Chamada para formação de dossiê temático: \"Propostas e desafios nos usos de documentos históricos em sala de aula\"

June 25, 2017 | Autor: Gabriel Castanho | Categoria: História, Fontes históricas, Em Sala De Aula, Fontes Primárias
Share Embed


Descrição do Produto

Chamada para formação de dossiê temático:

Propostas e desafios nos usos de documentos históricos em sala de aula

Objetivo: Em forma de resumos, aceitamos até o dia 20 de novembro de 2015 propostas de artigos que se enquadrem no perfil abaixo. O objetivo é formar um dossiê temático que será apresentado como proposta à Revista História Hoje – Revista Eletrônica de História e Ensino da ANPUH (Qualis B2), cabendo à aceitação final do dossiê a avaliação da mesma. Os artigos devem ser de autores com título de doutor em qualquer área. Entretanto, serão analisadas propostas de artigos em que ao menos um autor possua tal titulação. Os critérios de seleção levarão em conta a melhor adequação ao que é proposto no texto abaixo. Em outra fase, os artigos, depois de selecionados, deverão se adequar aos parâmetros estabelecidos pelo referido periódico. Serão aceitos no máximo dez artigos para compor este dossiê. Salientamos que esta é a chamada de uma proposta que será enviada ao periódico e que dependerá de sua decisão editorial.

Apresentação: Do que é feita a História? A simplicidade aparente de tal pergunta esconde a enorme complexidade e pluralidade de respostas possíveis. De matéria escrita, imagética ou arquitetônica dirão certamente alguns; de sons e sabores afirmarão outros. Haverá ainda aqueles que falarão da memória (oral ou não) que atravessa os tempos. Todos se encontram na convicção de que os documentos/fontes primárias do passado constituem a matéria prima do historiador, o grão a partir do qual é possível produzir o pão que alimentará a curiosidade, o interesse ou a necessidade de mentes, coletividades e instituições de nosso tempo. Antes de ser uma pergunta acadêmica é uma questão de ofício e, portanto, viva em seu aspecto mais evidente: o ensino da História em escolas e universidades. Partindo de tais premissas, o presente dossiê pretende congregar contribuições de diferentes horizontes geográficos, temporais, teóricos e metodológicos em torno de algumas questões centrais: como transportar, para a sala de aula (da educação Básica ou Superior), a oficina do historiador? Sob quais condições, documentos/fontes primárias podem e são utilizados em sala de aula na produção do conhecimento histórico? Em que medida tais documentos criam constructos para reflexões de consciência histórica no ensino? Buscam-se experiências e reflexões que compreendam não somente o documento escrito, mas também registros de outras naturezas, como imagens, patrimônios arquitetônicos, peças arqueológicas, sons, artefatos diversos e mídias digitais.

Justificativa: Refletindo a respeito da importância dos estudos históricos, Joseph Morsel defendeu, em 2007, o caráter combativo de nossa disciplina em um mundo que progressivamente menospreza o ensino de História em escolas e universidades (os cortes na quantidade de horas/aula de História se espalham mundo a fora nesse início de século XXI). Paradoxalmente, seja pela lógica acadêmica do “publish or perish”, ou pelo bombardeio midiático proporcionado por filmes, livros, músicas e jogos de videogame, a História cada vez mais é impulsionada na direção da divulgação de seus conhecimentos. O profissional de ofício se encontra, assim, face a uma contradição que o pressiona no sentido de uma forma específica de difusão da matéria histórica chamada de “vulgarização” do conhecimento histórico. O presente dossiê pretende abordar de frente essa questão capital a partir de um foco preciso. De fato, mais do que a mera divulgação do conhecimento histórico de forma acabada, os artigos tratarão: da “vulgarização” do processo de construção do conhecimento histórico por meio do trabalho (teórico e/ou prático) com os documentos históricos em sala de aula; das maneiras como tais documentos podem ser trabalhados para além da mera ilustração de determinado evento. Em outras palavras: como tais documentos podem servir de base para eficazes instrumentos didáticos no ensino de História. Os artigos deverão, na medida do possível, demonstrar como os usos de tais documentos para construção do conhecimento histórico produzem reflexões, trazem mais complexidade aos saberes

e despertam nos estudantes interesses múltiplos que incentivam a interdisciplinaridade. E-mail para envio dos resumos: [email protected] Organizadores: Prof. Dr. Gabriel de Carvalho G. Castanho (IH/UFRJ PPGHIS) Prof. Dr. Jorge Victor de Araújo Souza (IH/UFRJ ProfHistória)

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.