Contabilidade

July 19, 2017 | Autor: A. Maciel | Categoria: Trabalhos Academicos, Pesquisas
Share Embed


Descrição do Produto

REFERENCIAL TEÓRICO
ETAPA 1
A palavra "Investimento" é originária da Economia e nos dias atuais é muito comum se ouvir falar de investimentos ou análise de investimentos, pois ele tem uma grande importância para as organizações. Deste modo, para melhor entendimento acerca de Investimentos, explicaremos desde o seu conceito.
O Investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis no presente para gerar mais recursos no futuro (superior ao que foi aplicado). Os Investimentos podem ser realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo, e são muito importantes para as organizações porque a própria sobrevivência das organizações (em longo prazo) está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas.
Todo Investimento deve ser considerado em valor monetário, normalmente em reais (R$) para serem comparados.
O simples fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como investimentos, mesmo sendo tão diversos.
É muito vasto o rol de opções para investir, alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabe ao administrador, analisar (de forma racional) os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções.
Para realizar um Investimento, o administrador deve levar em consideração três aspectos:
Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.
Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.
Ambiente empresarial: São considerações políticas sociais e culturais que afetam o investimento.
TIPOS DE INVESTIMENTOS
Fundo De Investimento
Portanto, o fundo de investimento é uma poupança aplicada, em que qualquer pessoa, física ou jurídica pode realizar, porém sempre por intermédio do banco ou gestora de fundos de investimentos. Os fundos de investimentos são classificados de acordo com o tipo de investimento, normalmente usa-se os termos conservador, moderado ou ousado para identificar o perfil do investidor e assim escolher o fundo mais adequado.
Caderneta de Poupança
Classificado como investimento conservador, a caderneta de poupança é muito conhecida, principalmente pelo fato de poder ser feita por qualquer cidadão, necessitando apenas ir a um banco juntamente com seu CPF, RG, comprovante de renda e comprovante de residência atualizado. A Caderneta poupança é um investimento muito tradicional, paga juros bem baixos, porém é um investimento seguro.
Câmbio
Consiste na compra de moedas estrangeiras (como o Dólar, Euro ou Libra). Na compra de uma moeda o investidor espera que esta tenha uma valorização em relação à moeda corrente, o Real, e assim vendê-la por um valor acima do valor de compra.
Ouro
O ouro é um investimento reconhecidamente seguro e pode ser feito através dos bancos. As barras de ouro compradas podem ficar com o comprador ou ele poderá contratar um serviço de custódia ou guarda nos bancos.
CDB e RDB
O CDB, Certificado de Depósitos Bancários, é o mesmo que financiar um valor para o banco, em que ao final do prazo estabelecido o banco pagará o valor que foi emprestado acrescido de juros, ou seja, receberá o dinheiro investido mais um lucro do tempo passado.
O RDB é o Recibo de Depósitos Bancários e funciona da mesma forma, a diferença é que não há a opção de negociar após ter fechado o acordo. No CDB e no RDB, o risco de prejuízo é mínimo, a menos que o banco quebre, pois ai não receberá seu dinheiro de volta e muito menos os juros combinado.
Títulos Públicos
Investimento criado pelo governo federal com o intuito de financiar as atividades do governo. É uma opção de investimento. A venda de títulos públicos geralmente é feita por leilão ou diretamente no Tesouro Nacional.
Ações
Ações são ativos de empresas com capital aberto ou S.A Sociedade Anônima. São negociados em bolsas de valores e, em outras palavras, podemos dizer que ações são pedaços ou partes das empresas que são vendidas na bolsa de valores.
Clube de Investimentos
Geralmente são investimentos realizados em comunhão de recursos por um grupo que não ultrapassa 150 pessoas com a finalidade de realizar investimentos no mercado financeiro, os clubes de investimentos sempre estão em conformidade com as normas da CVM, da Bovespa e ainda possuem um Estatuto Social, que abriga as diretrizes de funcionamento referentes aos investimentos e a companhia. Os clubes de investimentos são pessoas jurídicas e tem um gestor responsável pelo clube e a administração dos recursos do mesmo.
Os tipos de investimento são muitos, contudo os três principais são:
1. Investimento Público
Os investimentos públicos são recursos disponibilizados pelo governo ou entidades públicas a fim de gerar o bem estar social e não tem por objetivo gerar retorno monetário. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outras.
2. Investimento Privado
Os investimentos privados são os principais geradores de empregos e tributos em um país capitalista. São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço, lojas de varejo, shopping center, dentre outros.
3. Investimento Misto
Esses recursos são disponibilizados parte por entidades sociais ou governos e a outra parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem como objetivo gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos são: Petrobrás e o Banco do Brasil.
A IMPORTÂNCIA DOS INVESTIMENTOS:
Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações. A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos, pois para a economia crescer, é necessário aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB).
Os investimentos influenciam a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos:
1) Expansão das organizações
As organizações, em especial as privadas, têm por objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno para o investidor. A única forma de viabilizar esse crescimento é realizando investimentos.
2) Reposição do capital
As organizações, mesmo que não estejam em expansão, necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas maquinas equipamentos. Se essa reposição não for realizada, a organização utilizará máquinas e equipamentos desgastados e ultrapassados, o que acarretará produtos e serviços mais caros e de menor qualidade que o de seus concorrentes, comprometendo assim, a sua sobrevivência. Dessa forma, as organizações, pelo menos as que possuem "saúde financeira", mantêm um fluxo de investimentos a fim de garantir a reposição do seu capital e seus planos de expansão.
Antes de tomarmos uma decisão de abrirmos uma empresa, é necessário planejarmos muito bem. É importante perder o medo, pois o risco pode vir a existir, mas se for determinado, souber planejar, tiver persistência e souber tomar decisões, têm-se grandes chances de que os objetivos sejam alcançados.
O importante é manter o foco, não se se desviando pelo caminho, pois para um empreendedor, não pode-se desanimar no primeiro obstáculo que aparecer, pois muitos obstáculos virão, mas com determinação chega-se aos objetivos.
O NEGÓCIO
Este Plano de Negócio tem por objetivo fornecer informações para avaliar a possibilidade de abertura de uma empresa de prestação de serviços condominiais, analisando os aspectos que fazem o empreendimento em questão compatível e viável, obedecendo a todos os critérios da elaboração de um plano de negócios.
Missão da empresa
Propiciar agilidade na administração condominial para os clientes, oferecendo uma prestação de serviços de qualidade.
Visão do empreendimento
Ser referência em administração condominial, na cidade de Ananindeua e região.
Valores pregados
Gerenciamento em equipe, pró-atividade, agilidade e cortesia.
A empresa CONDOMINIAL trabalhará com administração condominial, pois esse é um ramo vem crescendo no mercado pelo fato da demanda ser grande.
A área estratégica da CONDOMINIAL será composta por dois sócios, sendo um administrador e um contador, além de dois colaboradores, constituindo assim uma sociedade civil.
Com registro na Junta Comercial do Estado do Pará e com a razão social de CONDOMINIAL ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS LTDA, estabelecida na Cidade Nova V, SN – Manaus/ AM, CEP 69000-00 e devidamente registrada no CNPJ sob n° 00.000.000/0001-01.
O capital inicial da empresa totalmente integralizado em moeda corrente do país será no valor de R$10.000,00 (DEZ MIL REAIS).
A proposta é manter conhecimento atualizado de todos os serviços oferecidos pelo estabelecimento, garantindo maior produtividade e aumentando a satisfação dos clientes.
Temos também a informar que a empresa será aberta em Maio de 2015, considerando ser o mês ideal, pois é subsequente ao mês de dissídio coletivo do sindicato dos trabalhadores em condomínios.


MERCADO
Podemos verificar que o mercado de Administração Condominial é bastante promissor, com isso, sendo um setor que pode ser considerado como interessante e lucrativo, pois está em plena fase de crescimento e ainda há pouca competitividade no mercado. A busca por novidades, visando atrair mais clientes, deve ser o grande diferencial nesse tipo de atividade.
ANÁLISE PFOA
Potencialidades
- Diferencial frente às características citadas da concorrência;
- Produto diferenciado
- Política de valorização dos funcionários.
Fragilidades
- Nome desconhecido
- Atendimento do público-alvo
- Pouco conhecimento prático do proprietário
Oportunidades
- Falta de conhecimento técnico de administração dos concorrentes;
- Sucesso da concorrência decorrente da alta demanda, e não por suas próprias qualidades
- Pouca preocupação da concorrência com os seus funcionários (elevado índice de rotatividade, pois a maioria não assina a carteira de trabalho);
- Poucos concorrentes possuem alvará de funcionamento definitivo expedido pela Prefeitura Municipal.
Ameaças
- Mercado de condomínios ainda não competitivo
- O risco e a incerteza de um novo projeto
- Possível sazonalidade
- Influência das condições do tempo na demanda
ASPECTOS JURÍDICOS E LEGAIS
A CONDOMINIAL será enquadrada como empresa de pequeno porte (EPP), e como tal estará habilitada a aderir ao sistema SIMPLES nacional. O Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples) é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido, aplicável às pessoas jurídicas consideradas como microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), nos termos definidos na Lei no 9.317, de 1996, e alterações posteriores, estabelecido em cumprimento ao que determina o disposto no art. 179 da Constituição Federal de 1988. Constitui-se em uma forma simplificada e unificada de recolhimento de tributos, por meio da aplicação de percentuais favorecidos e progressivos, incidentes sobre uma única base de cálculo, a receita bruta. Para se enquadrar neste sistema de imposto, a empresa deve ter uma receita bruta nos últimos 12 meses entre R$120.000,00 (Cento e vinte mil reais) e R$2.400.000,00 (Dois milhões e quatrocentos mil reais). A variação da alíquota do SIMPLES se apresenta de acordo com o faturamento da empresa, e como esta alíquota engloba as alíquotas de:
IRPJ (Imposto de renda Pessoa Jurídica)
CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)
COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social)
PIS/PASEP (Programa de Integração Social), INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).
A inscrição no SIMPLES dispensa ainda, a pessoa jurídica do pagamento das contribuições instituídas pela União, como as destinadas ao:
SESC
SESI
SENAI
SENAC
SEBRAE
Salário-educação
Sindical Patronal.
ETAPA 2
FLUXO DE CAIXA
De acordo com o PLT de Analise de Investimentos "todas as principais técnicas de análise de investimentos se baseiam no conceito de fluxo de caixa".
O Fluxo de Caixa é a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais da empresa, levando-se em consideração a memória de dados que respaldará essa mesma previsão. O principal objetivo dessa previsão é fornecer informações para a tomada de decisões, tais como: prognosticar as necessidades de captação de recursos bem como prever os períodos em que haverá sobras ou necessidades de recursos, aplicar os excedentes de caixa nas alternativas mais rentáveis para a empresa sem comprometer a liquidez.
Para ser possível avaliar o projeto é necessário primeiramente que se preveja o fluxo de caixa para ele. Por isso, deve ser feita uma analise de conceitos neste âmbito. Zdanowick (2004, p.40) denomina por fluxo de caixa:
O conjunto de ingressos e desembolsos de numerário ao longo de um período projetado. É uma representação dinâmica da situação financeira de uma empresa, considerando todas as fontes de recursos e todas as aplicações em itens do ativo. É o instrumento de programação financeira, que corresponde às estimativas de entradas e saídas em certo período de tempo projetado (2004, p.40).
Um bom fluxo de caixa permite ao investidor reconhecer seus momentos potencialmente positivos e negativos para investimentos em outros projetos que também poderão trazer bons retornos para a empresa.
Muitos empresários não conhecem a importância do fluxo de caixa e por isso não são beneficiados pela praticidade e segurança oferecidos por esse meio de análise, contudo, devido a sua praticidade até mesmo as pequenas empresas podem e devem adotar esse meio de análise para trazer resultados positivos para o negócio.
Com toda a competitividade existente no mercado globalizado, quanto mais o administrador ou investidor puder conhecer seu empreendimento ou investimento melhor ele estará diante da concorrência, e graças à previsão do fluxo de caixa vários métodos são desenvolvidos para analisar a viabilidade de projetos e conhecer, antecipadamente, se esse projeto é uma boa escolha.
Resumidamente, podemos afirmar que FLUXO DE CAIXA é a demonstração visual das receitas e despesas distribuídas pela linha do tempo futuro.
Os fluxos de caixa relevantes são projetos utilizados para analisar os investimentos das organizações e elas apresentam em geral um formato padrão que é formado basicamente por 03 (três partes):
1- Investimento inicial ou nos períodos iniciais:
Pode aparecer tanto na forma de bens físicos (prédios, equipamentos, ferramentas) quanto na forma de investimento em capital de giro. Para suportar o projeto devem ter o sinal negativo no fluxo de caixa.
2- Retornos de caixa do Investimento:
São as rendas advindas do projeto, que irão gerar fluxos de caixa positivos.


3- Valores residuais:
Normalmente são positivos e, eventualmente negativos, que ocorrem ao final do investimento, com sua venda ou vantagem adquirida.
O fluxo de caixa, como pode ser subentendido pelo nome, utiliza o conceito de caixa e pode ser simplificado em entradas e saídas, determinadas pelo tempo. Para a montagem da projeção do fluxo de caixa devemos considerar os seguintes dados:
Entradas
a) contas a receber.
b) empréstimos.
c) dinheiro dos sócios.
Saídas
a) contas a pagar.
b) despesas gerais de administração (custos fixos).
c) pagamento de empréstimos.
d) compras à vista.
ANÁLISE DO SERVIÇO PRESTADO PELA CONDOMINIAL
Optante pelo Simples Nacional
Assessoria Condominial (CONTABILIDADE / DEPARTAMENTO DE PESSOAL, MANUTENÇÃO e SEGURANÇA).
CÁLCULOS E ESTIMATIVAS
A) Preço unitário de venda e a quantidade mensal a ser comercializada.
Item Descrição Quantidade de um total de 8 condomínios:
Valor Unit (R$)
1.000,00
Valor Total (R$)
8.000,00

A quantidade de Condomínios a serem atendidos inicialmente será de 8.


B) Calcular o faturamento anual, multiplicando o valor mensal por 12.
Faturamento Mensal (R$)
8.000,00
Faturamento Anual (R$)
96.000,00

C) Estimar o faturamento da empresa para os próximos cinco anos, repetindo os valores anuais obtidos no item anterior.
Ano 1
96.000,00
Ano 2
96.000,00
Ano 3
96.000,00
Ano 4
96.000,00
Ano 5
96.000,00
Total
96.000,00

D) Estimar os custos e despesas mensais, com base na quantidade definida no item a.
Descrição Quantidade
Valor Unitário (R$)
Valor Mensal (R$)
Pró-labore
1.000,00
2.000,00
Salários Colaboradores
850,00
1.700,00
Encargos Sociais (8%)
108,40
216,80
Despesas Administrativas
300,00
300,00
Energia
100,00
100,00
Água
100,00
100,00
Imposto SIMPLES (11,61%)
660,00
660,00
Total:
3.118,40
5.076,80
O custo mensal para a administração será de R$ 5.076,80.
O lucro mensal será de R$2.923,20.
E) Estimar os custos e despesas anuais, multiplicando por 12 o valor obtido no item anterior.
Custos/Despesas Mensais
R$ 5.076,80
Custos/Despesas Anuais
R$ 60.921,60

F) Estimar os demais valores solicitados na planilha, como: lista de investimento inicial, insumos (se for o caso), valor da mão de obra com os respectivos encargos trabalhistas, tributos e contribuições, contas do Balanço Patrimonial etc.
Discriminação Quantidade
Preço Unitário (R$)
Preço Total (R$)
Projeto do Escritório
5.000,00
5.000,00
Funcionário + Encargos
2.712,00
5.424,00
Equipamentos e Computadores
5.000,00
5.000,00
Treinamento p/ Funcionários
1000,00
1.000,00
Outras Despesas Gerais
1.000,00
1.000,00
Total
14.712,00
17.424,00

FLUXOS DE CAIXA RELEVANTE
Pode-se analisar o fluxo de caixa relevante acima da seguinte forma:
1) Investimento inicial
Investimento no período zero (presente) de R$ 10.000,00.
2) Retorno de caixa
Retornos positivos, ou seja, houve geração de caixa do ano 1 ao 5 no valor de
R$96.000,00 em cada ano.
3) Valor residual
O valor do ano 5 é resultante da soma do retorno de caixa do ano 5, no valor de
R$480.000,00.



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.