Como criar um Street View com o aplicativo Google Camera e o Google Maps Views

July 26, 2017 | Autor: Arlete Meneguette | Categoria: Geocollaboration, Geocolaboração
Share Embed


Descrição do Produto

Como criar um Street View com o aplicativo Google Camera e o Google Maps Views Arlete Meneguette Engenheira Cartógrafa PhD em Fotogrametria, Livre Docente em Cartografia Professora Doutora da Unesp de P. Prudente Mapeadora e Revisora do Google Map Maker Principal Colaboradora do Fórum Google Maps Mentora do Google Maps para Língua Portuguesa Líder do Grupo de Educadores Google P. Prudente https://plus.google.com/+ArleteMeneguette Rodrigo Mongeroht Estudante de Engenharia Cartográfica Unesp - Câmpus de Presidente Prudente Empresa Virtual Fast View Maps https://plus.google.com/116587724456593357944 https://plus.google.com/+FastViewMaps

https://unesp.academia.edu/ArleteMeneguette/Papers

Objetivos 1.

Apresentar os recursos de dois Produtos Google Geo:



Google Camera: aplicativo instalado no smartphone que permite ao cidadão fotógrafo a coleta de fotos, panoramas e fotoesferas georreferenciadas.



Google Maps Views: que permite ao cidadão fotógrafo contribuir com fotos e fotoesferas georreferenciadas para publicação no Google Maps

2.

Criar um Street View a partir de constelações de panoramas e/ou de fotoesferas georreferenciadas

3.

Navegar virtualmente por áreas que não tinham sido imageadas pelo Google Maps Street View

Google Camera

https://play.google.com/store/apps/details? id=com.google.android. GoogleCamera&hl=pt_BR

Descrição A Câmera do Google tira fotos e grava vídeos com rapidez e facilidade, aproveitando o potencial de seus dispositivos Android com recursos aprimorados para imagens, como HDR+, Efeito foco, Grande angular, Panorama e Photo Sphere.

Requisitos • Funciona em smartphones e tablets com o Android 4.4+ KitKat e posterior • Os recursos Photo Sphere e Panorama requerem um sensor de giroscópio (não disponível no Moto G) • Os recursos Photo Sphere, Panorama e Efeito foco requerem pelo menos 1 GB de memória

Recursos • Interface simples - Tire fotos e grave vídeos rapidamente com a interface simples e intuitiva da Câmera do Google • Efeito foco - Manipule a profundidade de campo da câmera usando o Efeito foco para focalizar o objeto em primeiro plano e desfocar o fundo; um ótimo recurso para retratos e selfies • Colagem de fotos - Crie capturas de imagens incríveis usando os recursos Photo Sphere 360°, panoramas, grande angular e olho de peixe com a tecnologia de colagem de fotos do Google desenvolvida para o Google Maps • Vídeos - Grave vídeos e tire fotos ao mesmo tempo simplesmente tocando na tela • Android Wear - Controle a câmera à distância • HDR+ - Use a configuração HDR+ (High Dynamic Range) para melhorar as fotos tiradas com pouca luminosidade e cenários com luz ao fundo (disponível apenas no Nexus 5 e Nexus 6)

Como obter e instalar o aplicativo Google Camera

Como abrir o aplicativo Google Camera

Como obter fotos, panoramas e fotoesferas usando Google Camera

Google Maps Views

https://www.google.com/maps/views/home?gl=br

Acesse o Google Maps Views para contribuir como cidadão fotógrafo. Faça login na conta Google. Faça uma busca pelo nome da sua cidade, sendo que neste exemplo foi digitado “Presidente Prudente, SP”. Como resultado da busca é possível ver algumas das imagens mais populares nessa área e seus respectivos autores.

Clique no ícone laranja para adicionar uma foto, um panorama ou uma fotoesfera. Se você clicar em “Enviar fotos” poderá selecionar o arquivo do seu computador, mas se escolher “Importar fotos” poderá escolher uma foto armazenada no Google+. Tais fotos podem ter sido enviadas anteriormente via backup automático ou através de postagens.

Tendo selecionado a foto do computador ou do Google+ você notará se está georreferenciada (vide marcador vermelho no exemplo abaixo) ou não. O ideal é que a foto esteja georreferenciada, mas caso não esteja é possível digitar latitude e longitude ou um endereço e depois mover o marcador para um melhor posicionamento.

Neste exemplo a foto foi obtida no smartphone com o GPS ativado então são conhecidas as coordenadas geográficas (latitude e longitude em WGS84) do lugar onde o cidadão fotógrafo estava no momento da tomada da foto. Digite o nome do lugar e clique em “Publicar”.

Uma mensagem de agradecimento será exibida na qual é informado que: Sua imagem será adicionada ao seu perfil do Views. Se aprovada, ela ficará visível ao público no Google Maps. Para vê-la agora, selecione a guia "Públicas com informações do local" no seu perfil. Clique em “Ok, entendi”. Depois de aprovada pela equipe essa foto será

publicada tanto no Google Maps Views quanto no Google Maps.

Exiba seu perfil no Google Maps Views e note que há duas abas: Fotoesferas e Fotos. É possível exibir itens publicados no Google Maps e itens públicos com informação de lugar, assim como itens mais vistos e itens mais recentes.

No exemplo abaixo foi colocado o cursor sobre a foto mais recentemente enviada para o Google Maps Views e o marcador ficou destacado no mapa. É possível clicar sobre a foto para exibir seus atributos ou mesmo efetuar edições necessárias.

Exiba a foto enviada ao Google Maps Views e note que do lado direito da tela aparece um mapa de localização que pode ser substituído pela imagem de satélite da área correspondente e vice-versa. Na parte de baixo há também vários ícones, um deles em formato de lápis, associado com recursos de edição.

Ao escolher a opção de editar é possível mover o marcador de lugar para um posicionamento mais preciso, pois no momento da coleta da foto pode ter havido perda de sinal GPS, multicaminho etc. Se desejar digite uma descrição e depois clique em “Salvar”.

Envie mais fotos, panoramas e fotoesferas georreferenciadas para o Google Maps Views. Uma recomendação é manter o mesmo nome para a sequência de itens (no exemplo deste tutorial todos os panoramas se chamam “Área Central da Unesp Câmpus de P. Prudente”). Observe abaixo que vários marcadores estão fora dos lugares corretos em função da perda de sinal GPS em áreas com muitas árvores e/ou prédios.

Vamos demonstrar o recurso de edição dos nossos panoramas, pois com eles poderemos criar um Street View para a Unesp de Presidente Prudente. Para tanto, precisamos clicar em “Editar”.

Em seguida movemos o marcador associado com esse panorama para o local correto, tomando por referência a imagem de satélite. Depois clicamos em “Salvar”.

Movemos outro marcador associado com outro panorama, alternando o plano de fundo. No exemplo abaixo é mostrado o mapa de ruas.

No exemplo abaixo é mostrado como plano de fundo a imagem de satélite, usada como referência para movermos a posição do marcador associado com o panorama. Tendo finalizado a edição clicamos em “Salvar”.

Se necessário, poderíamos excluir um panorama ou uma fotoesfera. No exemplo abaixo há dois itens semelhantes com pouca distância entre eles e portanto um poderia ser excluído.

Tendo clicado no ícone “Excluir” uma mensagem de alerta foi exibida: Remover de todos os produtos do Google. Sua imagem será excluída permanentemente de todos os produtos do Google, incluindo o Google+. No nosso caso decidimos clicar em “Cancelar”.

Outra alternativa seria clicar no ícone de “Remover”. Ao fazermos isso foi exibido um alerta: Remover do Google Maps e do Views. Sua imagem permanecerá no Google+, mas será removida dos produtos do Google Maps. Isso

Novamente escolhemos “Cancelar”, pois poderemos usar esse panorama em demonstrações futuras para mostrar o deslocamento causado pela perda de sinal GPS.

pode levar até 24 horas.

.

Tendo finalizado a edição de todos os marcadores exibimos novamente a vista do mapa de ruas e analisamos criticamente nosso resultado, pois ainda teríamos tempo de alterar algo.

Estando satisfeitos com nosso resultado clicamos em “Conectar imagens” para formar uma constelação e depois podermos navegar entre elas. O processo demora algum tempo...

Dica 1: Primeiros Passos As imagens aparecem no painel direito e são exibidas como pontos no mapa. Para remover uma imagem selecione-a no painel direito e clique no "X" no canto. Dica 2: Conferir locais Use o mapa para confirmar a localização de cada imagem. Para alternar o local arraste o ponto para o local correto. A visualização de satélite pode ser útil para imagens tiradas do lado de fora. Dica 3: Posicionar imagens Para alternar a posição, selecione a imagem no mapa e gire o ponteiro vermelho, o que exibirá uma visualização aérea condensada de sua imagem, ou selecione a tag referente à imagem no painel direito e arraste-a para a esquerda ou para a direita. Dica 4: Conectar imagens As linhas pontilhadas no mapa são as possíveis conexões entre as imagens. As linhas azuis sólidas definem os caminhos transitáveis entre as imagens. Clique na linha pontilhada para criar uma conexão.

Selecionamos um dos panoramas de nossa constelação. Rotacionamos o panorama e alinhamos o mais perfeitamente possível analisando a imagem de satélite e comparando com a imagem em nível de solo obtida com a Google Camera.

Conectamos dois panoramas entre si, pois há ligação física entre eles no mundo real. Isso é representado por uma linha azul sólida vinculando os dois panoramas, enquanto outras possíveis conexões são mostradas como linhas cinza tracejadas. Para confirmar que há ligação entre os panoramas basta clicar na linha tracejada que ela se torna sólida.

Clicamos no segundo panorama e repetimos o procedimento anterior, o que envolve o correto posicionamento do marcador, a rotação apropriada no panorama e a conexão topológica com os demais panoramas com os quais haja ligação no mundo real.

Demos continuidade à edição de todos os panoramas, seja no que se refere à geometria quanto à topologia. Conectamos nossos panoramas da Área Central com nossos panoramas da Área Sul da Unesp de Presidente Prudente.

Nossos panoramas são mostrados como pontos vermelhos enquanto as fotoesferas do Google Maps Street View são mostradas como pontos amarelos. Conectamos nossa constelação com a do Street View também. Tendo finalizado a edição de todos os panoramas, seja no que se refere à geometria quanto à topologia, pudemos então clicar em “Publicar”.

Um aviso foi então exibido informando que a constelação estaria sendo publicada (“Publishing”), operação que demorou algum tempo em função do número de panoramas conectados.

Ao final do processamento foi mostrado outro aviso: Podem ser necessárias até algumas horas para que novas conexões apareçam em seu perfil..

Depois de algumas horas foi aprovada nossa nova constelação e então foi possível visualizar e navegar pelos panoramas no Google Maps, como se fosse o Street View.

O panorama abaixo é o que mostra a Central de Laboratórios de Cartografia da Unesp - Câmpus de Presidente Prudente. Podemos observar que no canto superior esquerdo é exibido o nome de quem contribuiu com a imagem e a data de publicação.

Este panorama exibe a fachada da Diretoria da Unesp - Câmpus de Presidente Prudente. Novamente o nome da cidadã fotógrafa e a data são exibidos no canto superior esquerdo.

Esta fotoesfera (elaborada pela empresa virtual Fast View Maps) também exibe a fachada da Diretoria, mas tem uma representação imersiva 360 graus, portanto, é mais completa que o panorama mostrado anteriormente.

A empresa virtual Fast View Maps disponibilizou também uma representação imersiva 360 graus interna no prédio da Diretoria, sendo possível visualizar o Anfiteatro 1.

O Anfiteatro 1 foi imageado pela empresa virtual Fast View Maps por duas fotoesferas, uma delas do ponto de vista do público olhando para o palco.

A outra fotoesfera do Anfiteatro 1 disponibilizada pela empresa virtual Fast View Maps mostra o ponto de vista de quem está no palco olhando para o público.

Conheça mais um produto inédito que elaboramos em parceria com a Fast View Maps e a Binaulab Audio 3D. É um Street View Sonoro: http://binaulab.com.br/binautour/01/

Agora é a sua vez de contribuir com fotos, panoramas e fotoesferas ! Participe de nossa Comunidade de Geocolaboração no Google+. Compartilhe conosco os resultados de sua atuação como fotógrafo cidadão.

Visite a Central de Ajuda do Google Maps Views

Visite a Central de Ajuda do Google Maps Views

Acesse o Fórum de Ajuda do Google Maps para atendimento personalizado.

Como criar um Street View com o aplicativo Google Camera e o Google Maps Views Arlete Meneguette Engenheira Cartógrafa PhD em Fotogrametria, Livre Docente em Cartografia Professora Doutora da Unesp de P. Prudente Mapeadora e Revisora do Google Map Maker Principal Colaboradora do Fórum Google Maps Mentora do Google Maps para Língua Portuguesa Líder do Grupo de Educadores Google P. Prudente https://plus.google.com/+ArleteMeneguette Rodrigo Mongeroht Estudante de Engenharia Cartográfica Unesp - Câmpus de Presidente Prudente Empresa Virtual Fast View Maps https://plus.google.com/116587724456593357944 https://plus.google.com/+FastViewMaps

https://unesp.academia.edu/ArleteMeneguette/Papers

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.