COMO ASSIM LEVAR A MINHA CRUZ? O QUE É ISSO?

June 5, 2017 | Autor: C. Matos | Categoria: Historical Jesus, Religious Studies
Share Embed


Descrição do Produto

COMO ASSIM LEVAR A MINHA CRUZ? O QUE É ISSO?
(Carlos E M Matos - Publicado 16/03/16)
Hoje em dia é muito fácil entender o que é levar a cruz. Estamos muito familiarizados com a Pascoa Cristã, a Crucificação de Cristo, e a trajetória que Ele carregou a Sua cruz, a conhecida VIA DOLOROSA.



No entanto, essa expressão, não é uma expressão dos discípulos de Cristo, onde Eles que ensinaram. Essa expressão veio da boca do próprio Jesus Cristo, antes de ser crucificado, quando Ele ainda estava vivo. Vejamos o triplo testemunho dos Evangelistas:

Mt 10:38 "E quem não toma a sua cruz, e não segue após Mim, não é digno de Mim.
Mt 16:24 Então disse Jesus aos Seus discípulos: "Se alguém quiser vir após Mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-Me;

Mc 8:34 E chamando a Si a multidão, com os Seus discípulos, disse-lhes: "Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-Me.

Lc 9:23 E dizia a todos: "Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-Me.
Lc 14:27 "E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após Mim, não pode ser Meu discípulo.

Vemos portanto, que essas palavras, com algumas testemunhas, nos prova que são palavras diretas de Jesus, antes mesmo de Ele dar o exemplo, antes mesmo de Ele levar Sua cruz nas costas. Então o que vemos, é que não poderíamos entender esse discurso de Cristo antes de Ele morrer e ressuscitar. As palavras de Cristo foram mesmo ditas para nós que vivemos depois de sua morte, ou do contrário não conseguiríamos entender, à semelhança dos judeus que O negaram. O exemplo de Cristo é narrado no Evangelho de João como vemos:

Jo 19:17 E, levando Ele às costas a Sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota.

"Levar a cruz" é uma atitude de fé, porque não é algo que sempre conseguimos. Às vezes não temos força para levar a cruz, como foi o caso do Senhor Jesus:

Mt 27:32 E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a Sua cruz.

Então, às vezes, quando não suportarmos mais, alguém irá nos ajudar, seja Deus, ou o próprio Cristo, ou usando algum cristão, ou estrangeiro (como foi o caso do Simão de Cirene). No entanto, levar a cruz até não suportarmos mais é a nossa parte e o nosso compromisso como seguidores de Cristo.

E O QUE LEVAR A CRUZ?


Levar a cruz é uma parábola ampla com inúmeros significados. No entanto, "levar a cruz" é suportar uma dificuldade sem abandonar. Levar a cruz pode ser:

- Suportar um marido rabugento, que não deixa a esposa ir para a Igreja
- Suportar um filho doente, em todo o tratamento que for necessário
- Suportar as humilhações que uma mulher possa trazer a seu marido
- Suportar dificuldades financeiras ao lado da pessoa que você se comprometeu e se casou
- Suportar perseguições religiosas diante daqueles que não entendem a sua fé
- Suportar o preconceito, a rejeição, a perseguição, os intempéries por uma causa justa

(No meu entendimento limitado essas são cruzes que devemos carregar)

E POR QUE NÃO É BOM CORTAR A CRUZ?

Por causa da glória. O tamanho da sua cruz é o tamanho da prestação da sua casa celestial. Se você diminui o valor da parcela, você em tese aumenta as prestações. E caso a pessoa morra antes da quitação da casa, no mundo celestial, a casa eterna será tudo aquilo que você pagou. Se você pagou pouco, sua casa será o que você depositou. Principalmente em se tratando de fé, porque a fé sem obras é morta, assim como o espírito sem o corpo é morto. Então, quando estamos tratando de depósitos, a gente sempre deve fazer um sacrifício a mais para aumentar a recompensa na hora da colheita final.

A questão da cruz é realmente uma perspectiva final: a prova que a pessoa pode suportar na vida para receber sua recompensa. Diminuir a prova ou fugir da prova não gera uma recompensa de vitorioso, senão uma recompensa podada, de certa forma sabotada. É o mesmo de dar uma medalha a um atleta olímpico que tomou estimulante para ganhar a competição. Parte da glória de sua medalha será do remédio doping, não do esforço do atleta. De certa forma é desonesto. De certa forma é covardia. De certa forma é sabotar-se. Isso não é a vitória que Cristo conquistou para nós.

A semelhança e o exemplo que Cristo nos deu é carregar a cruz até o limite. Jesus foi surrado carregando a Sua cruz. No entanto, quando a cruz física ficou pesada, pois sobre Ele estava um peso muito maior, que era o pecado da humanidade, coisa que ninguém poderia ajudar Ele a carregar. Ainda por cima o Pai o abandonou, e tudo isso fez parte da Sua grande vitória. Jesus, como um homem sem pecado, e a morte como sendo o salário do pecado; morte e Jesus não são duas coisas que combinam. No entanto, sendo conduzido à morte injustamente, Cristo atraía sobre Si um peso muito grande de injustiça. Foi muito injusto, sendo assim, Ele ganha o direito para compensar toda essa injustiça. Essa foi a questão. Agora carregar uma cruz de madeira era uma coisa que qualquer pessoa suportaria levar até o final, pela via dolorosa. E foi por isso que Simão ter o ajudado não diminuiu sua glória. Pelo contrário, trouxe sobre Simão uma recompensa contrária à de Judas Iscariotes, Simão se tiver se tornado cristão, ficou como um ícone heroico na história do Cristianismo: assim como a pessoa que ajudar alguém a levar sua cruz será recompensada, sem roubar em nada a sua glória no momento da recompensa.

No entanto cortar a cruz, levá-la aos pedaços, ou diminuí-la é um ato covarde, é o mesmo que querer enganar Deus, e de certa forma é negar a cruz que Cristo deu para nós carregarmos.



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.