Como desenvolver um projeto do zero no REVIT

May 28, 2017 | Autor: Suelton Silva | Categoria: Arquitectura
Share Embed


Descrição do Produto

eBook:

Como desenvolver um projeto do zero no REVIT (Arquitetura – Estrutura - Instalações)

Grupo Alexander Justi

www.

alexjusti .com

Sumário • • • • • • •

Arquivo federado Primeiro Passo O projeto de arquitetura O projeto de estrutura O projeto de instalações Checklist Conclusão

3 4 5 6 7 8 10

2

www.

alexjusti

Arquivo Federado

.com

O modelo federado é o modelo da construção com a integração de todas as disciplinas para a compatibilização (ASBEA,2015). Uma das primeiras decisões a serem tomadas é definir o modo como todas as disciplinas serão integradas. Vamos abordar as mais comuns quando usamos o Revit:.

Worksets

Um único modelo

Modelos linkados

Todas as disciplinas são desenvolvidas em um

Todas as disciplinas são desenvolvidas em

Existe

único arquivo, Geralmente só vale a pena para

arquivos RVT separados e são linkados uns aos

profissionais devem abrir sessões de trabalho

projetos

outros,

pequenos

e

com

um

único

permitindo

que

o

trabalho

um

modelo

central

e

todos

os

seja

deste modelo e irem desenvolvendo seus

responsável por todo o projeto. Pois os

desenvolvido por diferentes profissionais. Isso

projetos. Requer planejamento e coordenação

arquivos tendem a ficar muito grandes.

torna os arquivos mais leves.

avançada.

3

www.

Primeiro Passo

alexjusti .com

PLANEJAMENTO Antes de começar um projeto, você já tem uma noção do escopo dele: tamanho (área, número de pavimentos, etc), tipos de disciplinas de projetos envolvidos, nível de detalhamento, se ele será só um estudo ou deve ter informações precisas para ser usado no planejamento e orçamento da obra, etc. Estas informações já são o suficiente para você fazer o planejamento e organização do processo de projeto: etapas de entrega, quantidade de informação necessária para cada fase, checklists do projeto e checklists do modelo BIM, como serão as trocas de informação entre os projetistas, etc . Este planejamento irá evitar retrabalhos desnecessários e você terá o controle da qualidade do seu projeto.

4

www.

alexjusti

O projeto de Arquitetura

.com

Existem algumas fases fundamentais para o desenvolvimento de projetos de arquitetura:

1

Escolha do template

2

Ao iniciar um novo projeto, deve-se escolher um template. As informações já configuradas permitem que o projeto seja desenvolvido mais rapidamente. Nós usamos o defaultmetric.rte, mas você deve criar seu próprio template e atualizá-lo regularmente.

4

Projetar

É o desenvolvimento do projeto em si. Tente sempre se atualizar sobre os métodos construtivos, detalhes de execução, etc. Lembre-se: o seu modelo deve ser a reprodução virtual de tudo que a edificação vai ser.

Configuração de dados e informações

3

Anteprojeto: paredes genéricas de 15cm. Executivo: paredes com tijolo , chapisco, etc. Crie famílias e tipologias de acordo com a etapa do seu projeto. A medida que for desenvolvendo, crie famílias mais detalhadas, considerando as informações do fabricante, método construtivo, etc.

Quais serão os níveis de referência? O projeto terá eixos de modulação? Quais disciplinas e fases estarão envolvidos: arquitetura, interiores, projeto legal, executivo? Estas informações devem ser configuradas antes de iniciar, pois dão suporte ao projeto.

5

Visualização e informação Projeto feito. Agora você deve pensar em que informações e visualizações você terá do projeto: Quais vistas (P.B., corte, detalhes, etc)? Escalas? Tabelas? Quais informações do projeto devem ser comunicado para os demais envolvidos?

Configuração de famílias e tipologias

6

Representação e documentação Cotou? Inseriu tags? Indicação de nível? As simbologias estão corretas, seguem as normas? As pranchas e carimbos estão corretos? Desenvolva o seu padrão de representação gráfica e documentação do seus projetos.

5

www.

alexjusti

O projeto de Estrutura

.com

Existem algumas fases fundamentais para o desenvolvimento de projetos de Estrutura:

1

Escolha do template

2

Ao iniciar o projeto de estrutura em um novo arquivo, escolha um template compatível com a disciplina, isso adiantará algumas etapas do trabalho, Para o vídeo, nós usamos o “structural default metric.rte”.

4

Configuração de famílias e tipologias Agora você deve desenvolver suas famílias e tipologias para que elas tenham as dimensões e informações adequadas para o seu projeto. Lembre-se que o Revit não fará o calculo estrutural .

Configuração de dados e informações

3

Após organizar o Project Browser separando as disciplinas, você vai precisar configurar as vistas para que elas mostrem os elementos adequados para cada projeto. Use as configurações de visualização em “Visibility Graphics Override”, e até crie “View templates”.

Insira o projeto de arquitetura neste novo arquivo através de “link revit”. Organize o Project Browser para ter as plantas de arquitetura e estrutura separadas. Agora você tem as informações para começar o projeto.

5

Projetar Desenvolva o projeto sendo o mais fiel possível ao modo como aquele elemento será executado no canteiro.

Visualização e informação

6

Representação e documentação Agora sim cote, identifique com tags, indique os níveis, insira as simbologias adequadas, monte as pranchas e mande imprimir. Lembrese que todas as configurações feitas podem dar origem a atualização do seu próprio template.

6

www.

alexjusti

O projeto de Instalações

.com

Existem algumas fases fundamentais para o desenvolvimento de projetos de Instalações:

1

Escolha do template

2

Quando iniciar o projeto de instalações em um arquivo novo, escolha o template adequado ao tipo de projeto (mechanical, electrical, plumbing) ou inicie o system default metric.RTE, pois ele já está configurado para ter todos os projetos em um único arquivo.

4

Configuração de famílias e tipologias

Desenvolva suas famílias e tipologias para que elas tenham as dimensões, informações e configurações adequadas para o seu projeto e ao padrão de produtos oferecidos no mercado brasileiro.

Configuração de dados e informações

3

Como no projeto de estrutura, use as configurações de visualização em “Visibility Graphics Override”, e até crie “View templates”. Mas em instalações também é interessante o uso de filtros para a separação de subsistemas dentro do projeto.

Neste caso, você também deve inserir o projeto de arquitetura no novo arquivo através de “link revit”. O Project Browser já deve estar separado por instalações, mas você pode adicionar divisões extras se necessário. Agora você tem as informações para começar o projeto.

5

Projetar Desenvolva o projeto sendo o mais fiel possível ao modo como aquele elemento será executado no canteiro.

Visualização e informação

6

Representação e documentação Agora sim cote, identifique os elementos com tags, insira as simbologias adequadas, monte as pranchas e mande imprimir. Lembre-se que todas as configurações feitas podem dar origem a atualização do seu próprio template.

7

www.

alexjusti

Checklist

.com

Ao final de cada etapa planejada faça uma checagem se o projeto e o modelo estão de acordo com o que você tinha planejado e dentro do prazo estipulado.

Checklist Projeto • A representação está correta? • Faltam simbologias? • Atendeu as normas? • Etc

Checklist Modelo • Nomenclatura • Informações • Parâmetros • Tabelas • Carimbos • Etc

8

www.

alexjusti

Checklist

.com

PAPÉIS DO GERENTES Dependendo do tamanho do projeto e da organização do processo de projeto, podem existir profissionais diferentes para fazer o gerenciamento do projeto e o gerenciamento do modelo.

Gerente do modelo

Gerente de projeto

• Definir método de trabalho? Workset, link, etc • Operabilidade • Famílias e tipologias • Relatórios de interferência no modelo federado • Etc

• Controla contratos de projetistas

X

• Controla e fiscaliza os projetos • Controla prazos • Tomada de decisão para resolução de conflitos • Etc

9

www.

alexjusti

Conclusão

.com

Esperamos que você possa ter entendido as principais etapas de

trabalho com o REVIT, e com isso possa dar os primeiros passos ou estruturar melhor o desenvolvimento de seus projetos com a tecnologia BIM.

10

www.

alexjusti .com

Grupo Alexander Justi O Grupo Alexander Justi é uma empresa formada por um

escritório de projeto colaborativo em BIM e um centro de treinamento autorizado Autodesk. Atuamos a mais de 13 anos com a tecnologia BIM e já ajudamos diversas empresas a adotar a tecnologia BIM. Conheça nossos cursos e serviços, Torne-se você também referência no mercado.

11

Grupo Alexander Justi

www.

alexjusti .com

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.