Certo ou Errado?

Share Embed


Descrição do Produto

Certo ou errado?
"Ah! Não me diga que concorda comigo! Quando as pessoas concordam comigo, tenho sempre a impressão de que estou errado". Este pensamento é atribuído a Oscar Wilde, escritor britânico, autor de grandes obras literárias, entre elas "O Retrato de Dorian Gray considerado obra prima da literatura inglesa. Nosso literato Paulo Coelho também falou sobre o certo e o errado: "Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia". Um pensamento simples e forte. Talvez Renato Russo pensasse diferente quando escreveu "Quando tudo nos parece dar errado acontecem coisas boas que não teriam acontecido se tudo tivesse dado certo". Imagine você pegando o ônibus errado e, justamente por causa desse incidente conhecer a grande paixão de sua vida. Isso pode acontecer. Como também pode ocorrer de você se perder num bairro desconhecido e ser assaltado. Certo ou errado? Como definir?
Talvez o certo seja acabar de uma vez por todas com essa história. Sério. A partir de hoje não existirá mais certo ou errado. Vamos decretar isso em nossas vidas. Parece impossível? Estou errado falando isso? Nesse caso, o certo seria você ou, mais precisamente, seus conceitos sobre a questão. Que tal se a partir de hoje, você passasse a considerar que existe o adequado e o inadequado? Isso é um pouco diferente do certo ou errado, não é? Vamos pegar o exemplo do relógio do Paulo Coelho. Ele diz que mesmo um relógio parado estará certo pelo menos duas vezes ao dia. Pensamento lúcido de um grande mestre da literatura que vendeu mais de 150 milhões de exemplares, com obras editadas em mais de 168 países com tradução em 81 idiomas. Diante de tanta grandiosidade, vamos logo concordar que ele está certo, ou estaria errado?! No entanto, agora que você já sabe o truque pergunte: o tal relógio é adequado ou inadequado? Ou seja, ele cumpre as funções que se espera de um relógio? Claro que não. Isso quer dizer que mesmo que ele esteja "certo" duas vezes ao dia, ele é totalmente inadequado para nossos interesses, ou para função que lhe é atribuída. A moça que vestia um biquíni de bolinhas amarelinhas que na palma da mão se escondia, estava errada ao fazê-lo? Provavelmente para a época fosse inadequado, pois hoje o difícil é ver o biquíni, o que dizer então das bolinhas amarelinhas?! Você acredita que faz a coisa certa, mas seu patrão ou mesmo sua mulher (ou marido) te acha um errado. Questione. O que faço ou sou é adequado ao que se espera de mim? Suas atitudes podem ser inadequadas para os demais, mesmo que você as considere certas! Podem ser inadequadas temporariamente. Poe exemplo, usar terno na praia e apenas sunga num casamento religioso tradicional. As vestimentas não são erradas, são inadequadas para a ocasião. Algumas atitudes também!
Uma resposta ao Renato Russo, que não podemos deixar de dar, é que quando tudo nos parece dar errado é porque algo fugiu do controle. Nesse caso o "barco" ficará à deriva e só poderemos contar com a sorte para que coisas boas, inesperadas, cruzem nosso caminho. Mas, cá entre nós. Quantas vezes isso já te aconteceu? Portanto, mesmo que você acredite estar certo em suas atitudes, questione se essa sua crença é adequada à sua saúde ou ao seu sucesso!
Um fim de semana adequado à sua felicidade!
Donizete Romon é jornalista e palestrante
www.romon.petecaeventos.com.br

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.