Crítica, Razão e Liberdade: libertinos, Inquisição e a defesa da tolerância religiosa sob o Reformismo ilustrado no mundo luso-brasileiro (1756 – 1807). Rio de Janeiro: Editora Multifoco. Selo Luminária, 2016. ISBN 978-85-5996-069-3

June 2, 2017 | Autor: Igor Nefer | Categoria: Tolerancia Religiosa, Inquisição Portuguesa, Libertinos
Share Embed


Descrição do Produto

Igor Nefer Crítica, razão e liberdade

Como pensar a tolerância religiosa num período de intolerância institucional? Neste livro, uma tentativa de pensá-la nesse sentido foi feita. A começar por uma historicização do tema até chegar a seu objetivo central, que foi analisá-la nas falas dos libertinos luso-brasileiros setecentistas. A tolerância religiosa, matéria heterodoxa dentro em uma realidade marcada pelo ideal de unidade entre o trono e altar, foi ricamente documentada nas fontes inquisitoriais, e na análise delas buscou-se observar como se deu sua defesa, articulando concepções religiosas que remetem ora ao popular, ora ao pensamento iluminista.

Igor Nefer

É licenciado, bacharel e mestre em História pela UFMG. Atualmente, cursa o doutorado na mesma instituição. Membro da coordenação da Oficina de Paleografia UFMG.

Luminária Academia

Luminária Academia

Este trabalho parte de uma discussão historiográfica sobre o tema da (in) tolerância religiosa, entre seu “surgimento” no limiar da Idade Moderna até a Ilustração, propondo pensá-la como objeto de reflexão histórica e de disputas entre interpretações, além de apresentar particularidades sobre seu estudo no contexto luso-brasileiro. No contexto do Reformismo Ilustrado, com uma Inquisição enfraquecida e um projeto modernizador empreendido pela Coroa portuguesa, no qual não se prescindiu do ideal de unidade trono e altar, foram analisadas fontes inquisitoriais para se discutir como as proposições em defesa da tolerância religiosa articulam ideias iluministas com um substrato religioso e cultural anterior e foram perseguidas e combatidas pelas autoridades.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.