COMPOSIÇÃO VOLÁTIL DA MAÇÃ \'CASANOVA\' APÓS APLICAÇÃO DE DPA E 1-MCP PARA CONTROLO DO ESCALDÃO SUPERFICIAL (Poster)

Share Embed


Descrição do Produto

COMPOSIÇÃO VOLÁTIL DA MAÇÃ ‘CASANOVA’ APÓS APLICAÇÃO DE DPA E 1-MCP PARA CONTROLO DO ESCALDÃO SUPERFICIAL Cláudia Santinho1, Marta Borges1, Maria da Graça Barreiro1, L. Vilas Boas2, 3 1Estação

Agronómica Nacional, Quinta do Marquês, 2784-505 Oeiras

Telefone: +351 214403500

2Instituto

Fax: +351 214413208

E-mail: [email protected] / [email protected]

de Tecnologia Química e Biológica, Apt. 127, 2784-505 Oeiras 3Instituto Superior Técnico, Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa

Introdução

Materiais e Métodos

O escaldão superficial é um distúrbio fisiológico póscolheita que afecta várias cultivares de macieira (Malus domestica Borkh.). Os frutos apresentam manchas de coloração castanha ou bronze na superfície que não afectam o sabor. A maçã ‘Casanova’ (Figura 1) é uma cultivar que apresenta susceptibilidade elevada ao escaldão. A susceptibilidade ao escaldão parece estar relacionada com o conteúdo em –farneseno (Figura 2). Durante a conservação, o –farneseno é oxidado a trienos conjugados que se acumulam à superfície dos frutos. Estes compostos são tóxicos para as células e danificam-nas causando o seu colapso celular que é acompanhado pelo aparecimento de uma coloração acastanhada na epiderme (escaldão superficial) [1, 2]. Para evitar estes sintomas os frutos podem ser tratados com difenilamina (DPA) ou 1-metilciclopropeno (1-MCP). Os antioxidantes (DPA) vão interferir na oxidação do –farneseno, enquanto que o regulador de crescimento 1-MCP vai inibir a acção do etileno (envolvido na regulação da biossíntese do –farneseno). Assim, tanto a DPA como o 1-MCP permitem reduzir o escaldão durante o período de conservação. Neste trabalho, verificou-se qual a acção das substâncias referidas na evolução dos compostos voláteis aromáticos da maçã ‘Casanova’.

Figura 1 – Maçãs ‘Casanova’

Analisaram-se amostras de maçãs ‘Casanova’ provenientes de um pomar da Estação Nacional de Fruticultura Vieira da Natividade – INIAP – Portugal, às quais se aplicou DPA (200 ppb) ou 1-MCP (100 ppb, 300 ppb e 500 ppb) antes de serem colocadas em conservação. Analisou-se também uma amostra que não tinha sido tratada (testemunha). As amostras permaneceram 4 meses em conservação no frio, à temperatura de 1 °C e humidade relativa de ~ 95%. Cada amostra era constituida por fatias de 4 maçãs ‘Casanova’ cortadas em pequenos pedaços (cerca de 25g) e foi introduzida, em duplicado, em frascos estanques. Procedeu-se à concentração dos compostos voláteis existentes no espaço de cabeça por Microextracção em Fase Sólida (MEFS), durante 30 minutos à temperatura ambiente, com uma fibra de DVB/Carboxeno/PDMS (Figura 3). As análises (Cromatografia Gasosa/ Espectrometria de Massa) foram feitas num cromatógrafo Shimadzu QP-5000 com coluna J&W 1701P de 30m, e os espectros de massa obtidos foram comparados com os da biblioteca NIST62.

Figura 2 – Estrutura química da molécula de -farneseno

Figura 3 – Concentração de compostos voláteis por Microextracção em Fase Sólida

Figura 4 - Comparação de 2 perfis cromatográficos de maçãs ‘Casanova’: A - amostra tratada com 100 ppb de 1-MCP; B - amostra sem tratamento (testemunha)

Resultados e Discussão Os compostos voláteis acetato de butilo (5), acetato de 2-metilbutilo (6), propanoato de butilo (7) e acetato de hexilo (11) são alguns dos mais importantes para a caracterização do aroma da maçã, pois possuem um aroma característico de maçã. É o conjunto de todos os compostos voláteis aromáticos da maçã ‘Casanova’ que originam o seu aroma e sabor. Os tratamentos contra o escaldão também vão ter influência na composição química das maçãs (Figura 4). O butanoato de etilo (4), o acetato de 2metilbutilo (6), o propanoato de butilo (7), o hexanoato de etilo (10) e o farneseno (21) apresentam picos cromatográficos maiores na amostra tratada com 1-MCP, enquanto que o 1-hexanol (9), o 2-metilbutanoato de butilo (13) e o hexanoato de propilo (14) têm picos maiores na testemunha. Na Figura 5 comparam-se as amostras sujeitas aos diferentes tratamentos com a amostra testemunha, verificando-se diferenças entre as várias amostras: a amostra tratada com DPA e a testemunha tinham concentrações maiores de acetato de propilo, acetato de butilo, propanoato de butilo e acetato de hexilo, enquanto que as amostras tratadas com 1-MCP apresentavam maiores níveis de –farneseno, acetato de 2-metilbutilo e hexanoato de etilo. Visto que o –farneseno surge em maior quantidade nas amostras tratadas com 1-MCP, é provável que a oxidação do –farneseno a trienos conjugados tenha sido inibida nessas amostras, diminuindo a susceptibilidade dos frutos ao escaldão. O 1-MCP e o DPA foram efectivos na redução do escaldão superficial, não evidenciando diferenças significativas entre si (dados não publicados). Os perfis cromatográficos dos compostos voláteis das amostras tratadas com 1MCP eram bastante diferentes dos cromatogramas da amostra tratada com DPA e da testemunha. Muitos destes compostos voláteis têm características aromáticas significativas, por isso, pode-se esperar que as maçãs ‘Casanova’ tratadas com 1-MCP tenham aroma e sabor distintos.

Figura 5 – Áreas dos picos cromatográficos de compostos voláteis característicos do aroma da maçã ‘Casanova’, e do -farneseno (resultados representados numa escala logarítmica). Legenda das amostras: test – testemunha (sem tratamento); DPA – aplicação de difenilamina; MCP 100, 300, 500 – aplicação de diferentes concentrações (em ppb) de 1-MCP

Agradecimentos: Trabalho realizado no âmbito do Projecto B-PARIPIPI-INIAP.

Referências:

[1] Rupasinghe, H.P.V., Paliyath, G. e Murr, D.P. (1998) Biosynthesis of -Farnesene and its relation to Superficial Scald Development in ‘Delicious’ apples. J. Amer. Soc. Hort. Sci. 123(5): 882-886. [2] Rupasinghe, H.P.V., Paliyath, G. e Murr, D.P. (2000) Sesquiterpene -farnesene synthase: partial purification, characterization and activity in relation to superficial scald development in apples. J. Amer. Soc. Hort. Sci. 125(1): 111-119.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.