, sabiamente, negociar com ele. Mirian Tavares

Apresentação

Criação Artística

O CIAC surge em 2008 como resultado da fusão de dois centros de investigação não financiados: o Centro de Investigação em Ciências da Comunicação e Artes (Universidade do Algarve) e o Centro de Investigação em Teatro e Cinema (Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL). Atualmente agrega ainda investigadores da Universidade Aberta, parceira na criação do Doutoramento em Média-Arte Digital, e do Instituto Superior da Maia.

Como centro de investigação de excelência uma das grandes prioridades do CIAC continua a ser promover a articulação entre teoria e prática artística. Assim, no período compreendido entre 2008 e 2014 foi desenvolvida uma linha de exploração da criação artística que resultou na produção de mais de uma dezena de exposições, peças de teatro, obras de videoarte e de média-arte digital.

Sediado na Universidade do Algarve, o CIAC não se restringe ao espaço que ocupa no interior das duas instituições de origem mas integra também investigadores e colaboradores de outras universidades do país e do mundo, bem como estudantes de doutoramento e investigadores de pós-doutoramento. A atuar na área dos estudos artísticos o CIAC manteve desde sempre um carácter interdisciplinar, desenvolvendo investigação em artes (artes visuais, cinema, teatro) e comunicação e, mais recentemente, na produção de plataformas e artefactos digitais.

De modo a divulgar os seus projetos e a partilhar conhecimentos e experiências com o público, tanto o especializado quanto o mais geral, o CIAC organiza regularmente encontros científicos nos quais reúne investigadores da área e dá a conhecer os projetos e resultados do centro. Desenvolve ainda uma linha editorial para a disseminação da investigação científica e artística. O trabalho levado a cabo pelo CIAC é hoje sobretudo marcado pela exploração das novas tecnologias com o intuito de disponibilizar, de modo rápido e acessível, os resultados de investigação relevante nas áreas da Comunicação e das Artes. Exemplo claro desta necessidade de partilha do conhecimento é a plataforma Cross Media (www.crossmediaplatform.ciac.pt) que divulga todo o trabalho desenvolvido pelo centro. É ainda de realçar que o CIAC desenvolve programas de formação pós-graduada, ao nível do 2ºCiclo, do 3º Ciclo e de pós-doutoramentos.

Plataforma Cross Media Desenvolvida com o objetivo de cruzar arte, comunicação e tecnologia num só espaço, a plataforma Cross Media é um local privilegiado de diálogo entre todas as linhas e grupos de investigação do CIAC. Mais do que um simples banco de dados, através desta plataforma o CIAC garante a disseminação de todo o trabalho produzido nas suas linhas de investigação. Assente no alicerce do dinamismo e da criatividade, a plataforma serve ainda de estímulo à criação de novas linguagens artísticas e comunicacionais. Com recursos verbais, textuais, sonoros e audiovisuais, a plataforma Cross Media explora as potencialidades da tecnologia digital para estimular novos modos de comunicação de forma interativa e dinâmica. Assistir a entrevistas com realizadores de cinema, ter acesso a excertos de alguns guiões de obras de teatro ou cinema e recuperar alguns dos eventos principais organizados pelo centro são apenas algumas das possibilidades que a plataforma Cross Media permite aos seus utilizadores. Com um funcionamento simples e intuitivo, o utilizador pode conhecer o universo investigacional do centro, os seus investigadores, o trabalho desenvolvido, assim como ter acesso aos conteúdos dos projetos de investigação.

Publicações

Linhas de Investigação

No âmbito do desenvolvimento das suas atividades, o CIAC promove com regularidade a publicação de textos de investigação, recorrendo a diversos suportes e formatos.

O trabalho de investigação desenvolvido no seio do CIAC encontra-se organizado em torno de três linhas fundamentais:

A parceria com a editora Gradiva permitiu a criação da linha editorial Artes e Media, cujo intuito foi o de juntar, num projeto comum, uma casa editorial de excelência e um centro que procura, através de diversas ações, revitalizar os estudos nas áreas das manifestações artísticas, por si só e na sua relação com os media. Os processos de criação e difusão artística estão hoje, mais do que nunca, ligados às tecnologias; por sua vez, o desenvolvimento dos media digitais conduz a que estes integrem, necessariamente, as artes como instância criativa e criadora de novos produtos.

Arquivos e memória Compreende a produção de plataformas digitais, interligadas à plataforma base do centro, que acolhem o resultado dos projetos desenvolvidos nas diversas linhas de investigação no intuito de promover a circulação e a difusão dos conteúdos de arquivos materiais pré-existentes, por um lado e por outro a criação de arquivos de raiz utilizando as tecnologias dos novos média.

Criação de Artefactos Digitais Esta diretriz é voltada para a produção de artefactos digitais que promovem a interligação entre as artes e as tecnologias, sendo que parte dos produtos aqui desenvolvidos são resultado de projetos cuja matriz se encontra nos cursos de formação avançada acolhidos pelo CIAC. A produção de artefactos digitais está intimamente relacionada à ideia geral de produção de arquivos e da preservação da memória, sobretudo no que diz respeito ao património imaterial.

Literacias Investigação fundamental ou aplicada sobre mecanismos de apropriação de princípios, técnicas/métodos, códigos/convenções próprios das Artes ou dos Média, em contextos diferenciados. Os projetos adjacentes às linhas de investigação são, assim, parte importante do processo que visa sobretudo criar condições para interpelar as artes e a comunicação de um modo cada vez mais critico e reflexivo.

Grupos de Investigação Artes Computacionais e Média Criativa | Coordenador: Adérito Fernandes Marcos Este grupo de investigação visa a realização de investigação tanto ao nível da computação ou dos computadores como das tecnologias dos medias juntamente com a conceção de experiências estéticas altamente apelativas e envolventes que fundamentem o desenvolvimento de artefactos computacionais criativos e inovadores fortemente interligados com cenários de uso de cariz artístico, intercultural e socialmente intervencionistas, permitindo compreender e alargar as fronteiras da arte e da tecnologia, da cultura, do entretenimento e da educação e as suas implicações na vida quotidiana. Arquivo e Memória | Coordenador: Pedro Alfonso Ferré Este grupo reúne investigadores cuja pesquisa incide primordialmente tanto sobre a criação e desenvolvimento de arquivos literários e artísticos de relevo patrimonial como sobre a reflexão analítica e teórica deles decorrente. A questão da memória cultural e da sua preservação e difusão surge, assim, como um eixo que confere coerência à atividade do grupo, convocando como é natural um cruzamento de diversas áreas do saber e práticas diferenciadas, que vão desde as artes visuais, estudos literários, filologia, novas tecnologias, new media, etnografia, antropologia ou criação em ambiente digital.

Texto & Cena | Coordenador: Armando Nascimento Rosa O grupo aprofunda a pesquisa e a criação aplicadas em torno de um binómio nuclear em teatro, partindo de uma aceção ampla do que se entende por «texto», abrangendo com este não apenas a dramaturgia verbalizada que a cena trabalha e apropria, como também toda uma diversa gama de textualidades que integram os múltiplos elementos não-verbais que configuram entendimentos contemporâneos de partitura cénica e performativa. Literacias e Comunicação | Coordenador: Vítor Manuel Reia-Baptista O grupo tem por objetivo desenvolver projetos de investigação que possam contribuir para a aquisição de conhecimento avançado sobre as diferentes dimensões comunicativas presentes nas principais atividades artísticas das sociedades modernas, na História, teoria e investigação aplicada às linguagens, tecnologias, meios de comunicação e respetivas literacias. O grupo também tenciona manter as portas abertas a outras atividades de investigação que possam contribuir para um melhor conhecimento das diferentes artes e ofícios presentes nos múltiplos processos de comunicação de massa, que formam alguns dos mais atuais e predominantes meios de consumo cultural.

Maria Eugénia Miranda Afonso Vasques Marina Estela Graça Merja Sinikka Nousia de Mattos-Parreira Maria Fátima Ferreira Nunes Maria Helena Gonçalves Serafim Costa Padrão Maria Paula Pinto Soares Maria da Graça Parro de Oliveira Correa Natália Laranjinha

Paula Maria Gonçalves Soares Paulo Jorge Morais Alexandre Pedro Alfonso Ferre Ponte Philip José Rodrigues Esteves Sandra Cristina de Jesus Boto Tatjana Manojlovic Vitor José Crêspo Cardoso Vitor Manuel Nabais Tomé Vítor Manuel Reia Baptista

Comissão de Acompanhamento: Aurelio González y Perez | El Colegio de Mexico | México Erik Hendling | Universidade de Lund | Suécia Massimo Canevacci | Universidade de São Paulo | Brasil Ignacio Aguaded | Universidade de Huelva | Espanha Rita Irwin | Universidade British Columbia | Canadá

Bolseiros: André Sousa Carlos Boita Edgar Alves

Gaelle Marques Isa Mestre Jorge Mestre Simão

Equipa de Investigação

Formação Avançada

O CIAC é atualmente constituído por um núcleo de 42 investigadores integrados e 102 colaboradores que desenvolvem estudos nas áreas da comunicação, artes visuais, literatura, computação e teatro.

Para além de agir como um motor crítico e criativo no seio do universo académico e da investigação, o CIAC promove, desde a sua criação, programas de formação avançada. De momento o centro conta com a seguinte oferta:

Comissão Executiva Coordenadora: Mirian Estela Nogueira Tavares

- Doutoramento em Media-Arte Digital - UALG/UAb - Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes – UALG - Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes – UALG - Mestrado em Teatro – ESTC

Investigadores Integrados: Adérito Fernandes Marcos Alexandre Pieroni Calado Amílcar Pinto Martins Ana Cristina Russo Chafirovitch Ana Isabel Candeias Dias Soares Ana Luísa Fernandes José Gonçalves Ana Maria da Assunção Carvalho António Manuel da Costa Guedes Branco António Pedro Cabral dos Santos Armando Rodrigues do Nascimento Correia Rosa Bruno Miguel dos Santos Mendes da Silva Célia Sousa Vieira

David João Neves Antunes Diana de Vallescar Palanca Elizabeth Simão Carvalho Fernando Jorge de Sousa Faria Paulino Fernando Sampaio Martins Amaro Inês Maria Veiga Guerra Santos Isabel Cristina Folgado Rio Novo Jean Paul Bucchieri José Manuel Emiliano Bidarra de Almeida José Paulo de Lemos e Melo Cruz Pereira João Maria Gomes Ribeiro Mendes Luísa Augusta Monteiro Araújo de Sá

- Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico – ESTC - Pós-Graduação em Artes Visuais e Performativas – UALG Para além destes programas, o CIAC oferece ainda um Programa Avançado de Pós-Doutoramento que conta com investigadores nacionais e estrangeiros que desenvolvem projetos em torno das linhas de investigação do centro. Os resultados destes programas de formação avançada estão à vista com contribuições de inestimável valor para um melhor conhecimento das artes e da comunicação, envolvendo investigação original e aplicada. São exemplo disso os vários estudos publicados na área das artes visuais, do teatro, do cinema, da comunicação, da computação e dos novos media. A diversidade das linhas investigacionais constitui uma orientação estratégica do CIAC, que assim alarga, através da formação, o campo de pesquisa e discussão de âmbito mais especializado desenvolvido pelos projetos.

www.ciac.pt

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.