COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA E ESPAÇO – 2016-02

May 31, 2017 | Autor: Isabella G. | Categoria: Etnomatematica, Matematica
Share Embed


Descrição do Produto








COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA E ESPAÇO – 2016-02


PRIMEIRA ATIVIDADE AVALIATIVA

Importante: esta atividade deverá ser entregue em arquivo único no formato PDF.


Questão 01

(Valor: 1,0 pontos) Produza um texto reflexivo e crítico sobre o texto "Trançados Amazônicos", buscando considerar os seguintes aspectos:

a importância da dimensão educacional da etnomatemática;

a diferença entre o ensino tradicional da matemática e a abordagem proposta no texto;

a presença da matemática em diferentes atividades humanas e em distintas culturas.


Obs.: neste item de natureza aberta, você será avaliado (a) pela qualidade reflexiva e argumentativa de sua resposta. O texto deverá ser digitado e ter no mínimo 2000 caracteres.

Quando paramos para analisar o contexto atual da matemática em nosso modelo de ensino e como ela é vista pelos estudantes, notamos que se trata de um modelo cuja pedagogia é assustadora para a grande maioria, exceto por aqueles que possuem uma afinidade com a mesma, como se tivessem um raciocínio lógico-matemático natural, por assim dizer. Tais estudantes são minoria, apesar da grande supervalorização das exatas em relação às outras, isto é, vemos uma contradição onde a matemática é pregada como a mais importante, a mais merecedora da afinidade dos estudantes, porém tudo que isso gera é medo por parte deles. Daí surge a necessidade de questionar o nosso atual modelo de ensino e como a matemática vem sendo abordada nos últimos anos, uma espécie de ensino mecânico, onde a matemática se mostra como algo abstrato e distante, uma outra linguagem, um outro universo, ou, como muitos chamam: Uma coisa de outro mundo.

É importante encontrar uma maneira de trazer a matemática para mais perto do ser humano, de maneira que ela possa ser vista de várias formas dentro do dia a dia e até mesmo em outras áreas do conhecimento, sem se apegar ao clichê de contar quantas laranjas têm numa feira e dizer que a matemática está visível por toda parte por isso, se trata de fazer com que enxerguemos partes desse nosso mundo que normalmente são invisibilizadas através do estudo da matemática aplicada, seja em formas de arte ou tecnologias de povos pouco conhecidos, e é aí que entra a Etnomatemática, que se trata de uma abordagem artística e cultural da matemática, uma metodologia de ensino que encontra a lógica dos cálculos dentro da arte e da cultura de diversos povos pelo mundo. A Etnomatemática se torna ainda mais importante se levarmos em consideração o fato de que, ao estudar a lógica matemática através da história e da arte, derruba-se a ideia de que as exatas são uma área um nível acima das outras, e de quebra, torna possível para os estudantes perceber que a matemática não é um adversário formidável a ser enfrentado, mas sim um aliado, uma linguagem que pode ser usada para compreender vários aspectos do mundo a nossa volta.


(Valor: 1,0 pontos) Desenhos na areia, carregados de significados ancestrais, são colocados em evidência no Componente Curricular Matemática e Espaço. Trata-se dos sona, desenhos oriundos da prática cotidiana dos povos Cokwe, Luchazi, Ngangela, entre outros social e culturalmente relacionados a estes. Residentes no leste de Angola e em regiões vizinhas, na Zâmbia e na República Democrática do Congo, estes povos trazem consigo saberes milenares que ensinam ao mundo diferentes modos de organizar e difundir conhecimento. A região da tradição africana sona é uma área de grande concentração do movimento de escravização, via tráfico transatlântico, para o Brasil. Este fato nos leva a um importante questionamento: Por que muito dos conhecimentos Cokwe, Luchazi e Ngangela foram e continuam sendo invisibilizados no território brasileiro se os mesmos são parte fundante da cultura brasileira, na diversidade em que esta se manifesta?

Obs.: neste item de natureza aberta, você será avaliado (a) pela qualidade reflexiva e argumentativa de sua resposta. O texto deverá ser digitado e ter no mínimo 2000 caracteres.

O Brasil é um país popularmente conhecido por ser um lugar com a população mais multicultural e etnicamente diverso do planeta, em decorrência da forte imigração oriunda de variados locais do mundo. Estima-se que 43% de sua população são pardos (multirraciais), tornando a cultura brasileiro uma enorme colcha de retalhos de tradições e saberes. Aqui, encontramos povos indígenas (que já viviam aqui), povos africanos e diversos outros povos que vieram para cá em busca de terras e emprego. Cerca de cinco milhões de pessoas de mais de 60 países migraram para o Brasil entre 1808 e 1972, a maioria delas de Portugal, Itália, Espanha, Alemanha, Japão e Oriente Médio. Espera-se que, tendo uma população diversificada, há igual interesse por todas as culturas e costumes de cada povo que constrói esta colcha de retalhos, mas vemos que não é bem assim.

Mesmo sendo um país com 14,4 milhões de negros, ainda vê-se constantemente abusos e discriminação em relação ao negro e a cultura africana dentro do Brasil. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o percentual de negros assassinados no país é 132% maior que o de brancos. Assusta mais ainda constatar que, de acordo com um levantamento do MDS divulgado em 2011, estima-se que, na parcela extremamente pobre da população, 50,5% são mulheres e 70,8% declararam ser negras ou pardas. O caso mais recente de abuso contra a cultura africana ocorreu no Rio-2016, onde o Comitê das Olimpíadas deixou de fora religiões de matriz africana (Candomblé e Umbanda) em seu centro inter-religioso. De acordo com o censo populacional de 2010 do IBGE, espiritismo e candomblé/umbanda são as religiões com mais praticantes no país depois dos católicos e dos evangélicos. O que acontece no Brasil?

Devido a uma herança escravagista de desprezar e sempre tentar catequizar e embranquecer qualquer aspecto do negro faz com que a cultura africana no Brasil, de modo indireto ou não, seja vista como inferior, suja, não tão bela quando a cultura branca e ''pura'' européia, sempre levando para o lado que os negros não poderiam criar coisas importantes, inteligentes ou que merecessem qualquer tipo de estudo cientifico sobre o assunto. Não acredita-se que negros possam ter um nível de organizar conhecimentos de forma tão interessante como o sona. É importante quebrar estes preconceitos e passar a valorizar a cultura de um povo que constitui mais da metade da população do Brasil, e conhecer e entender as fantásticas descobertas que esses estudos podem revelar.







COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA E ESPAÇO – 2016-02

Questão 02

Os trançados do povo amazônico Bora geram uma forma geométrica em forma de 'mariposa'. Os itens desta questão se contextualizam nesta temática.



a) (Valor: 0,4 pontos) Para cada caso, diga que terno ordenado representa a 'mariposa':
































A. (5,4,2) , B. (1,4,4+1+3) C. (1,4,3) D. (3,5,2+1+2+2)








COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA E ESPAÇO – 2016-02


b) (Valor: 0,8 pontos) Para cada terno ordenado, construa a 'mariposa' por ele representada:

(1,5,2) (1,4,2+3+2) (3,4,2) (5,4,2+4+3)


























(Valor: 0,8 pontos) Qual é o número de fitas utilizado para construção da primeira 'mariposa' do item anterior? E da última 'mariposa' do item anterior?

PRIMEIRA MARIPOSA: 2a+4c(b-1)
2*1+4*2(5-1)
2+32
34

ULTIMA MARIPOSA: 2a+4(2+4+3)
10+36=46

(Valor: 1,0 pontos) Desenhe uma 'mariposa' que possua 50 fitas. Que terno ordenado representa a mariposa por você desenhada?

(9,4,3-2-3)















Questão 03

Outro tema desenvolvido acerca dos trançados Bora foi o cálculo de área. Neste âmbito, o quadrado mínimo de formação das 'mariposas' foi considerado como unidade de medida. Tendo essa convenção como referência, desenvolva os itens:


(Valor: 0,5 pontos) Determine a área da mariposa (7,5,4). Apresente os cálculos por você utilizados.
2a+4c(b-1)
2*7+4*4(5-1)
14+16(4)
78

A=(nf)²+4/8
A=78²+4/8
A=761


(Valor: 1,0 pontos) Apresente dois outros ternos ordenados cuja área das 'mariposas' seja a mesma da 'mariposa' do item anterior. Justifique matematicamente sua resposta.

(5,6,3+2+3+5+4)
Nf= 2a+4(c1+c2+c3+c4+c5)
Nf=2.5+4(3+2+3+5+4)
Nf=10+4.17
Nf=78

Calculo da área:
=( )2+4/8
=(78)2+4/8 = 6084+4/8
=761


(4,8,5)
nf = 2*4+4*5(8-1)
nf=8+70 = 78

Calculo da área:
78²+4/8
6084+4/8
6088/8
761








COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA E ESPAÇO – 2016-02

Questão 04

O tema em foco nesta questão é a Geometria Sona.

(Valor: 1,2 pontos) Em cada 'caixa espelhada' apresentada abaixo, construa o lusona correspondente:





(Valor: 0,6 pontos) Quantos fios foram utilizados em cada caso?
No primeiro caso foi somente usada uma linha, no segundo três linhas, no terceiro duas linhas, no quarto apenas uma, no quinto apenas uma e no sexto duas linhas.

(Valor: 0,5 pontos) Em cada rede retangular de pontos apresentada abaixo, diga quantos fios são utilizados para construção do lusona.

- (22 x 33): 11 LINHAS / (55 x 10); 5 LINHAS / (1 x 100); 1 LINHA /
(74 x 210); 2 LINHAS / (103 x 618) 103 LINHAS



(Valor: 1,2 pontos) Crie um lusona a partir de uma 'caixa espelhada' não quadrada e não retangular que possua três miniespelhos, sendo que dois fios são utilizados para sua construção.



Obs.: nesta questão (itens a e d), os desenhos produzidos devem ser fotografados (ou 'escaneados') e inseridos no arquivo final de entrega da atividade.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.