CRIATIVIDADE E DESIGN: Perspectiva da Imagem (Revista H&C)

May 29, 2017 | Autor: Christiane Wagner | Categoria: Aesthetics, Design, Visual Arts
Share Embed


Descrição do Produto

CRIATIVIDADE E DESIGN Por Christiane Wagner

Design: formas, funções e sentidos não se esgotam e, de acordo com os mais diversos contextos, não poderiam ser independentes. Pois estariam sempre condicionados às incessantes mudanças e perspectivas do objeto no universo que o envolve. Como regra geral, uma proposta inevitavelmente efêmera. Para mais, difícil a saber o que não seria design no mundo contemporâneo com a hegemonia do anglicismo, aplicando deliberadamente um vocábulo de forma pomposa, se beneficiando de um estatuto ilusório e cometendo equívocos ao absorver tudo o que se emprega D-E-S-I-G-N. Assim, o design comanda o desenvolvimento de um projeto, a construção de uma metodologia, o calculo de dimensões experimentais, processos de fabricação, com um único objetivo: a realização. Esta, com ênfase aos imperativos ambientais, que não poderiam perder lugar para ideologias ou razões estéticas, mas funcionais e objetivas. São os modos de representação de uma cultura, de um imaginário infinitamente rico em conteúdos e valores simbólicos. É sobretudo a história social da criatividade, do desenho, da matéria e do gestual, possibilitando a materialização de uma cultura que produz e consome a imagem do design. A evolução de uma imagem, não limita-se só a uma marca, considera-se também o sentido da formação do indivíduo em sua cultura, não como a imagem sendo uma simples reprodução da realidade, mas o que ela produz e descreve em função das regras sociais.

Arquivo pessoal

Perspectiva da Imagem

Christiane Wagner foi aluna da escola de artes em Bad Homburg e da Frankfurter Akademie für Kommunikation und Design, Alemanha. Mestre em ciências da comunicação pela USP e docente na Belas Artes.

A definição de uma imagem, seus meios de análises, a leitura publicitária, o complemento texto/ imagem abordados nos exemplos da criação têm o objetivo de mostrar que a imagem é um meio de comunicação e de expressão enraizados no patrimônio cultural. Vêse assim, ao finalizar esta abordagem, a complexidade da imagem, em seus aspectos semiológicos ao descrever os múltiplos suportes e suas funções icônicas para o propósito de análises detalhadas. Com freqüência, a semiologia realizada em obras consagradas ou mesmo em marcas, conforme exemplo deste artigo, é o estudo que concentra análises sobre uma imagem já construída. Mas, de forma mais complexa, este mesmo estudo ao

se aprofundar nas mensagens icônicas em torno da qual se concentram todas a expectativas individuais e em soma o universo cultural de todas as sociedades, concluímos que a imagem em seu processo, antes mesmo dela existir, consiste em: C-R-I-A-T-I-V-I-D-A-D-E, para uma formação da unidade – criatividade, a identificar alguns significados. Mas, também alguns sentidos. E ainda de forma mais abrangente, poder aludir às mais diversas experiências do pensamento humano. Experiências não imbuídas de métodos, cálculos ou qualquer programação. Mas, sobretudo ao que se refere inovação, como mudança estética ou funcional de qualquer produto, considerando o resultado da diferença como proposta do novo. Principalmente, como resposta à demanda do mercado. A capacidade criativa de uma imagem no mercado é estreitamente dependente dos meios de realização, em conseqüência dos aspectos econômicos. O desenvolvimento do design limita-se a uma racionalização dos meios ao que se concerne comercialização, considerando a criatividade um caso inteiramente sem garantia de sucesso ou rentabilidade. Ela surge muitas vezes, sem a intenção mesmo, de ser uma criação. Muito menos se seria adotada ou rentabilizada. Com ênfase: ela é sem intenção. Sem objetivos. Ao contrário, o design, objetivo em sua natureza, dispõe de artifícios e invenções visando o mercado, em busca constante de novas mensagens em meio as transformações culturais para representar a inovação.

Este artigo está disponível na íntegra no site da H&C - www.freedom.inf.br

60

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.