Civilização e Cultura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

May 28, 2017 | Autor: F. De Carvalho Gu... | Categoria: Pedagogía, Educação
Share Embed


Descrição do Produto

História na Educação 2 Fabiana de Carvalho Guerra Data: 22/08/2015

Civilização e Cultura nos anos iniciais do Ensino Fundamental Durante as séries iniciais do Ensino Fundamental, os alunos deverão ter a oportunidade de iniciar a construção de diversos conceitos que os acompanharão no estudo de História nos anos subsequentes. Cultura e Civilização são dois desses conceitos. Vejamos então o que sejam Cultura e Civilização. Na visão da antropologia, temos uma concepção mais abrangente de cultura sendo tudo aquilo que é produzido pelo homem, transformando e transcendendo o mundo natural e assim se autoproduzindo (Carneiro 2009). A sociologia afirma que só o homem possui cultura, sendo esta tudo aquilo que resulta da criação humana (ideias, artefatos, costumes, leis, etc.). Para alguns historiadores, dever-se-ia empregar o termo “culturas” já que não se pode equiparar ou mesmo comparar as diversas culturas existentes nos diferentes lugares e tempos estudados. As Culturas seriam os ‘significados, atitudes e valores partilhados e as formas simbólicas (apresentações, objetos artesanais) em que eles são expressos ou encarnados’ (Couceiro, apud Carneiro, 2009). Assim, os bonecos do carnaval de Olinda, as barcas de Veneza, as cerimônias de casamento árabes e as interações sociais dos jovens de classe média da cidade do Rio de Janeiro são igualmente manifestações culturais. Apesar de verificarmos no dia-a-dia o emprego do termo “cultura” como sinônimo de “erudição” (qualidade de erudito – aquele que possui instrução vasta e variada, segundo o Dicionário Michaelis), sendo este termo utilizado para diferenciar ou hierarquizar pessoas ou

grupos sociais, essa hierarquização inexiste do ponto de vista dos historiadores. Não se considera que existam culturas superiores ou inferiores, pois, como já foi dito, não é possível compará-las, sabendo-se que se tratam de manifestações próprias dos homens no tempo e no espaço. No interior de uma mesma civilização podemos encontrar variadas culturas. O termo civilização designa o grau de sociabilização e desenvolvimento alcançado por determinada sociedade (Civilização Maia, Civilização Egípcia, Civilização Ocidental). Esse grau de desenvolvimento é resultado de uma série de mudanças que resultam da experiência histórica de um povo. Em consequência disso, uma civilização difere da outra, sendo que alguns aspectos comuns categorizam uma determinada sociedade como tendo alcançado um grau mais ou menos avançado de civilização. Em resumo esses aspectos são o aprimoramento técnico e intelectual. O termo civilização comporta uma generalização. Como dito anteriormente, diversas culturas se encontram no interior de uma mesma civilização e o que torna seus diversos participantes em membros da mesma civilização são os traços comuns entre eles (língua, crença, conjunto de leis às quais se submetem, valores morais comuns e outros). É importante ressaltar que a hierarquização dos graus de civilização vem ao longo dos diversos períodos históricos sendo utilizada para justificar o domínio de alguns povos sobre outros. Considerando que o papel da escola é não apenas informar conteúdos, mas formar cidadãos conscientes e participativos, esta deve instrumentalizar os alunos desde as primeiras séries do ensino fundamental com conceitos (que se consolidarão ao longo da trajetória escolar) que os possibilitem compreender a necessidade do respeito e valorização de todos os indivíduos dessa tão diversificada sociedade humana, para que não se coloquem no papel de dominados ou de dominadores. Para isso é necessário um trabalho responsável e consciente por parte do professor e nesse quesito os Parâmetros Curriculares Nacionais se propõem a ser “instrumento útil no apoio às discussões pedagógicas em sua escola, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa...”.

Para as séries iniciais do Ensino Fundamental, os PCN propõem como eixos temáticos norteadores:  Para o primeiro ciclo: a História Local e a História do Cotidiano.  Para o segundo ciclo: a História das Organizações Populacionais. Nas abordagens dos diversos conteúdos relacionados aos eixos temáticos citados podemos introduzir noções que levarão ao entendimento dos conceitos aqui especificados: Cultura e Civilização. Podemos, por exemplo, valorizar a cultura local (através do trabalho com o levantamento de semelhanças e diferenças de costumes, origens, de organização familiar, etc. entre os alunos e os demais membros da comunidade escolar) no trabalho com o primeiro ciclo das séries iniciais como forma de constituir uma “identidade social do estudante, fundada no passado comum do seu grupo de convívio, mas articulada à história da população brasileira” (BRASIL, 1997). Para isso devemos utilizar diversas fontes e documentos históricos (documentos pessoais do aluno, fotografias, notícias de jornais, brinquedos, comidas e vestimentas típicas, etc.). O trabalho com diversas fontes deve seguir durante o segundo ciclo, quando se dará a abordagem da História das Organizações Populacionais. A diferença entre os conceitos de Cultura (ou culturas) e Civilização pode ser ressaltada ao realizarem-se estudos dos contextos de deslocamentos dos diversos grupos que participaram da formação da sociedade brasileira bem como das diferenças entre hábitos, festas, objetos e modos de vida entre os habitantes das regiões do Brasil atualmente e entre membros de diversos grupos de habitantes de uma mesma região, relacionando esses aspectos à herança cultural deixada pelos povos e etnias que compuseram tais regiões. Dessa forma, os conceitos aqui abordados serão, como os demais conceitos referentes ao estudo da História, introduzidos e – ao longo da trajetória escolar – consolidados, contribuindo para a formação de sujeitos capazes de compreender o mundo em que vivem e nele atuar de forma crítica, construtiva e responsável, respeitando a diversidade e as singularidades presentes na sociedade.

Bibliografia: Carneiro, Neri de Paula – Uma antropologia da Cultura III: Cultura a criação humana. 2009. http://meuartigo.brasilescola.com/filosofia/uma-antropologia-cultura*-iii-cultura-criacaohumana.htm. Acesso em 17 de agosto de 2015 Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.