Com o apoio de Livros Horizonte: colecção Media e Jornalismo

June 5, 2017 | Autor: Anabela Gradim | Categoria: Science Communication, Comunicação de Ciência
Share Embed


Descrição do Produto

É a partir de entrevistas feitas aos coordenadores de algumas das melhores e mais representativas unidades de investigação portuguesas, de um vasto espetro de áreas científicas; e de um inquérito à comunidade científica lançado a nível nacional que se traçam neste livro os desafios e o rumo da comunicação da ciência em Portugal. A partir dos dados recolhidos nas entrevistas – onde os responsáveis se expressam em discurso direto – e nos inquéritos, reconstruímos o que os investigadores portugueses têm a dizer aos seus pares e à comunidade relativamente ao modo como comunicam e se responsabilizam pelo seu trabalho. Através desta multiplicidade de contributos, é possível traçar uma radiografia sobre a conceção de ciência, sua prática, comunicação e avaliação por parte de quem a produz em Portugal hoje. A diversidade da amostra, abrangendo múltiplos campos disciplinares, permite perscrutar as diferentes sensibilidades em função da área científica, os problemas que a investigação enfrenta, os desafios que se colocam aos investigadores na era do capitalismo científico, e os novos modelos de difundir o conhecimento, a partir da perspetiva daqueles que, diariamente, fazem da ciência a sua luta quotidiana.

Anabela Gradim • Ricardo Morais Anões aos ombros de gigantes

Comunicar ciência é um dos principais desafios que os investigadores portugueses hoje enfrentam. As unidades de investigação nacionais sentem que o paradigma da produção científica está a mudar e nas palavras dos seus presidentes, diretores e coordenadores urge comunicar melhor e em meios com mais impacto a ciência que se faz em Portugal.

Anões aos ombros de gigantes: Desafios contemporâneos na comunicação de ciência

••••••••••

Anabela Gradim Ricardo Morais

Com o apoio de

ISBN 978-972-24-1820-1

Anabela Gradim é licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto, e doutorou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior com a tese “A dimensão comunicacional da semiótica de Peirce”. Presentemente ensina Jornalismo, Comunicação e Retórica na Faculdade de Artes e Letras da UBI, e é investigadora do Labcom – Laboratório de Comunicação Online – desde a sua fundação. É autora de três livros, duas coletâneas, e diversos artigos e capítulos de livros. Os seus interesses de investigação prendem-se com o Jornalismo, a Comunicação de Ciência, a Semiótica, a Retórica e o interface destas disciplinas com a Cibercultura e os Novos Media. Ricardo Morais é licenciado em Ciências da Comunicação e Mestre em Jornalismo: Imprensa, Rádio e Televisão, pela Universidade da Beira Interior. Atualmente é professor assistente convidado da Faculdade de Artes e Letras da UBI, onde leciona Jornalismo Radiofónico e Televisivo. Encontrando-se a concluir o doutoramento em Ciências da Comunicação nesta instituição de ensino, desenvolve uma investigação que pretende analisar as diferentes dimensões das oportunidades de participação oferecidas aos cidadãos pelos novos media. Foi bolseiro de investigação dos projetos “Public and Private in Mobile Communications” e “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media Portugueses”, ambos desenvolvidos no Labcom - Laboratório de Comunicação Online.

MEDIA E JORNALISMO

Capa Anões_FINAL.indd 1

15/02/2016 17:47:50

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.