capa, orelha e contracapa de Marx selvagem

Share Embed


Descrição do Produto

TIBLE

JEAN TIBLE

O empreendimento de Jean Tible é ousado e original. Como promover um encontro entre a teoria marxiana, tendo em conta sua filosofia da história, com os povos ditos selvagens, que não se resignam ao triste papel de resíduos arcaicos de um processo histórico destinado ao “progresso”? O presente trabalho não é um exercício de especulação teórica, mas responde a um contexto preciso em que etnias indígenas da América Latina assumem um protagonismo geopolítico, obrigando a esquerda tradicional do continente a rever seus dogmas sobre o estatuto da produção, do desenvolvimento, do próprio Estado. Ao traçar uma ponte entre a sociedade sem Estado vislumbrada por Marx e a sociedade contra o Estado de Clastres, o autor dá sua tacada inicial, contrarrestando a subordinação da categoria de selvagens aos clichês da dialética histórica. Em um tour de force suplementar, relativiza a dicotomia entre Marx e o perspectivismo ameríndio, extraindo um devir-índio no autor de O Capital. Não se trata de uma mascarada filosófica, tal como o fez Deleuze ao pincelar um Hegel filosoficamente barbudo e um Marx imberbe, na esteira do bigode da Gioconda, mas sim de uma aposta política. Viveiros de Castro, Davi Kopenawa e

MARX SELVAGEM

COLEÇÃO ANNABLUME MULTIDÕES_COLETIVO GRÁFICO ANNABLUME_JEAN TIBLE_MARX SELVAGEM

---------

---------

Laymert Garcia dos Santos

---------

Jean Tible é graduado (PUC-SP, 2001) e mestre em Relações Internacionais (PUC-Rio, 2005) e doutor em Sociologia (Unicamp, 2012). Atualmente é professor de política externa brasileira do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA) e diretor de projetos da Fundação Friedrich Ebert (FES).

---------

Peter Pál Pelbart

MARX SELVAGEM

Por que ler Marx agora? E, ainda por cima, por que ler Marx Selvagem? Conheço o texto desde que ele começou a ser gestado e sempre me impressionou sua crescente atualidade. Assim, meu primeiro impulso é dizer que precisamos ler o livro de Jean Tible porque somos brasileiros, porque somos latino-americanos, porque estamos vivendo um momento singular e uma conjuntura única na América Latina. É quando aprendemos a deixar de dizer "Si, señor" para os antigos senhores de dentro e de fora do continente, que nos colonizaram durante cinco séculos. Agora não é mais só a minúscula Cuba que ousa levantar a voz. Em toda parte, no Equador, na Venezuela, na Bolívia, e last but not least no Brasil, multiplicam-se as experiências coletivas nas quais se afirma a vontade de autonomia. Marx Selvagem tem tudo a ver com isso, é ao mesmo tempo um reflexo do e uma reflexão sobre o acontecimento latino-americano. Jean Tible foi reler o filósofo que decifrou o enigma do capitalismo, em busca do modo como surgiu e se desenvolveu em seu pensamento uma relação positiva com os povos selvagens do passado e do presente. Havia mais do que simpatia. Havia um interesse genuíno pelo modo como pensavam a questão do coletivo e como se norteavam por outros valores que não a onipresente mercadoria e seu fetiche. Acompanhando a evolução do pensamento de Marx sobre a matéria, iluminamos de um modo diferente a aventura política latino-americana contemporânea. Trata-se do mesmo velho Marx? Sim e não. Marx continua incontornável, como bem assinalou Michel Foucault. Mas Marx Selvagem é uma novidade que tem tudo a ver conosco.

Formato aberto: 53,8 x 16 cm (lombada: 1,8 cm)/ Formato fechado: 23 x 16 cm/ Suporte: Supremo 240 g/m²/ Acabamento: laminado fosco

23.00 23,00

---------

---------

toda uma antropologia reversa desempenha aqui um papel crucial, ao evitar que a articulação entre as lutas ameríndias e as ciências sociais se dê sob o modo da sujeição ao eurocentrismo apoiado na transcendência e na representação. Fazendo um uso heterodoxo de Mariátegui, Benjamin, Mauss, LéviStrauss, Oswald, Negri e tantos outros, é todo um paradigma ocidental que se vê aqui canibalizado e colocado em xeque, ao sabor e no frescor de uma pesquisa que aceita pensar-se à luz dos combates do presente.

10,00

16,00

1,80

---------

16,00

---------

10,00

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.