Comportamento e visitação de vespas sociais em duas fitofisionomias do Bioma Cerrado (Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais)

July 5, 2017 | Autor: B. Corrêa Barbosa | Categoria: Entomology
Share Embed


Descrição do Produto

Comportamento e visitação de vespas sociais em duas fitofisionomias do Bioma Cerrado (Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais) Clemente M A; Prezoto F; Campos N R; Barbosa B C; Del-Claro K; Amaral A C; Silva V P; Vieira K M

As vespas integram guildas de visitantes florais e sobrepõem-se com as abelhas na exploração dos recursos, podendo constituir uma parcela representativa dos forrageadores, contudo, informações dessa natureza são escassas. O objetivo deste estudo foi verificar a riqueza e abundância de vespas sociais visitantes em flores da Mata Ciliar e Campo Rupestre do Parque Estadual do Ibitipoca (PEIB), Minas Gerais, no período de novembro de 2007 a outubro de 2008. Para cada planta em floração onde era avistada uma vespa forrageando, o observador permaneceu por dez minutos e os indivíduos foram coletados. A abundância total foi de 103 indivíduos, distribuídos em 15 espécies e sete gêneros visitantes em flores de 27 espécies (14 famílias). As maiores riquezas (S) e abundâncias (Ab) de visitantes foram em Asteraceae (S=10; Ab=55) e Erythroxylaceae (S=10; Ab=14), porém cerca de 42,85% das demais famílias vegetais apresentaram apenas de um a três individuos para as 12 coletas. A maior riqueza de vespas sociais em Asteraceae e Erythroxylaceae se deve a ampla distribuição dessas famílias no Campo Rupestre e Mata Ciliar do PEIB, sendo que, as vespas apresentam um comportamento oportunista, forrageando em recursos abundantes, o que permite atender as necessidades de suas populações. Plantas com baixa freqüência de visitação apresentaram uma distribuição mais restrita sendo um recurso esporádico para as vespas. Esse comportamento oportunista foi observado principalmente nas vespas enxameantes que apresentam alta biomassa e usam uma maior quantidade de recursos alimentares. Tais vespas constroem grandes ninhos que possuem muitos indivíduos e o tamanho pode ser o fator determinante para o consumo e escolha dos recursos.

Palavras-chave: Polinizadores, comportamento oportunista, Campo Rupestre e Mata Ciliar

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.