Ciclo de Palestras para o Ensino em Pedagogia Social Comunitária

Share Embed


Descrição do Produto



Comunidade:
agentes sociais, lideranças comunitárias





Ciclo de palestras pedagogia social comunitária


O Ciclo de Palestras Pedagogia Social Comunitária se realiza no desenvolvimento dos conteúdos da Disciplina Educação Comunitária.
Conjuntamente com os setores de Arte e Cultura e de Responsabilidade Social, o Ciclo de Palestras: Pedagogia Social Comunitária é uma iniciativa institucional para o aprofundamento das ações de incentivo à manifestação artística, social, cultural e de ação pedagógica junto às comunidades.
Trata-se de um trabalho interno/externo ocasionando a intervenção social como praxis pedagógica onde teoria e prática definem caminhos para o desenvolvimento educacional.
Este Ciclo de Palestras: Pedagogia Social Comunitária se realiza como parte da de estudos comunitários em Educação.
Este é o momento em que estudantes de Ciências da Educação realizam encontros com agentes sociais, pessoas chaves da comunidade, lideranças comunitárias em vários campos que se entrelaçam nos estudos. Cultura, arte e sociedade organizada propiciam maior interação das problemáticas, cases de sucesso, resultados através das ações sociais porquanto possa o estudante aproximar-se dos processos em que se deram as organizações sociais comunitárias.
Ciclos de Palestras é posto aqui como uma categoria dos vários processos técnico-metodológicos das ciências em oportunizar a manifestação dos agentes socioculturais. Um ciclo desta natureza institui no estudo comunitário na área das Ciências da Educação vários modos concorrentes à expressão das comunidades relacionadas aos focos de atenção desde suas características como depoimentos, narrativas de vida, esclarecimentos historiográficos, procedimentos delineadores das ações realizadas, rodas de conversa, tematizações que se definem no encontro comunitário, participam de seminários, conferências, jornadas acadêmicas, proposições institucionais como extensões acadêmicas, culturais, e, de organizações que se estabelecem junto à comunidade como atuação dos projetos que realizam.
Considera-se que ao organizar encontros possibilita-se subsídios ao desenvolvimento de um Projeto de Aplicação em Pedagogia Social Comunitária e, simultaneamente promove ações concernentes ao desenvolvimento educacional com a intervenção pedagógica.
A partir da teoria que encaminha à proximidade com a vida social comunitária é propositada a prática de observação, dela se prepara o diagnóstico social para o aprofundamento e concernente desenvolvimento de um Projeto de Aplicação. O Ciclo de Palestras: Pedagogia Social Comunitária possibilita o conhecimento das contradições vividas das comunidade e o encaminhamento de etudos acadêmicos com a intenção de, ao mesmo tempo promover a exeqüibilidade de um ou mais projeto de ação pedagógica em conjunto com a instituição.
Com o Ciclo de Palestras Pedagogia Social Comunitária pode-se conhecer o comprometimento dos alunos, bem como o estudo teórico, a interação com a realidade local, a observação, o contato inicial com uma abordagem direcionada à pesquisa/ação, o relatório geral com a participação de líderes comunitários, associações, organizações não governamentais, grupos de pessoas que atuam diretamente para o bem estar e crescimento da comunidade e concomitante apresentação pública das ações comunitárias.
As atividades na promoção do conhecimento acadêmico e a relação direta com os universos sociais. Nesse sentido, entende-se a importância do encontro entre instituição e comunidade que, concomitante ao programa de investigação possibilita a vinda de pessoas com histórias de vida, práticas sociais muito elevadas a promover ações conjuntas entre instituição e sua responsabilidade social de seu entorno e do profissional em Educação no campo da Pedagogia Social Comunitária.
Os relatórios gerais apresentados possibilitam os melhores entendimentos científicos na composição interdisciplinar ao intercambio de saberes, percebendo-se as relações educativas transdisciplinaridade inerentes na apresentação comunitária, e de seus agentes a torna-se, a partir destes encontros o meio valioso que encaminha o pedagogo social, especialmente comunitário em se aproximar da realidade comunitária, e dos meios interventivos que a Pedagogia Social Comunitária possa proporcionar para o desenvolvimento compartilhado de novos saberes.


Considerou-se que Ciclo de Palestras abrange todos os modos interativos/discursivos que podem levantar questionamentos em auxiliar o estudante a ponderar sobre as ações educativas no coletivo da realidade comunitária apresentada.








Exemplo do constituendo da ação educativa:


CICLO DE PALESTRAS

Ciclo de Palestras: Pedagogia Social Comunitária se compõe de sete (7) momentos diferentes com palestras de líderes comunitários e com ações sociais. O projeto da disciplina incide sobre a pesquisa academica a partir de um relatório circunstancial do processo de observação. O trabalho prossegue com a participação dos alunos nos encontros nas comunidades e concomitante realização dos Projetos de Aplicação que serão apresentados no sentido de possibilitar a sua execução.


Exemplificando o procedimento que realiza cronograma em agenda educativa em Pedagogia Social Comunitária:

 
CONVIDADOS

1. Grupo social convidado

Associação dos Músicos (região da cidade, bairro, vila, rua).
Nome do agente social comunitário, função, atuação, historiografia do grupo e pessoal do convidado.

Exemplo.

O professor de violino (apresenta-se o agente social) tratará das atividades da comunidade, dos trabalhos sociais, da realizações musicais, culturais, bem como da realidade vivida na comunidade (nome em específico da comunidade e associação) em relação à participação social, dos programas sociais governamentais, da situação social em relação à políticas locais e ao aprendizado, manifestação sociocultural das tradições, dos modos de vida e a música.

2. Situação de interesse de pesquisa anteriormente conhecida em dados e demais informações sobre a comunidade que se apresenta:
 
Uma das questões a serem abordadas é a premência de uma educação que se relaciona à gravidez precoce.



3. Conformidade do grupo de trabalho na pesquisa sobre a comunidade necessita estar de algum modo relacionado. Assim, o início do trabalho entre os alunos tratará sobre o tema em que focam como prioritário que possa atuar sobre a questão de urgência, problemática social.

4. O ciclo de palestras possibilitará avaliar as ações pretendidas em se desenvolver projeto de intervenção educativa. Considerando o potencial da associação, grupo, coletivo, o agente social comunitário em relação ao ajuste técnico e teórico desses processos intervencionais desejados.

5. O ciclo de palestras elucidará os fatores condicionantes das atividades a serem realizadas que se integram ao estudo da problemática estudada, e das possíveis emergentes no ciclo de palestras.

6. Sejam quais forem as intenções focadas, atividades lúdicas e artísticas que possam promover a dinamização de uma educação para a vida, na busca de conscientização da problemática, da situação cultural, de uma tradição que necessita de aportes que possam transformar e/ou apoiar caminhos para a sua dissuasão entre outras possibilidades que surgem durante o encaminhamento de um projeto em Pedagogia Social Comunitária que alcance a realidade local.
 
7. Grupos de trabalho, de estudos comunitários e nome dos alunos participantes

8. O Ciclo de Palestras se relaciona a um pré-projeto de estudo de determinada comunidade, faz parte do processo relacional do pesquisador e comunidade, trata de tema focado às buscas que possam ampliar a visão sobre a realidade dada, que suplementem as ações pretendidas, que promovam as interações com as problemáticas em que consideram demanda comunitária.

9. São, portanto, os pesquisadores, alunos que estruturam e realizam o Ciclo de Palestras conquanto possam se apropriar desses novos saberes nas diversas palestras que se integram ao conhecimento comunitário, incluindo outras comunidades em que outros grupos de estudo e pesquisam se relacionam e desejam focar na atenção educativa preliminar de um prévio diagnóstico da realidade local.

10. O Ciclo de Palestras torna-se uma ação educativa para a comunidade acadêmica, alunos e profissionais, comunidades convidadas, comunidades (interno/externo ao processo educativo universitário).


Os palestrantes dinamizam as questões imediatas e as subsidiadas que se aproximam do trabalho pretendido.


11. O Ciclo de Palestras proporciona nos estudos subsequentes o cruzamento das informações dos dados de pesquisa com o que o apontando com os agentes comunitários.
12. Possibilita traças melhor as direções das estratégias pedagógicas considerando atenções que dinamizam os resultados.
13. Tematizações inerentes ao processo da pesquisa educação e comunidade podem proporcionar o entendimento, por exemplo: de que o crescimento pessoal se faz solidário e ao mesmo tempo dentro das medidas, dos limites causados na organização familiar.
14. A associação do exemplo – músicos -, mostrou em sua ação sociocultural, como base de suas práticas, ação no núcleo social família.
15. Questiona-se que as atividades, no caso musicais, seguem algum tipo de preceito, doutrina, se estabelece apenas ao nível da expressão musical tradicional, realiza pesquisa, busca a qualidade, a ética das escolhas que abrangem a conduta dos pares sociais e confirmam a responsabilidade por tomadas de decisão.

16. Avalia-se portanto se a pesquisa possibilita o conhecimento de atuações sociais onde a Pedagogia Social Comunitária atua: A busca do aprofundamento nas relações comunitárias, o desenvolvimento de valores humanos, cidadania, o ensino e a aprendizagem para a formação integral humana para o bem-estar, conhecimento e felicidade.

17. Relatório que promoverá as discussões que auxiliarão os grupos de estudos e de ação educativa profissional a promover as metas desejadas.


Exemplo de relatório de palestra:


A comunidade tem a oportunidade com a Associação de Músicos de conviver e aprender com a expressão artística musical a técnica, a teoria, e mutuamente possibilitar com que a escola desenvolva processos disciplinares e transdisciplinares sobre o tema em foco a respeito da maternidade. A palestra teve como meta explicitar as atividades de musicalização, de conhecimentos dos múltiplos repertórios musicais, bem como da integração da arte com as necessidades locais que tratam do bem-estar social. São retomadas ao conhecimento das fontes históricas, lingüísticas da comunidade em correspondência ao retrato trágico de uma realidade que protela o atendimento à saúde dos jovens. Os palestrantes puderam demonstrar que as ações pedagógicas comunitárias a serem elaboradas tem na música um aliado ao processo de intervenção educativa junto às várias instituições socioculturais que congregam a juventude criativa, a ensinar, portanto, os cuidados necessários pra que o tempo da juventude seja integralmente vivido e respeitado. Essa paisagem situacional, com o potencial da Associação dos Músicos possibilitará o crescimento humano. Considerou-se o espaço social criativo para a formação musical, compreendendo a historiografia da comunidade, compositores, arranjadores, instrumentistas nascentes.
Outra questão de importância é a integração da escola em proteger os direitos da comunidade, de sua juventude em alcançar a formação profissional em vários setores do conhecimento, tendo como base os temas transversais sobre a gravidez precoce. A apresentação também mostrou alguns processos de aculturamento que se relacionam a uma economia do individual frente ao coletivo.
A comunidade e suas urgências, e simultaneamente as ações oriundas de Política Educacional demanda se ocupar como estratégia interventiva, aulas de música gratuita constituindo-se voluntariado para os cuidados da família à instrução, a promover em etapas a serem desenvolvidas para a valorização dos espaços sociais educativos, com ações que possibilitem a manutenção da escola presente na comunidade. Além disso a organização de biblioteca musical que oferece novos contatos da juventude com a produção cultural, possibilidades de se oferecer cursos para a produção de espetáculos musicais, de shows, de festivais que incentivem o reconhecimento público das ações sociais da juventude – incluindo adultos e crianças - no sentido de conferir que o direito à educação não se restringe a metas oficiais do estudo disciplinar, que estudos musicais promovem o acrescimento de novos saberes, propicia o equilíbrio entre sentidos e significados dados sobre a existência, tornando-se veículo também interdisciplinar para as ciências matemáticas, línguas, compartilhamento de conhecimentos e o desenvolvimento de acervo próprio.

Ações sociais, culturais, artísticas, do artesanato e, especialmente música são orientações pedagógicas sociais na comunidade, a estruturar e organizar grupos, a apoiar as atividades escolares, ao professor e administrador a favorecer relações diretas e indiretas do grupo estruturante em Pedagogia Social Comunitária a promover consultorias e respostas criativas junto aos setores de saúde com orientação direcionada às jovens mães, pais no sentido de maior entendimento da situação vivida em encontrar todos os esforços para o bem-estar e felicidade comunitária.
Outras ações que podem desencadear o acolhimento se relaciona à Assistencia Social, à Psicologia Social Comunitária em atuar em conjunto em direçãos às mudanças.
Em relação ao acolhimento da criança e mãe no seio da família, entende-se que o acompanhamento dos setores de saúde, possibilite a compreensão dessa nova etapa na vida social.
Aprender um instrumento musical, participar de grupos de aprendizado mútuo, integrar as atividades ao universo escolar, encontrar os meios para que parte desse aprender musical se realize no espaço escolar, de se constituir as parcerias para o crescimento do projeto interventivo assomado às organizações sociais, culturais, religiosas a unir forças para que as ações pedagógicas comunitárias se estendam à conscientização dos cuidados com a criança, adolescente, jovem em situação de vulnerabilidade.
Diminuir o encargo de maternidade, propiciar direcionamento aos estudos tendo a música como fonte
que não dispunham de meios para organizar o enxoval, assim, e ao mesmo tempo orientações éticas para a vida, para a busca de significados através da mobilização para o enfrentamento das dificuldades que evidenciam as comunidades sociais no Brasil.
A atenção à criança em fase de desenvolvimento, fez com que a associação buscasse meios para prover com alimentação e apoio no ensino nos contra-turnos escolares. Outra questão para a apresentação é a integração com a comunidade no sentido de abranger esforços para a emancipação econômica da comunidade oferecendo cursos de artesanato, além da confecção de bolsas, tapetes entre outros objetos que possibilitam o provimento da família.
Nesse sentido, a Associação Vale da Benção também busca desenvolver parcerias com instituições que tenham como fundamento o crescimento humano em direção ao bem-estar social.


A capoeira, uma das mais importantes manifestações da cultura afro-brasileira deve integrar-se à escola promovendo os valores que se relacionam à história brasileira, fundamentalmente da vida do homem africano e suas relações com os organismos sociais e políticos do país.
O trabalho desenvolvido com o Mestre Déa se faz de encontro das políticas públicas em educação para o desenvolvimento da pessoa, e nesse sentido, estabelece como referencia o trabalho corporal que é realizado pelos manifestantes culturais entre dança, cantoria, confecção de instrumentos, indumentárias, a produção musical, a integração ritualística e o jogo marcial.
A palestra se realiza entre a teoria e a própria manifestação artística, cultural possibilitando o entendimento dos processos que a promovem como fonte substancial para o conhecimento pedagógico.

Nome dos convidados:
Apresentação:

Alunos Participantes:

Os estudos em Pedagogia Social possibilitou a participação do professor no Congresso Ibero Americano de Pedagogia Social que acontece em novembro próximo.
http://pt.scribd.com/doc/50594945/III-Congreso-Iberoamericano-de-Pedagogia-Social-2011
 
O trabalho a ser apresentado com o tema Educação para Uma Pedagogia Social Comunitária realizado conjuntamente com o professor Dr. Fausto dos Santos discute a importancia do desenvolvimento da investigação em Pedagogia Social em relação à espeficidade da abordagem em comunidade, construção de categorias que envolvem um projeto de intervenção pedagógica na comunidade.
 
Sobre o autor:

propedromoreira.blogspot.com.br
Curriculum Vitae
http://lattes.cnpq.br/4328652537015326
Books
www.barnesandnoble.com/s/Pedro+Moreira+Nt?_requestid=862041


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.