Ciclo de Seminários Turísticos Integrados - SITIS

June 19, 2017 | Autor: Bruno Brito | Categoria: Turismo
Share Embed


Descrição do Produto

X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado de Roraima – SNCT-RR

Ciclo de Seminários Turísticos Integrados – SITIS: Planejamento estratégico voltado para o desenvolvimento do turismo em Pacaraima-RR. BRITO¹, Bruno Dantas Muniz de ¹ [email protected] Universidade Estadual de Roraima Palavras Chave: Turismo, Pacaraima, Planejamento Estratégico, Sensibilização, Amazônia Setentrional.

INTRODUÇÃO A nuance de participação plural e popular no desenvolvimento local consiste num grande desafio para muitos municípios brasileiros (RUSCHMANN, 1997). Atender a expectativas e demandas divergentes demandam trabalho e disposição da gestão pública e seus artífices, haja vista que princípios como o da economicidade, previsibilidade, eficácia e eficiência precisam estar na ponta do vetor desse processo. Entre essas propostas destaca-se o vetor turístico (MOLINA, 2001), como uma importante ferramenta de desenvolvimento e de fortalecimento da economia local. Preparar um destino turístico para receber seus visitantes é tarefa das mais complexas e exige muito tempo e energia para se concretizar. Dito isso, o município de Pacaraima, situado no extremo norte da Amazônia (estado de Roraima), engendra em seu bojo muito desse contexto. Consiste numa cidade localizada no marco BV-8, fronteira com a República Socialista Bolivariana da Venezuela, distando cerca de 220Km da capital Boa Vista. Nesse sentido, o presente Trabalho objetivou promover a construção de uma corrente reflexiva acerca do papel que deve ser executado pelo município e seus agentes locais na construção de uma paradigma sustentável, forte e prospero do turismo regional. MATERIAL E MÉTODOS A proposta, subsidiada por meio de um projeto piloto de extensão universitária, realizou ciclos de 04 (quatro) seminários temáticos no município de Pacaraima–RR voltados à sensibilização, reflexão, discussão e formatação de roteiros que visem o desenvolvimento de áreas estratégicas para atividade turística local, além de fomentar o debate entre diversos atores sociais e setores produtivos da sociedade pacaraimense com o intuito de fortalecer a visão holística voltada para a atividade turística. Os princípios balizadores do processo consistiram em: PARTICIPAÇÃO; DEMOCRACIA; SUSTENTABILIDADE; RESPEITO, e; EFICIÊNCIA. A proposta se baseou nas teorias e proposições defendidas por Boaventura (2004), Marconi e Lakatos (2001), Sampieri (2006) e Santos (2004). Os seminários foram conduzidos por meio da formação de Grupo Focal, mobilizados em torno das linhas temáticas propostas, a saber: Roteiros turísticos regionais; Programa de sensibilização turística junto as comunidades tradicionais; Propostas de qualificação profissional para a mão de obra dos empreendimentos turísticos regionais envolvidos nos roteiros sugeridos; Proposição de diretrizes para um plano de marketing estratégico, focado na promoção de roteiros regionais. Com isso, as ações foram pensadas na

perspectiva de estruturação continua e orgânica das áreas tidas como de relevante potencial turístico. RESULTADOS E DISCUSSÃO Com base no exposto, e nas informações obtidas junto aos 4 SITIS propostos e realizados no município de Pacaraima - Roraima, podemos concluir que se faz importante pensar e empreender na estruturação deste destino turístico voltado para o contexto ecoturístico, étnico, cultural e de compras. O trabalho empreendido, de forma geral, atendeu as expectativas, considerando a participação dos atores locais em todo processo. Contudo, essa participação poderia ter sido ainda maior. Observouse, no decorrer de todo processo, que a participação social ainda é bastante incipiente, fato este confirmado pelo pequeno volume ações empreendidas no município voltadas ao atendimento das demandas turísticas. CONCLUSÕES Pacaraima, assim como alguns pequenos municípios do Brasil, tem uma situação fronteiriça privilegiada. Também desponta em sua localização, servindo de porta de entrada e saída para a Venezuela, sendo cenário de fluxo permanente de veículos e pessoas, motivados pelos mais distintos e amplos interesses. Essas pessoas, com demandas diversas, detêm (em seu âmago) algo em comum: o deslocamento por Pacaraima. Sendo assim, fazse premente que os munícipes, empresários e as comunidades indígenas possam buscar meios de desenvolver estratégias inteligentes e criativas de estruturar seu produto turístico, permitindo com que esses visitantes tornem-se turistas de um dia, até chegarem no patamar de muitos dias ou semanas. As potencialidades em todo território municipal são numerosas, as quais precisam ser ainda melhor estudadas e trabalhadas com vistas ao aproveitamento turístico. Nesse sentido, não se demandam grandes estruturas nem tão pouco investimentos pesados em sua organização. O planejamento turístico visa adequar estratégias de identificação, organização, implementação e manutenção dos atrativos com vistas ao seu uso turístico, perfazendo no espaço e território um estilo de consumo consumptivo. ____________________ BOAVENTURA, E. Metodologia da Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2004. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. SAMPIERI, Roberto Hernández, COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGrawHill, 2006. SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 6 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. MOLINA, Sérgio. Turismo: Planejamento integral. Bauru, SP: EDUSC, 2001. RUSCHMANN, D. Turismo e Planejamento Sustentável. Campinas: Papirus, 1997.

Apresentação na forma: ( X ) Oral ( ) Pôster Deseja submeter trabalho completo? ( ) Sim (X) não

Rua Sete de Setembro, 231– Canarinho – 69.306-530 – Boa Vista/RR. Email: [email protected]

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.